exame de sangue lipase exame amilase e lipase

Lipase: aprenda a interpretar as alterações nesse exame de sangue

17 ago
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

Quer saber mais sobre lipase? Veio ao lugar certo.

Nesse texto vamos abordar os conceitos básicos e esclarecer algumas dúvidas sobre a enzima lipase, tão importante para o nosso sistema digestivo. Também vamos explicar quais alterações podem ocorrer nela que acarretam enfermidades.

Responderemos as seguintes questões neste texto:

1. O que é lipase e qual sua função?

2. Quais os tipos de lipases?

3. Para que serve o exame de sangue lipase?

4. Como é feito o exame de sangue lipase?

5. Quais os valores de referência da lipase?

6. Lipase alta no exame de sangue, o que pode ser?

 

Boa leitura.

 

Curso de Introdução à Bioquímica Básica (clique aqui)

 

Sistema Digestivo

O sistema digestivo possui vários órgãos anexos e enzimas que trabalham em conjunto para realizar a digestão dos alimentos e absorção de nutrientes para nosso corpo. Quando nos alimentamos, passamos por vários processos mecânicos como os dentes que são muito importantes na ação de triturar os alimentos em pequenos tamanhos e a ação química, desde a quebra de moléculas dos alimentos para porções menores, estimulando reações de enzimas, o que facilita toda a absorção dos nutrientes. Quando passam pelo esôfago e chegam no estômago e intestino, encontram-se várias enzimas digestivas.
O pâncreas produz secreções complexas contendo enzimas digestivas como a amilase, a tripsina, a quimotripsina e a lipase. Essas enzimas passam pelo ducto pancreático e são ativadas no intestino delgado a um pH fracamente alcalino.
O pH dessa área é ajustado pelo bicarbonato secretado pelo próprio pâncreas e pelo fígado.
Uma das enzimas de grande importância que é secretada pelo pâncreas é a lipase. E é sobre ela que vamos conversar nesse texto.

O que é lipase e qual sua função?

Lipase é uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas que catalisa moléculas lipídicas (de gordura), fragmentando-as e estimulando reações para que possam ser absorvidas pelo intestino. Essa enzima desempenha um papel importante na conversão de lipídios de ácidos graxos em ácidos graxos no corpo humano, devido à interação entre os órgãos do sistema digestivo e as glândulas (como fígado, intestino e duodeno). Portanto, causará a decomposição da gordura ingerida e o controle da absorção de gordura pelas células do corpo. Em condições saudáveis, uma pequena quantidade de lipase será encontrada no sangue, mas quando o pâncreas funcionar de maneira anormal, a quantidade de gordura aumentará, alterando as condições do organismo.

lipase exame de sangue tipos de lipases
Fonte: https://images.app.goo.gl/3LGz4Pja8fhUv5e37

Quais os tipos de lipase?

Existem vários tipos diferentes de lipase. A lipase hepática no fígado causa a quebra dos triglicerídeos remanescentes nas lipoproteínas de densidade média (IDL). A lipase sensível ao hormônio está presente no tecido adiposo e é responsável pela degradação dos triglicerídeos armazenados nas células adiposas. A lipase lipoproteína está presente na superfície do endotélio vascular e pode causar degradação dos triglicerídeos circulantes nos quilomícrons e nos VLDLs. A lipase pancreática está presente no intestino delgado e é responsável pela decomposição dos triglicerídeos da dieta. E é exatamente sobre essa última que vamos aprofundar os conhecimentos.

Para que serve o exame de sangue lipase?

Quando há a presença de sintomas como febre, dor abdominal intensa, gordura nas fezes, perda de peso e náuseas e vômitos, a enzima lipase, em conjunto com a enzima amilase indicarão ao médico se há alguma suspeita de doença pancreática ou se precisará de exames complementares. Caso haja algum problema as enzimas amilase e lipase estarão alteradas, ou seja, altas.

Como é feito o exame de sangue lipase?

Através de uma coleta de sangue venoso, que passará por uma centrífuga para obter o soro, será possível ver a separação de sangue, soro e triglicérides, a amostra é estável por 7 dias. Não é necessário jejum.
Em laboratório o exame é feito através do método colorimétrico, cada laboratório possui um kit de sua preferência, existem 3 formas de realizar esse exame manualmente, semiautomatizado e automatizado tudo vai depender do tamanho do laboratório que realizará este processo. Porém para o melhor desempenho deste exame o profissional deve seguir a bula do seu kit.

exame de sangue lipase exame amilase e lipase

Fonte: https://images.app.goo.gl/vKWK7W8KQSSyWP736

Quais valores de referência da lipase?

Os níveis normais em crianças de 0 a 1 ano são de 0 a 29 U/L, de 1 a 12 anos são de 10 a 37 U/L, de 13 a 18 anos são de 11 a 46 U/L e maiores de 18 anos são de 13 a 60 U/L e esses valores variam de acordo com cada laboratório e histórico médico.

Lipase alta no exame de sangue, o que pode ser?

Uma lipase alta pode indicar um problema no pâncreas. Quando o limite de normalidade excede 3 vezes seu valor, há uma suspeita de uma pancreatite aguda. Diante disso exames complementares como uma tomografia computadorizada com contraste deverão ser realizados para o fechamento do diagnóstico.

Referências

https://www.researchgate.net/publication/331364496_Biochemistry_Lipase. Acessado em junho de 2020.

MOTTA, T Valter Bioquímica Clínica Para o Laboratório: Princípios e Interpretações. Caxias do Sul, 2003.

Autora

Larissa Marina Neute

Biomédica

 

Você também vai querer ler:

Ciclo de Krebs: Tudo o que você sempre quis saber (ou não!) – Resumo de Bioquímica

Enzimas alteradas no exame de sangue – clique e descubra a importância!

Enzimas Hepáticas e Outros Marcadores Bioquímicos de Lesão Hepática e Biliar

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.