como interpretar exame toxicologico exame de sangue toxicologia drogas resultado do exame toxicológico

Como interpretar o resultado do exame toxicológico?

01 jan
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

Quando se trata de como interpretar o exame toxicológico, o primeiro passo é realizar o exame em um laboratório que seja confiável. Somente assim você terá a segurança de ter um resultado realmente de acordo com suas convicções e não corre risco de ter um resultado errado.
Desde quando a lei federal 13.103/2015 – conhecida como Lei do Caminhoneiro – tornou obrigatória a realização do exame toxicológico de larga janela de detecção. O teste é realizado através do cabelo, unhas ou pelos do corpo. E quem necessita realizar o exame, são os motoristas profissionais da categoria C, D e E, como também os profissionais que são contratados e demitidos através do regime de CLT.
Em nosso artigo de hoje, iremos falar sobre como o motorista pode interpretar o exame toxicológico, tirando assim todas as dúvidas que você possa ter em relação ao resultado do seu exame. Confira.

 

Para quê serve o teste toxicológico?

O teste toxicológico irá mostrar se o condutor utiliza ou não substâncias ilícitas, em um período de até 180 dias. O que acaba gerando inúmeras dúvidas entre a maioria dos profissionais. E entre as principais delas, está o questionamento relacionado à interpretação do resultado do exame toxicológico.
Acompanhe agora questões relacionadas à interpretação do resultado do exame toxicológico, tirando de uma vez por todas suas maiores dúvidas.
O principal motivo da obrigatoriedade do exame toxicológico, está na relação com a segurança que o teste irá oferecer para todos que utilizam as estradas nacionais. Diminuindo a incidência de acidentes e mortes nas estradas. O teste também auxilia na diminuição de motoristas que costumam dirigir sob o efeito de substâncias ilícitas, diminuindo a violência no trânsito e diminuindo os números de acidentes, consideravelmente!
De acordo com pesquisas realizadas por portais especializados, a maioria dos caminhoneiros que se envolveram em acidentes de trânsito, estavam dirigindo os caminhões sozinhos, e utilizavam drogas que auxiliam no suporte de longas jornadas para assim, se manterem acordados.
A utilização dessas mesmas substâncias, aumentam de maneira significativa as chances de cochilos inesperados e até mesmo maior cansaço, depois que o efeito passa.
É exatamente por isso que é imprescindível a realização dos exames toxicológicos, como uma excelente maneira de prevenção, como também evitar a exploração de profissionais que precisam aceitar jornadas absurdas.

 

Quais são os resultados possíveis para o teste toxicológico?

interpretar o resultado do exame toxicológico

Depois de entender para que serve e como funciona o exame toxicológico, é preciso entender como interpretar o resultado do seu exame toxicológico. Você motorista autônomo ou profissional, irá realizar o exame em 3 passos:
1- Compra do exame;
2- Se dirige até a unidade de coleta escolhida, para assim efetuar a retirada do material biológico – pelos ou cabelo;
3- Em até 15 dias depois da coleta, recebe o resultado do seu exame toxicológico.

Aí que entra a questão de como interpretar o resultado do exame toxicológico. Os resultados, de uma maneira geral, podem ser: positivo, negativo e falso positivo.
Porém, existem diversas empresas que não emitem o resultado “falso positivo”. É preciso estar atento a isso, antes de realizar o seu exame. Para conhecer quais são os laboratórios credenciados pelo DENATRAM – basta acessar o site do DETRAN e buscar pelo mais próximo a você.
Caso o responsável pelo exame, verifique que no material que está sendo analisado, algum possível traço de utilização de substâncias ilícitas, dentro de um período de 90 dias (3 meses), será feito outro exame para comprovar com maior precisão de qual foi a quantidade e qual a substância foi utilizada.
Não podemos deixar de ressaltar que em caso de o próprio motorista, desejar uma contraprova do resultado do exame toxicológico, ele poderá pedir tranquilamente.
O exame tem validade de até 3 meses após a realização, e a CNH é válida por 5 anos. Mas lembrando que, caso o motorista deseje mudar de categoria, ou no período de vigência do documento, o exame toxicológico é necessário ser realizado de 2 em 2 anos.
Em caso de como interpretar o resultado do exame toxicológico, quando negativo, existe automaticamente a inserção no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), que irá liberar os motoristas para mudar de categoria, renovar ou emitir sua CNH.
E para interpretar o resultado do exame toxicológico quando positivo, o DENATRAN automaticamente irá impossibilitar o motorista de renovar ou emitir sua CNH pelos próximos 3 meses. Tempo do qual é o mínimo para captação de qualquer tipo de substância ilícita no resultado do exame.
Somente depois desse período que o motorista fica apto a repetir o exame toxicológico para a renovação ou emissão de sua carteira de habilitação.
Existe também a possibilidade de o exame apontar positivo, por consumo de substâncias lícitas ou mesmo por substâncias que acabam confundindo a interpretação do resultado do exame toxicológico.
Caso o motorista faça a utilização de remédios que tenham em sua composição, substâncias que são proibidas e que poderão ser identificadas no exame, é preciso que ele leve uma autorização médica no dia da coleta.
E em casos que o paciente não concorda com a interpretação do resultado do exame toxicológico, será possível solicitar a passagem de uma equipe médica diferente, diretamente pelo DETRAN. Isso é possível, pois o órgão tem total autonomia para poder efetuar a alteração da interpretação do resultado do exame toxicológico e assim, efetuar uma contraprova.
Essas são as maneiras de como interpretar o resultado do exame toxicológico. Esperamos ter resolvido todas as dúvidas e fazer com que você motorista entenda a real necessidade de realizar o exame.
O exame toxicológico é extremamente necessário, não tenha medo e marque agora mesmo o seu!

 

Você também vai gostar de ler:

Como funciona o exame toxicológico para motoristas?

Hemograma – Agora chegou sua hora de aprender a interpretar esse exame de sangue!

TGO e TGP (AST e ALT) altos ou baixos: aprenda a interpretar esse exame de sangue

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.