IQ05) Questões Comentadas Concurso Biomédico (Imunologia Clínica) – Prof. Dr. Victor Proença

0 Comentários

Nesse aula vamos comentar a questão 5 de Imunologia de Concurso Público Para Biomédico (Imunologia – IQ05) – IBAP Cursos.
***
https://bit.ly/passaporte-ibapflix – clique no link para saber como ter acesso a mais de 50 cursos CERTIFICADOS na área da saúde. Faça quantos cursos quiser com uma única assinatura anual. Melhore seu currículo e qualifique-se para o mercado de trabalho com os melhores professores!
***
Conteúdo
Questão 5 – Prova: IADES – 2017 – Fundação Hemocentro de Brasília – DF – Analista de Laboratório
Com base no perfil sorológico apresentado, é correto afirmar que se trata de um quadro de
A) infecção crônica por HBV inativa.
B) infecção crônica por HBV ativa.
C) imunidade para HBV.
D) infecção aguda por HBV.
E) vacinação para HBV.

 HBsAg (antígeno de superfície do HBV) – primeiro marcador a surgir após a infecção pelo HBV, em torno de 30 a 45 dias, podendo permanecer detectável por até 120 dias. Está presente nas infecções agudas e crônicas.
 Anti-HBc (anticorpos IgG contra o antígeno do núcleo do HBV) – é um marcador que indica contato prévio com o vírus. Permanece detectável por toda a vida nos indivíduos que tiveram a infecção (mesmo naqueles que não cronificaram, ou seja, eliminaram o vírus). Representa importante marcador para estudos epidemiológicos.
 Anti-HBc IgM (anticorpos da classe IgM contra o antígeno do núcleo do HBV) – é um marcador de infecção recente, portanto confirma o diagnóstico de hepatite B aguda. Pode persistir por até 6 meses após o início da infecção.
 Anti-HBs (anticorpos contra o antígeno de superfície do HBV) – indica imunidade contra o HBV. É detectado geralmente entre 1 a 10 semanas após o desaparecimento do HBsAg e indica bom prognóstico. É encontrado isoladamente em pacientes vacinados.
 HBeAg (antígeno “e” do HBV) – é indicativo de replicação viral e, portanto, de alta infectividade. Está presente na fase aguda, surge após o aparecimento do HBsAg e pode permanecer por até 10 semanas. Na hepatite crônica pelo HBV, a presença do HBeAg indica replicação viral e atividade da doença (maior probabilidade de evolução para cirrose).
 Anti-HBe (anticorpo contra o antígeno “e” do HBV) – marcador de bom prognóstico na hepatite aguda pelo HBV. A soroconversão HBeAg para anti-HBe indica alta probabilidade de resolução da infecção nos casos agudos (ou seja, provavelmente o indivíduo não vai se tornar um portador crônico do vírus). Na hepatite crônica pelo HBV a presença do anti-HBe, de modo geral, indica ausência de replicação do vírus, ou seja, menor atividade da doença e, com isso, menor chance de desenvolvimento de cirrose.

Referências
 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0044_M2.pdf
***
Você quer se qualificar para o mercado de trabalho?
Sair na frente dos concorrentes?
Os melhores cursos e eventos na área biomédica?
Então você está no lugar certo!
***
Site: https://ibapcursos.com.br/tipo-curso/cursos-online-com-certificado/
Instagram: https://instagram.com/ibapcursos
Facebook: https://www.facebook.com/ibapcursos/
false

Deixe um comentário

PASSAPORTE IBAPFLIX

passaporte ibapflix