Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória do sistema digestório. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas estima-se que ela esteja relacionada com a desregulação do sistema imunológico.
A doença afeta predominantemente a parte inferior do intestino grosso e do intestino delgado, podendo afetar também qualquer parte do trato gastrointestinal.
Normalmente, a Doença de Crohn pode se manifestar igualmente em homens e mulheres, e inclusive, em pessoas da mesma família. O maior número de casos aparece entre as pessoas de 20 a 40 anos. Os fumantes correm maior risco de contrair a doença, que é apresentada como fator de risco para o câncer de intestino.
Sintomas da Doença de Crohn
Entre os sintomas normalmente relatados pelos portadores da Doença de Crohn estão: cólica abdominal, diarreia, febre, perda de peso, e em alguns casos, sangramento retal.
A diarreia, um dos sintomas mais frequentes da doença, normalmente aparece após as refeições, e pode se desenvolver lentamente ou de forma súbita, vindo acompanhada de lesões na pele e dores nas articulações.
As lesões da região anal, como fissuras, abscessos, hemorroidas e fístulas também podem ser consideradas como sintomas da doença.
Além dos sintomas clássicos, alguns sintomas externos ao trato digestório também podem configurar a Doença de Crohn e é preciso estar atento a cada um deles. Entre os problemas já relatados e posteriormente relacionados a doença estão: aftas, artrite, inflamação dos olhos e da pele.
Antes de procurar um médico, é fundamental que o paciente anote cada um dos sintomas que tem aparecido para facilitar o diagnóstico. Como mencionamos anteriormente, a Doença de Crohn não tem uma causa exata, e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.
Para que o diagnóstico seja realizado de forma correta, os médicos irão avaliar o histórico do paciente e realizar exames físicos e clínicos. No entanto, não há um exame específico que seja capaz de apontar a doença, por isso é tão importante que o paciente relate com exatidão todos os sintomas que vem sofrendo.
Exames de sangue e raio-x podem ser solicitados pelo médico e o paciente deve se dispor a realizá-los prontamente. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais fácil se torna o tratamento.
Como é feito o tratamento da Doença de Crohn
O tratamento da doença deve ser realizado em diferentes etapas, baseado no sistema da atividade da doença, que é feito a partir do número de evacuações, dores abdominais e demais sintomas da doença, que permitem classificá-la em: leve, moderada ou grave.
O tratamento pode ser terapêutico, clínico ou cirúrgico, de acordo com a gravidade da doença e as necessidades do paciente.
No tratamento terapêutico da Doença de Crohn há uma repressão do processo inflamatório desregulado. Com os medicamentos disponíveis atualmente, é possível reduzir a inflamação e controlar os sintomas, ainda que a doença não seja curada efetivamente.
Com o tratamento clínico, a doença é tratada com corticoides, aminossalicilatos, imunossupressores e antibióticos, com o objetivo de reduzir os sintomas presentes na fase aguda da doença.
O tratamento cirúrgico da Doença de Crohn, por sua vez, só é indicado quando não há resposta do paciente para o tratamento clínico, e é feito para tratar as obstruções e complicações causadas pela doença.
Se você sofre com algum desses sintomas ou com uma combinação deles, não exite em procurar ajuda
Lembre-se que a automedicação pode provocar problemas ainda maiores e agravar os sintomas. Cuide de sua saúde como ela merece e combata a Doença de Crohn.
Tags:biomédico, doença de crohn, farmacêutico, ibap, intestino