tgo tgp tgo e tgp tgp alto tgp exame ast tgo bilirrubina alt tgp

TGO e TGP (AST e ALT) altos ou baixos: aprenda a interpretar esse exame de sangue

21 ago
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

Este artigo é sobre TGO e TGP (AST e ALT) altos ou baixos.  No diagnóstico e no monitoramento de doenças ou danos no fígado, como em casos de hepatite, cirrose e doença hepática gordurosa não alcoólica, são comumente solicitado exames de sangue para determinar e medir os níveis de certas enzimas e proteínas produzidas pelo fígado, como as chamadas transaminases. As duas principais transaminases são a TGO (transaminase glutâmico oxalacética) e a TGP (transaminase glutâmico pirúvica).

Iremos abordar as seguintes questões neste texto:

1. O que são TGO e TGP?

2. Onde são produzidas as enzimas TGO e TGP?

3. Quais as diferenças entre TGO e TGP?

4. O exame de TGO e TGP serve para que?

5. Quais os valores de referência de TGO e TGP no sangue?

6. TGO e TGP altos no exame de sangue, o que pode ser?

7. O que significa TGO e TGP baixos no exame de sangue?

 

Boa leitura!

 

Curso de Introdução à Bioquímica Básica

 

O que são as transaminases TGO e TGP?

As TGO e TGP são enzimas de interesse clínico também conhecidas como aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), respectivamente. Em condições fisiológicas normais, essas enzimas estão presentes dentro das células hepáticas (hepatócitos). Quando ocorre uma lesão ou inflamação no fígado, ou seja, quando ocorre a perda da integridade hepatocelular, essas enzimas são liberadas na corrente sanguínea, ocasionando um aumento dessas enzimas no sangue. Sendo consideradas, portanto, como marcadores bioquímicos de doença hepática.
A detecção do aumento ou da diminuição de TGO e TGP no sangue contribui para o diagnóstico clínico e para o monitoramento da evolução da doença e devem ser avaliadas juntamente com o histórico clínico do paciente.

Onde são produzidas as enzimas TGO e TGP?

fígado anatomia marcadores hepaticos tgo tgp tgo tgp tgo e tgp tgp alto tgp exame ast tgo bilirrubina alt tgp

Imagem: medicinaemminhavida.blogspot.com

 

A enzima TGO é produzida pelas células do fígado, coração, pâncreas, rins e glóbulos vermelhos (hemácias). Por ser produzida por diversos tecidos do organismo não é considerada um marcador específico de dano hepático e é comumente solicitada em conjunto com o exame de TGP.
A enzima TGP é produzida principalmente pelo fígado e por isso é utilizada como um marcador mais específico de dano hepático.

 

passaporte ibapflix

 

Quais as diferenças entre TGO e TGP?

A TGP é exclusivamente citoplasmática enquanto a TGO é encontrada no citoplasma e na mitocôndria. Essas duas enzimas catalisam reações químicas nas células denominadas de reações de transaminação, e se diferem bioquimicamente pois a TGP catalisa a conversão do aminoácido alanina em piruvato, enquanto a TGO catalisa a conversão do aminoácido aspartato em oxalacetato.

O exame de TGO e TGP serve para que?

Os exames de TGO e TGP são constantemente realizados na prática laboratorial e são considerados como testes uteis na avaliação e tratamento de pacientes com disfunção hepática, sendo assim indicado para verificar se há danos no fígado, monitorar o tratamento de uma doença hepática e avaliar os efeitos de medicamentos que podem sobrecarregar o fígado.
Esses exames também podem ser solicitados a pacientes assintomáticos que possuem histórico familiar de doença hepática, pacientes que apresentam perfil alcoólatra ou que habitualmente ingerem grandes quantidades de bebidas alcoólicas, bem como a pacientes com sobrepeso/obesos que possuem diabetes (resistência à insulina).
Além disso o exame de TGO é também realizado na investigação de danos cardíacos e renais.

Quais os valores de referência de TGO e TGP no sangue?

