Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que só é encontrada nos homens. O câncer de próstata ocorre nessa região.
Assim como o câncer de mama, existe um exame específico para detectar a doença, que deve ser obrigatório para homens acima dos 50 anos. O exame, conhecido como “toque retal” é capaz de identificar as alterações da região e dizer se há necessidade de realizar exames mais detalhados.
Sintomas do Câncer de Próstata
No início, o câncer de próstata não costuma apresentar nenhum tipo de sintoma. Muita gente costuma associar a dificuldade para urinar como um sintoma do câncer de próstata, no entanto, ele pode estar normalmente associado à outras doenças.
É recomendado que o paciente procure um urologista quando apresentar um dos sintomas abaixo (ou uma combinação deles):
– presença de sangue na urina ou sêmen
– urina reduzida
– ejaculação dolorida
– urinar com muita frequência, durante o dia ou a noite, obrigando o paciente a se levantar por diversas vezes
– dificuldade para urinar
– dor ou sensação de ardência ao urinar
Quando um ou vários desses sintomas aparecerem, procure um médico urologista o mais rápido possível. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, há mais chances de cura.
A realização periódica do exame de toque retal e da dosagem de PSA (Proteína do Sangue) para os homens acima dos 50 anos é a melhor forma de prevenção contra a doença.
Grande parte dos portadores da doença afirma que não procurou um médico antes, pois tinha receio ou vergonha de se submeter ao exame, no entanto, não há motivos para isso.
O exame de toque retal, como qualquer outro exame, possui a finalidade de diagnosticar um determinado problema no paciente, para que esse possa se tratar e se livrar da doença o mais rápido possível.
Os homens que apresentarem um histórico familiar de câncer de próstata devem realizar o exame a partir dos 45 anos, pois a hereditariedade é considerada como uma das causas do surgimento da doença, e é preciso se prevenir.
Não existe um método de prevenção 100% eficaz que vá evitar o aparecimento do câncer de próstata. No entanto, hábitos como não fumar, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e visitar um médico regularmente contribuem para a melhora da sua saúde como um todo, e podem sim prevenir que a doença apareça.
Tratamento para o Câncer de Próstata
Os pacientes podem optar por uma série de diferentes tratamentos, dependendo do grau de evolução da doença. Cada um desses tratamentos, irá oferecer efeitos colaterais e riscos diferentes para o paciente, e é preciso pensar com calma antes de tomar qualquer decisão.
O tratamento mais indicado varia de acordo com cada caso, levando em conta não somente o avanço da doença, mas a idade do paciente e as chances de cura.
Entre as opções mais comuns para o tratamento do câncer de próstata estão: radioterapia, cirurgia e terapia hormonal. A quimioterapia também é indicada, mas somente para alguns casos. Na maioria das vezes, o médico prefere acompanhar a evolução do paciente sem utilizar nenhuma forma de tratamento.
Em alguns casos, o tumor apresenta um crescimento lento e nenhum sintoma. Quando isso acontece, especialmente se o paciente já estiver em idade avançada e possuir outros problemas de saúde, a cirurgia não é recomendada.
Quando você se deparar com um diagnóstico positivo para câncer de próstata, não deixe de conversar com o seu médico a respeito das diferentes formas de tratamento. Questione sobre cada uma delas, apresente seus medos e inseguranças e ouça o que o médico tenha a lhe dizer.
Tags:biomedicina, biomédico, câncer, câncer de próstata, ibap