exame toxicológico para motoristas toxicologia

Como funciona o exame toxicológico para motoristas?

30 dez
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

A maioria dos motoristas possuem inúmeras dúvidas em relação ao exame toxicológico. E se você está prestes a renovar sua carteira de habilitação, é bem provável que você deseje saber um pouco mais como funciona o exame toxicológico para motoristas.

E pensando em você, em nosso artigo de hoje, listamos diferentes situações para esclarecer como funciona todo o procedimento, assim como sobre a eficácia do exame toxicológico.

Confira com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre como funciona o exame toxicológico para motoristas. Acompanhe.

 

Quer aumentar suas chances no mercado de trabalho?
Faça cursos online! Clique aqui e conheça o passaporte IBAP!

 

Qual é a finalidade do exame toxicológico para motoristas 

exame toxicológico para motoristas

A Lei 11.103 entrou em vigor, e desde então, todos os motoristas profissionais – das categorias C, D e E possuem a obrigatoriedade de efetuar o exame toxicológico de larga janela para renovação ou emissão de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso inclui motoristas de pessoas, cargas e motoristas rodoviários. 

Além disso, a maioria das empresas que contratam os motoristas profissionais, precisam ter a obrigatoriedade de solicitar o teste toxicológico para admitirem seus funcionários, e também quando ocorre seu desligamento.

O documento permanece com as empresas, pelo tempo que o funcionário – condutor – permanecer na empresa, pois o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) pode efetuar algum tipo de fiscalização e pedirá para conferir esta exigência.

 

Saiba mais como funciona o exame toxicológico para motoristas 

Todos os motoristas profissionais brasileiros possuem a obrigação de fazer o exame toxicológico, em clínicas que sejam credenciadas pelo próprio DENATRAN. No próprio site da organização, você encontra toda a lista de clínicas que possuem a certificação. São mais de 4 mil opções de clínicas credenciadas diretamente pelo DENATRAN.

Os condutores que precisam realizar a análise, escolhem a clínica e vão até ela para efetuar a coleta do material exigido. Durante a coleta, são retiradas amostras de queratina, substância que se faz presente nos nossos cabelos, raspas de unhas e pelos de todo o corpo.

Depois de coletada a amostra, a clínica envia o material para um laboratório, que irá pesquisar a presença ou não de drogas ilícitas. Durante esse processo, substâncias como ecstasy, anfetamina, cocaína, maconha, metanfetamina e outras poderão ser identificadas.

O exame toxicológico normalmente demora 15 dias para ficar pronto, e durante “a espera”, os condutores podem acompanhar todo o andamento de sua análise, diretamente no site das empresas.

O exame toxicológico para motoristas profissionais, o resultado será: positivo ou negativo. Acompanhado também de um demonstrativo de consumo que será apresentado como: levíssimo ou gravíssimo, podendo ser encaminhado junto com a análise efetuada.

 

Como o exame toxicológico reduziu os acidentes 

Depois de introduzida a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas, a diminuição de acidentes foi muito significativa. Somente no primeiro ano de obrigatoriedade do exame, houve uma queda de 21% das ocorrências. 

E mesmo que as autoridades evitem relacionar a implantação do exame toxicológico, com a redução de acidentes, podemos atribuir os números a obrigatoriedade do exame.

 

passaporte ibapflix

A exigência do exame toxicológico, vem sendo cumprida? 

A obrigatoriedade do exame toxicológico, no momento, só vem beneficiando mesmo os laboratórios. Basta falarmos em números, desde o início da obrigatoriedade, cerca de 1 milhão de exames foram realizados. Com valores em torno de R$ 280 cada, os laboratórios já chegaram a faturar algo em torno de R$ 3 milhões. 

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), deveria cancelar esta exigência? Se pensarmos pelas possibilidades de fraudes no exame, como também pela pouca redução de acidentes, muitos dos motoristas e empresários responsáveis por empresas do gênero, afirmam não terem visto inúmeras melhorias após a obrigatoriedade do exame toxicológico.

Muitos motoristas afirmam que o exame deveria ser exigido por quem contrata de fato os motoristas, e quem pagaria pelo mesmo seria o contratante também. 

 

Como é feito o exame toxicológico 

Como funciona o exame toxicológico, enfim? Ele é feito a partir da coleta do fio de cabelo do motorista, e é exatamente no cabelo que é possível determinar se existe ou não a presença de vestígios de drogas. 

É a única tecnologia que é capaz de detectar a utilização constante ou não de substâncias psicoativas, que podem permanecer no organismo por até 90 dias. O teste irá identificar costumes e hábitos que possam estar relacionados ao consumo de drogas pelos motoristas.

Muitos se perguntam, porque o exame toxicológico é feito através da análise do cabelo. Pois iremos explicar, a análise do cabelo é a única passível de um histórico confiável de fato, relacionado ao consumo de drogas. Assim possibilita o conhecimento de todo o perfil do motorista. 

A análise bioquímica, é efetuada por meio de uma amostra pequena de cabelos ou de pelos do corpo do motorista. E é exatamente esse material que será utilizado no teste. É preciso que o motorista tenha ao menos 4 cm de cabelo, contando da raiz até as pontas. Caso não haja, a coleta será feita a partir de pelos do corpo. Mas fique tranquilo, caso ainda não tenha feito nenhum exame toxicológico, ele é totalmente indolor.

Para poder realizar o exame toxicológico, o motorista não precisa agendar. Basta se dirigir até o ponto de coleta, do qual o próprio tenha escolhido, com um documento de identificação com foto e CPF. 

O prazo de entrega do resultado do exame toxicológico, varia muito de um estado para o outro. Por exemplo, no Sudeste e no Sul – que corresponde a cerca de 70% das CNH´s de categorias C, D e E – o prazo de entrega do resultado, pode variar de 4 até 10 dias. E em casos mais extremos, 15 dias.

Esperamos ter respondido as dúvidas de como funciona o exame toxicológico para motoristas. Qualquer dúvida, deixe em nossos comentários!

 

Você também vai gostar de ler:

5 técnicas que você deve utilizar a partir de hoje para conseguir uma oportunidade de trabalho na área da saúde pelo LinkedIn

 Tudo o Que Você Precisa Saber Para Conquistar uma Ótima Vaga de Emprego em Saúde Usando Apenas Sua Rede de Contatos

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.