doença-auto-imune-sistema-imunologico-imunologia

Como é feito o diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes?

30 out
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

O objetivo principal deste artigo é explicar como é feito o diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes. Se você tiver somente essa dúvida, vá direto para a questão 14. Mas se você tiver alguma outra dúvida sobre as doenças autoimunes, como tipos, causas, sintomas, tratamento etc., leia as questões anteriores. Nesse texto nós vamos responder as principais dúvidas gerais sobre doenças autoimunes.
Abaixo seguem algumas das perguntas respondidas nesse texto:

1. O que são doenças autoimunes?
2. Quais os tipos de doenças autoimunes?
3. Quais as doenças autoimunes mais comuns?
4. Quais os sintomas das doenças autoimunes?
5. HIV, herpes ou câncer são doenças autoimunes?
6. Qual o tratamento das doenças autoimunes?
7. Doenças autoimunes têm cura?
8. Doença autoimune pode matar?
9. Doença autoimune é contagiosa?
10. Qual a relação entre doenças autoimunes e emoções?
11. Quais são as causas das doenças autoimunes?
12. Quem tem doença autoimune pode doar sangue?
13. Alergia é uma doença autoimune?
14. Como é feito o diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes?

Então vamos lá!

CONHEÇA o Curso de imunologia clínica do IBAP
CLIQUE AQUI!

 

Para começar, devemos saber que o nosso sistema imunológico tem a capacidade de distinguir o que é próprio do organismo, chamado de “self”, o que é externo, chamado de “non-self”, e o que é “self” porém está modificado ou anormal, e então ataca e destrói apenas o que é necessário (o “self” patológico e o “non-self”).

 

E então, o que são doenças autoimunes?

Nas doenças autoimunes (DAI), o sistema imune funcionando de maneira inapropriada passa a produzir anticorpos e atacar o que é próprio do organismo (“self”), seja de modo sistêmico ou em um órgão isolado, que é o que diferencia os tipos de DAI.

doenças-autoimunes-DAI-sistema-imune-tratamento-com-imunossupressores-leucocitos-anticorpos

Fonte: http://www2.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/noticia-destaque1/-/asset_publisher/mUhqpXBVQ6gZ/content/doencas-autoimunes-quando-o-inimigo-e-seu-proprio-organismo/15796.

 

Quais os tipos de doença autoimune?

Esse tipo de doença é dividido em dois grandes grupos: doenças sistêmicas, que não afetam um órgão específico e pode acometer vários órgãos simultaneamente, e síndromes locais, que acometem especificamente um único tecido.
As doenças sistêmicas englobam as alergias autoimunes, as doenças reumatológicas, as hormonais, algumas de pele, entre outras. Já entre as síndromes locais estão as doenças do fígado, do intestino, dos rins, as respiratórias e mais outras. E há as doenças que são mais comuns dentro de cada grupo.

 

Quais as doenças autoimunes mais comuns?

Existe um número gigantesco de doenças autoimunes, porém há algumas delas que sãos mais comuns e mais frequentes.
Entre as doenças autoimunes sistêmicas mais comuns está o Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren, Psoríase, Artrite Reumatoide, Vitiligo etc.. E nas doenças autoimunes mais comuns de síndrome local pode-se destacar a Tireoidite de Hashimoto, a Doença de Crohn, Diabetes tipo 1, Doença Celíaca e outras.

doenças autoimunes mais comuns Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren, Psoríase, Artrite Reumatoide, Vitiligo, Tireoidite de Hashimoto, a Doença de Crohn

Fonte: https://www.sobrau.com/o-que-sao-as-doencas-autoimunes/.

 

Quais os sintomas das doenças autoimunes?

Os sintomas irão variar conforme cada patologia. Apesar da maioria das DAI apresentarem cansaço, febre baixa, desânimo, emagrecimento e mal-estar geral, não há um sintoma específico que caracterize uma doença autoimune. O quadro clínico de cada patologia é diferente e pode variar de pessoa para pessoa, por isso cada caso é avaliado individualmente para o diagnóstico e até para o tratamento.

 

Qual o tratamento das doenças autoimunes?

O tratamento de cada DAI é indicado conforme cada doença e cada indivíduo.
A maioria delas é tratada com medicamentos imunossupressores (para inibir o sistema imunológico) como corticoides. Porém há exceções, como na Diabetes tipo 1 por exemplo, em que não se usa imunossupressores, e sim medicamentos para diminuir a taxa de glicose no sangue.
Além disso, também existem terapias alternativas que ajudam no controle da DAI, como acupuntura, terapia ocupacional, entre outras, pelo fato de serem patologias fortemente ligadas ao estresse emocional. Não existe um único tratamento que sirva para qualquer uma das doenças autoimunes, é um conjunto multidisciplinar.

tratamento funcional da doença auto imune moducacao imunitaria nutricao terapeutica psicoterapia

Fonte: http://www.cristinasales.pt/pt/consultas/medicina-funcional-integrativa/abordagem-clinica/sindromes-auto-imunes/#sthash.tBLLBGOy.dpbs.

 

Doenças autoimunes têm cura?

Essa é uma pergunta frequente quando se trata desse assunto, e a resposta é que doença autoimune não tem cura, elas são crônicas, porém todas têm tratamento e podem ser controladas. Os sintomas podem aparecer e desaparecer continuamente, e é isso que os tratamentos podem controlar.