Os valores de referência de TGO e TGP no sangue são disponibilizados pelo laboratório juntamente com os resultados do paciente. Esses valores pré-determinados auxiliam os médicos na interpretação dos resultados, no diagnóstico e no tratamento de doenças. Podem sofrer pequenas variações de acordo com o fabricante do teste, mas em geral o valor considerado normal de TGO sérico é de 5 a 40 U/L e de TGP sérico é de 7 a 56 U/L.
Os valores de referência também podem ser influenciados por fatores individuais como idade e sexo. Geralmente em adultos saudáveis, os níveis séricos de TGO e TGP são mais elevados em homens do que em mulheres e variam de acordo com a idade, sendo que até aproximadamente aos 15 anos, os níveis de TGO no sangue é levemente maior do que os níveis de TGP, e em adultos os níveis de TGP no sangue tende a ser maior do que os níveis de TGO.
Para o monitoramento do tratamento de uma doença hepática é recomendável realizar o exame de TGO e TGP sempre no mesmo laboratório, pois como já mencionado os valores de referência podem sofrer pequenas variações de acordo como o fabricante do teste, e desta forma pode-se fazer um melhor comparativo entre os resultados obtidos nos exames de acompanhamento.

TGO e TGP altos no exame de sangue, o que pode ser?

doenca figado tgo tgp alto tgo tgp tgo e tgp tgp alto exame tgo tgp alterado elevado

Imagem: laboratoriosgermanodesousa.blogs.sapo.pt

 

Níveis de TGO e TGP no sangue maiores do que os valores de referência podem ser indicativos de lesão nas células hepáticas.
São observados níveis de TGP sérico acima de 500 U/L em pacientes que possuem hepatites virais (como hepatite A, B, C, D, E), lesão hepática isquêmica, dano hepático induzido por toxinas, esteato-hepatite e doença hepática gordurosa não alcoólica. Apesar da associação entre níveis elevados de TGP e doenças hepáticas, a extensão dos danos/cronicidade e os níveis de TGP não são proporcionais, ou seja, não é verdade que quanto maior os níveis de TGP no sangue mais grave é a doença. É claro que existem casos e casos! Além disso, o aumento dos níveis de TGP tem sido associado a resistência à insulina, tolerância à glicose e ao aumento de triglicerídeos.
Níveis elevados de TGO no sangue é observado em pacientes com doenças cardíacas e infarto agudo do miocárdio, assim como em pacientes com doenças hepáticas agudas e crônicas (como cirrose).
Existem alguns casos em que os níveis de TGP no sangue estão normais, ou seja, dentro do valor de referência, e em associação os níveis de TGO no sangue estão elevados, indicando desta forma que pode haver lesões em outros órgãos como coração, rim e pâncreas, não sendo necessariamente um dano hepático.
A ausência de alterações nos níveis de TGO e TGP no sangue não descarta a possibilidade de o paciente ter um dano hepático. É possível que um paciente ao fazer os exames de TGO e TGP apresente níveis séricos normais dessas transaminases e ainda sim ter uma doença hepática, como é comumente observado em pacientes com hepatite C.

O que significa TGO e TGP baixos no exame de sangue?

Níveis reduzidos de TGO no sangue pode ser associado a azotemia, além de também ser observado em pacientes que fazem diálise renal crônica. E níveis reduzidos de TGP no sangue pode indicar infecção urinária.

Referências

Filippin FB, Reis K, Cemin L, Duzzioni M, Hermes EM, Souza LC. Novo Intervalo de Referência para Alanina Aminotransferase Usando o Sistema Automatizado de Bioquímica Dade Behring Ar Dimension. NewsLab 2004;65:148-160.

Hall P, Cash J. What is the Real Function of the Liver ‘Function’ Tests? Ulster Med J 2012;81(1):30-36.

Kaplan MM. Alanine Aminotransferase Levels: What’s Normal? Ann Intern Med Actions 2002;137(1):49-51.

 

Autora

Lorena de Souza Almeida – Biomédica, Mestre em Ciências Biológicas, Doutoranda em Farmacologia

 

Você também vai querer ler:

Albuminúria elevada e microalbuminúria: o que isso significa no exame de urina!

Hemoglobina: funções, tipos, exames e alterações

Coagulograma: o que todos os profissionais da saúde OBRIGATORIAMENTE devem saber sobre o exame de coagulação

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.