interpretação de exames laboratórios veterinários

6 Perguntas Sobre Interpretação de Exames Laboratoriais Veterinários Que Você Sempre Quis Fazer!

16 jun
Postado por Prof. Dr. Victor Proença Categoria: Blog

Aqui você vai encontrar a resposta para as perguntas sobre interpretação de exames laboratoriais veterinários que você sempre quis fazer.

Quem tem bichos de estimação conhece o carinho que é desenvolvido entre dono e o animal, hoje essa proximidade aumentou e eles são como parte das famílias.

Por isso, a preocupação com a saúde dos bichinhos também cresceu e se tornou fundamental o cuidado mais atencioso, não apenas no tratamento de doenças mas também na prevenção de novas patologias.

As clínicas veterinárias investem na elaboração de diversos exames para garantir que o diagnóstico seja o mais preciso possível, aumentando a efetividade dos tratamentos.

Se você tem um animal com certeza tem dúvidas sobre os exames laboratoriais veterinários que são realizados, para te ajudar a conhecer mais sobre o assunto separamos as principais questões.

interpretação de exames laboratórios veterinários

Quais são os principais exames laboratoriais veterinários realizados?

Basicamente são 3 principais exames realizados, cada um deles tem investigação de diferentes tipos de doenças, mas também podem ser complementares na hora de definir um diagnóstico final.

 

Exame de sangue (ex: hemograma)

No exame de sangue é possível detectar diversos tipos de doenças, colesterol alto, inflamação, infecções e ainda anemia ou parasitas.

Ele é muito solicitado em casos onde apenas a anamnese não é suficiente para definir o que está errado com o animal.

Também pode ser feito como prevenção de doenças, o recomendado é realizar exames de sangue a cada 6 meses para conseguir diagnosticar possíveis doenças ainda no início. Essa detecção precoce faz com que a resposta aos tratamentos tenha melhores resultados.

 

Urinálise (Exame de urina)

O exame de urina consegue detectar problemas como presença de alguns parasitas, infecções bacterianas e problemas renais ou diabetes.

Pode ser realizado por rotina, sendo normalmente solicitado após uma queixa aparente relatada pelo dono ou verificada pelo veterinário durante a anamnese.

 

Exame de fezes (Parasitológico)

O exame de fezes é comum de ser pedido quando os resultados do exame de sangue não são conclusivos. Ou ainda quando eles apenas mostram que há algo de errado no organismo, como apontar uma infecção.

No exame de fezes é possível detectar a presença de parasitas em diferentes estágios. Assim como problemas de fígado ou cânceres e úlceras intestinais.

interpretação de exames laboratórios veterinários_2

Quando é necessário solicitar exames laboratoriais veterinários?

Os exames serão solicitados conforme o médico veterinário julgar necessário. Mas você como dono deve ficar atento ao aparecimento de alguns sinais diferentes como: cansaço excessivo, diminuição do apetite, sonolência, coceira, vômito, aumento da saliva e aumento da sede.

O veterinário também pode solicitar qualquer um desses exames se julgar necessário para descartar doenças ou apenas exames de rotina.

 

O que pode alterar os resultados dos exames laboratoriais veterinários?

Para garantir uma boa qualidade nos resultados dos exames laboratoriais veterinários é preciso tomar alguns cuidados, pois alguns detalhes podem influenciar no resultado do exame.

 

Coleta do material

Na coleta do sangue é preciso ter cuidado como a higienização do local. Também é importante controlar o armazenamento da amostra. Se isso não for feito como protocolo os resultados podem ser alterados.

 

Preparo da amostra

É preciso seguir as rotinas definidas para o preparo das amostras. Deixar de cumprir essas rotinas pode causar contaminação do material e também interferir nos resultados apresentados.

 

Questões com o animal

Alguns medicamentos podem afetar os resultados dos exames, principalmente na contagem de plaquetas, se seu animal estiver fazendo uso de algum medicamento informe o veterinário antes do exame.

O estresse animal também pode causar alteração nos níveis de plaquetas e se ele tiver feito grande caminhada ou atividades cansativas antes da coleta pode ter os valores de hemoglobina e hemácias diminuído.

interpretação de exames laboratoriais veterinários 4

Quais os cuidados necessários com o animal antes de realizar um exame laboratorial veterinário?

Cada tipo de exame pede um tipo diferente de preparo. Dentro do exame de sangue podem ser solicitados diferentes itens, cada um com suas particularidades. O ideal é seguir as instruções da clínica onde será realizado o exame. Em geral o protocolo de cuidados é:

– Hemograma: Não é necessário jejum, o exame fica pronto em até 24 horas.

– Glicemia: Necessário jejum de 12 horas, o exame fica pronto em até 24 horas.

– Urina: Coletar a primeira urina da manhã, o exame fica pronto em 24 horas.

– Parasitológico: Coletar as fezes no dia do exame, o exame fica pronto em 24 horas.

 

O que pode significar resultados de hemograma veterinário com alteração nas plaquetas?

As plaquetas são a parte do sangue responsáveis pela coagulação, sua análise pode ser feita através de um hemograma comum. Quando os valores apresentados no resultado do exame estiverem abaixo dos valores de referência, isso quer dizer que o animal pode estar com hemorragias ou algum tumor.

Se os valores apresentados forem maiores que as taxas de referência, isso pode significar que o animal está com alguma inflamação no organismo ou alguma ferida.

Interpretação de exames laboratoriais veterinários

O que significa alteração nos níveis de leucócitos no hemograma veterinário?

Os leucócitos são divididos em 5 grupos e a alteração em cada um desses grupos pode significar um problema diferente.

Os neutrófilos costumam ficar aumentados quando há a presença de bactérias no organismo ou algum processo inflamatório.

Os eosinófilos ficam aumentados em casos de alergias ou na presença de alguns parasitas. E ficam diminuídos por alguns medicamentos ou estresse.

Os basófilos ficam aumentados durante processos alérgicos, normalmente quando o animal entra em contato com o agente alérgico.

Os monócitos podem ter valores aumentados durante a recuperação de algum problema de saúde. E podem ficar com valores diminuídos pela presença de alguns medicamentos no organismo.

Os linfócitos se mostram com valores aumentados quando o animal entra em contato com um microrganismo com o qual ele já teve contato anterior e pode ficar com os níveis diminuídos em períodos de estresse.

É importante ressaltar que somente um médico veterinário pode confirmar o diagnóstico de doenças. E que essas são informações apenas para conhecimento geral. Por isso consulte um médico veterinário sempre que for necessário.

Se você se interessou pelo tema e quer se aprofundar mais no assunto Clique Aqui e conheça o Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais Veterinários.

curso de interpretação de exames laboratoriais veterinários

 

Referências

https://www.thesprucepets.com/veterinary-exams-for-dogs-3877934

Você também vai querer ler:

Enzimas alteradas no exame de sangue – clique e descubra a importância!

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.