exames laboratoriais na clinica-veterinaria analsies clínicas veterinária laboratório veterinário

Por Que Todo Mundo Quer Saber Sobre os exames realizados em laboratório veterinário?

05 out
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

Os pets tem ganhado cada dia mais espaço nas casas, hoje no Brasil 44% das casas tem um animal de estimação. E em muitos casos são vistos como parte da família.
Por conta disso a preocupação com os cuidados para mantê-los saudáveis também cresceu, as visitas aos veterinários se tornou mais frequente e cada vez mais especializada.
Tanto é essa preocupação que o mercado de exames realizados em laboratório veterinário vem tendo cada vez mais procura. Os donos desses animais sempre querem ter mais conhecimento sobre como analisar resultados de exames mas a análise verdadeira fica por conta do profissional especializado na área.

Os exames laboratoriais mais comuns para animais são:
– Exames dermatológicos;
 – Exame de sangue (hemograma);

–  Exame de fezes (parasitológico e microbiológico);
– Exame de urina (urinálise).

Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais Veterinários (clique aqui)

Para que servem os exames laboratoriais veterinários?

exames laboratoriais na clinica-veterinaria analsies clínicas veterinária

Quando falamos de doenças relacionadas a animais, principalmente os domésticos, há um grande problema na hora de detectar precocemente ou até afirmar com certeza a causa do aparecimento de sintomas.
Por não haver uma comunicação verbal, essa tarefa é feita inteiramente pelo conhecimento dos sinais e sintomas apresentados pelo animal, a anamnese e os exames realizados. Os exames são a única forma de confirmar o diagnóstico.
Os exames laboratoriais tem como objetivo auxiliar no diagnóstico de doenças, ajudar a entender a reação do animal aos tratamentos propostos e a sua evolução e prevenir agravamento de patologias.
A sua importância é tamanha que é recomendado que sejam feitos exames de rotina a cada seis meses para prevenir o desenvolvimento de patologias que detectadas no início podem ser tratadas de forma mais eficaz, evitando assim o sofrimento do animal.
Cada tipo de exame tem uma finalidade diferente, e a análise dos seus resultados também varia, assim como em humanos não basta uma única informação para fechar um diagnóstico, é preciso reunir dados e assim chegar a uma conclusão.
Cada exame apresenta valores de referência que norteiam a análise do veterinário, mas é preciso saber que cada animal tem uma fisiologia única e que valores acima ou abaixo da referência que podem apontar alterações, também podem não significar problemas para outro.
Por isso é tão importante que o diagnóstico não seja feito baseado em apenas uma análise mas sim em um conjunto de pesquisas que juntas definem a causa e qual o melhor tratamento para cada paciente.

Exames Dermatológicos

Os exames dermatológicos são muito usados para confirmar diagnósticos relacionados a problemas de pele, unha e otite.
Muitas vezes esses problemas conseguem ser diagnosticados pelo próprio veterinário sem a necessidade de exames complementares, mas em alguns casos é preciso fazer uso desses métodos para garantir um tratamento eficaz.
Os principais são:

Raspagem: Ajuda a identificar problemas como fungos e sarnas.

Biópsia: É muito usada para confirmar tumores e também quando é preciso uma análise complementar profunda.

– Cultura: Ajuda a identificar o tipo de fungo ou bactéria causador do problema.

– Citologia: Identifica se há presença de fungos ou bactérias na lesão.

Hemograma veterinário

exames laboratoriais na clinica-veterinaria analsies clínicas veterinária laboratório veterinário

O hemograma é o exame mais realizado pelas clínicas veterinárias, é feito através da retirada de uma pequena quantidade de sangue, normalmente em uma das patas do animal.
Depois esse sangue coletado passa por um processo para ser divido em três partes, hemácias ou parte vermelha, plaquetas e leucócitos ou parte branca. Cada uma dessas partes é usada para um tipo de diagnóstico.
No hemograma vemos a análise mais detalhada de cada componente do sangue:

– Hemoglobina: mostra a proporção de hemoglobina com relação ao volume sanguíneo.

– Hemácia: É analisado o tamanho e a quantidade delas no sangue.

– Hematócrito: mostra a proporção de hemácia com o volume sanguíneo.

– Leucócitos: Determina a quantidade de leucócitos presente na amostra de sangue e também mostra a porcentagem de cada um dos 5 tipos de leucócitos.

– Plaquetas: Determina o número de plaquetas no sangue.

Exames de fezes

O exame de fezes é feito com análise de 3 amostras a fresco, coletadas em dias alternados. Essa exigência na coleta é definida para garantir certeza no resultado pois a ausência de parasitas em uma amostra não pode descartar totalmente a presença dele no organismo.
A forma do parasita encontrada e a quantidade ajudam a estimar o tempo da presença do problema, cada fase evolucionária do parasita requer um tipo de tratamento diferente, assim ao determinar essa fase fica mais fácil tratar da forma mais eficaz e rápida.
O exame de fezes é feito com o objetivo de detectar a presença de parasitas e qual o tipo de infestação, ovo ou larva de helminto ou cisto de protozoário, mas também é usado para detectar infecções e doenças inflamatórias do intestino.

Exame de Urina

A coleta para o exame de urina pode ser feita de forma espontânea, através de estímulo abdominal ou através de cateter na bexiga caso o animal esteja apresentando problemas para urinar.
Esse é um exame bem simples mas de grande importância, ele pode detectar presença de bactérias ou inflamações e até tumores na bexiga quando há presença de hemácias, bactérias ou células da bexiga na amostra de urina.
A presença de cristais na amostra pode apontar para um cálculo renal ou para o início da forma deles. Proteína na urina pode indicar problemas renais e glicose pode mostrar um quadro de diabetes.
Vale lembrar que todos esses exames são complementares e que apenas um resultado não pode definir um diagnóstico, é preciso orientação de um veterinário que confirmará as suspeitas.

Mercado de analise clinica veterinária

Hoje a procura por um laboratório veterinário vem crescendo de forma muito rápida, isso tem estimulado cada vez mais a abertura de novas clínicas de análise laboratorial voltadas para o mundo animal e consequentemente a procura por profissionais especializados na área.
Mesmo para quem já tem formação na área, é importante se manter atualizado nas novas técnicas e se aprofundar no conhecimento dos exames, tendo esse tipo de conhecimento a procura por seus serviços com certeza terá aumento.
Nesse ramo você pode atuar na coleta de sangue, no processo do exame ou até mesmo na elaboração dos relatórios dos resultados. Se você se interessa pelos exames realizados em laboratórios veterinários, conheça hoje mesmo o Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais Veterinários (clique aqui).

Você também vai gostar de ler:

Você Está Pronto Para Entender Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária de uma vez por todas? Confira essas dicas!

6 Perguntas Sobre Interpretação de Exames Laboratoriais Veterinários Que Você Sempre Quis Fazer!

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.