 

Doença autoimune pode matar?

A maioria delas não! Apenas algumas, se descontroladas, sem tratamento e mal cuidadas sim, como por exemplo, a Anemia Hemolítica Autoimune e o Lúpus Eritematoso Sistêmico, que podem levar a óbito pacientes que não tratam da maneira correta. Mas no geral, se bem tratadas, as DAI oferecem vida normal.

 

Doenças autoimunes são contagiosas?

Essa é outra daquelas dúvidas que a maioria das pessoas tem, mas as doenças autoimunes não são contagiosas, pois são doenças próprias do organismo do indivíduo e não são transmissíveis.
Algumas delas, como a psoríase por exemplo, que causam lesões na pele, são alvos de preconceitos devido à falta de conhecimento, pois as pessoas acham que é uma doença contagiosa.

 

Quais são as causas de doenças autoimunes?

Diversas são as causas de DAI e ainda não se tem uma causa específica. Algumas infecções bacterianas e virais, toxinas, hormônios, medicamentos e estresse, são algumas das causas possíveis. Normalmente, as causas são externas combinadas com fatores intrínsecos.
Indivíduos com predisposição genética tem essas doenças desencadeadas ainda com mais facilidade.

 

Qual a relação entre doenças autoimunes e emoções?

Há uma relação forte entre DAI e as emoções, tanto que essas doenças são chamadas de “Enfermidades Psicossomáticas”. Segundo a dermatologista Gladys Aires, estresse emocional pode desencadear uma crise, piorar ou atrasar o tratamento.
O estresse emocional libera hormônios, como o cortisol, que são fundamentais na regulação do sistema imune, porém liberado de maneira equivocada acarreta problemas imunológicos também.

 

Quem tem doença autoimune pode doar sangue?

A maioria das doenças autoimunes impossibilitam definitivamente a doação por causa da possibilidade da coexistência de anemia e por causa do uso de alguns tipos de medicamentos.

 

Alergia é uma doença autoimune?

Não, a alergia não é uma DAI, apesar de serem muito confundidas pelos sintomas serem bem parecidos, como as lesões na pele, por exemplo.

 

HIV, Herpes e câncer são doenças autoimunes?

Não, HIV, Herpes e câncer não são doenças autoimunes.
O HIV é uma doença causada por um vírus que prejudica o sistema imunológico, dando abertura a doenças oportunistas que se aproveitam da imunossupressão do indivíduo para se instalar, como a Herpes, que também é um vírus. Assim como pacientes com câncer também podem desenvolver problemas no sistema imunológico e dar abertura a essas doenças oportunistas, principalmente durante a quimioterapia.
O câncer é uma doença que tem inúmeros fatores de risco, internos e externos, e diversas causas, e uma doença autoimune pode ser uma delas, como por exemplo, a artrite reumatoide que predispõe ao linfoma.

 

Como é feito o diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes?

O diagnóstico de uma doença autoimune consiste em fatores como avaliação clínica e laboratorial, além do histórico médico e familiar.
E o diagnóstico laboratorial é feito através de vários exames, descritos abaixo:
– Análises que indicam inflamação como PCR (Proteína C-reativa) e VHS (Velocidade de Hemossedimentação)
– Hemograma
– FAN (Fator Antinúcleo)
– Testes específicos na pesquisa de anticorpos, como por exemplo:
• Lúpus: Anti-DNA, Anti-histona, Anti-Sm.
• Artrite Reumatoide: Fator Reumatoide, Anti-CCP.
• Febre Reumática: ASLO (Anticorpo Antiestreptolisina O).
• Síndrome de Sjogren: Anti-Ro, Anti-La.

Existem inúmeros testes de pesquisas de anticorpos específicos de cada doença autoimune em sua particularidade.

 

Referências:

http://bioemfoco.com.br/noticia/doencas-autoimunes-avancos-pesquisas/
http://hospitalsaomatheus.com.br/uncategorized/doencas-autoimunes-conheca-as-mais-comuns-e-os-principais-sintomas/
http://scioeducation.com/artigos/doencas-autoimunes-papel-da-mente/
http://www.ebserh.gov.br/noticias/201910291841-medica-da-rede-ebserh-ressalta-que-doencas-autoimunes-nao-sao-contagiosas
http://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/destaques/novidades-sobre-a-micro/645-desvendando-os-misterios-da-autoimunidade-e-doencas-autoimunes
http://www.saude.gov.br
http://www2.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/noticia-destaque1/-/asset_publisher/mUhqpXBVQ6gZ/content/doencas-autoimunes-quando-o-inimigo-e-seu-proprio-organismo/15796
https://www.espacodevida.org.br/doencas-autoimunes/tipos
https://www.mdsaude.com/doencas-autoimunes/doenca-autoimune/
https://www.msdmanuals.com

 

Autora

 

Júlia Scandalo – Biomédica, Especialista em Biomedicina Estética.

 

Você também vai gostar de ler

Teste de ELISA (Imunoenzimático): como é feito, quais doenças detecta e quais os tipos?

Imuno-histoquímica: o que é esse exame, como é feito e para que serve?

 

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.