Cursos de Biomedicina

Confira Os Cursos De Biomedicina Mais Procurados Em 2018

29 jun
Postado por Dr. Victor Proença Categoria: Blog

Os cursos de biomedicina estão em alta no Brasil, por isso, iremos exibir quais são os cursos que os estudantes cada vez mais estão procurando para ingressar na área.

Quais os melhores cursos de biomedicina?

Confira os cursos de Biomedicina mais procurados em 2018

A profissão de biomedicina está entre as melhores do mundo. Mas, para concorrer a uma vaga é necessário ter estudado em boas escolas e ter boas notas.

Além de fazer estágio e ainda ter participado de feiras e de eventos, que são úteis para incrementar o currículo. Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, atualmente no  Brasil o biomédico poderá escolher até 35 especialidades.

As melhores faculdades costumam focar em diagnóstico de imagem e análises clínicas.  Veja a seguir, uma lista com alguns dos melhores cursos de biomedicina que existem hoje.

1- Universidade de São Paulo.

Com campus atuante nas seguintes cidades Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, e em São Paulo, a USP é uma universidade tradicional do estado de São Paulo, e seu curso de biomedicina é um dos mais conceituados do país e possui nota 3 no Enade.

2- Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.

É uma universidade pública que pertence ao governo do estado de São Paulo. Seu curso de biomedicina possui nota 4 no Enade, e a mesma possui campus em cidades como Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Guaratinguetá, Ourinhos.

3- Universidade Federal de Uberlândia.

Com sede na cidade de Uberlândia, a universidade possui campus nas seguintes cidades Ituiutaba, Monte Carmelo.

Desde sua fundação em 1969, a Universidade Federal de Uberlândia é sempre atuante, apresentando assim boas notas no Enade, e com o curso de biomedicina não é diferente, o mesmo possui nota 4 no Enade.

4- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com campus nas cidades Duque de Caxias, Macaé, e em Rio de Janeiro, a universidade é uma das melhores do país. Seu curso de biomedicina possui nota 5 no Enade/MEC.

Como podemos analisar, os cursos de biomedicina costumam ser muito exigentes com seus alunos, por isso, o calouro deve saber se realmente é este o curso que deseja realizar, e se de fato se identifica com a área.

Quais disciplinas o aluno precisa estudar no decorrer do curso?

o que aprender no curso de biomedicina

Geralmente, para que o estudante possa estar dentro do que o mercado de trabalho pede, as faculdades costumam aplicar as seguintes disciplinas.

  • Análise Físico-Química Aplicada à Saúde;
  • Anatomia Humana;
  • Bioestatística Aplicada à Biomedicina;
  • Biologia Molecular Aplicada à Biomedicina;
  • Bioquímica Metabólica;

Estas são apenas uma pequena amostra, mas em um curso completo e com nota boa no MEC, costuma-se pedir cerca de 62 disciplinas, entre matérias obrigatórias e atividades extracurriculares como estágio, por exemplo.

O que faz o biomédico?

Este profissional é responsável por procurar as causas de determinadas doenças que afetam a saúde  e a qualidade de vida dos seres humanos. Eles passam boa parte de seu dia, realizando pesquisas e testes, apenas com o objetivo de descobrir as causas de algumas doenças.

Por meio de amostras de sangue, tecido animal, alimentos, e até mesmo de plantas eles podem descobrir alguma causa específica.

Como está a função de biomedicina atualmente?

Nos dias de hoje, como dissemos um pouco mais acima, o biomédico pode escolher mais de 30 especialidades, dentre elas podemos destacar:

  • Genética;
  • Biossegurança;
  • Hematologia;
  • Biofísica;

No Brasil, o mercado está aberto para pesquisas e análises, mas ainda há outras possibilidades, veja a seguir:

  • Indústria Cosmética: o biomédico realiza pesquisas sobre fórmulas biológicas, com o objetivo de serem utilizadas em tratamentos estéticos.
  • Indústria Alimentícia e de Laticínios: aqui este profissional faz o desenvolvimento de análises químicas e biológicas, a fim de fazer o controle de possíveis contaminações em alimentos.
  • Reprodução Humana: o biomédico está apto a realizar manipulações em embriões para que possam ser fecundados no futuro.
  • Manipulação Genética: o biomédico está autorizado a fazer exames de DNA, descobrir origem de doenças genéticas, pode utilizar células-tronco para pesquisas.
  • Setor Público: pode trabalhar em locais como ANVISA, esta demanda tem aumentado nos últimos anos. Os profissionais fazem fiscalização em locais que vendem alimentos e produtos tóxicos, para a proteção da população.

A biomedicina é muito importante para a pesquisa, inclusive porque com ela, o profissional responsável pode descobrir a cura da dengue, ou até da AIDS.

O que é preciso para ser biomédico?

Além de uma boa formação em biomedicina, o biomédico deve ser curioso, atencioso e paciente. Com essas características, será mais fácil estudar as seguintes disciplinas:

  • Análises Bioquímicas;
  • Anatomia;
  • Bacteriologia;
  • Biofísica;
  • Bioquímica;
  • Biossegurança;
  • Bromatologia (alimentos e suas composições químicas);
  • Diagnóstico por Imagem;
  • Epidemiologia e Saúde Ambiental;
  • Ética e Legislação Biomédica;
  • Genética;
  • Imunologia;
  • Microbiologia;

Essas disciplinas irão fazer de um biomédico um profissional capacitado e bem sucedido, este por sua vez, deverá ficar bem atento aos conteúdos estudados em tais disciplinas e tirar boas notas.

Na biomedicina é necessário respeitar as normas e leis vigentes, para garantir a segurança e higiene no laboratório. Conheça a seguir, quais são os cuidados que o biomédico deve manter para que seu local de trabalho possa ser seguro:

1- Nunca levar desconhecidos nos laboratórios;

2- O profissional sempre deverá utilizar os Equipamentos de Proteção Individual;

3-Deixar o ambiente sempre organizado;

4- Jamais faça uso de materiais descartados, sem que haja autorização de um superior;

O laboratório é um local que possui substâncias químicas, por isso, deve manter a presença somente de profissionais devidamente capacitados para o manuseio dos equipamentos e das fórmulas.

Saiba mais sobre os cursos de biomedicina! Entre em contato!

Os cursos de biomedicina são importantes para os campos de pesquisa, pois eles ajudam a descobrir doenças que somente os médicos não conseguem detectar. EM NOSSO SITE, você terá informações úteis a respeito da área de biomedicina.

Lembre-se, lidar com substâncias bioquímicas é uma responsabilidade enorme, é importante que o futuro profissional goste de biologia, e áreas afins.

Respeitar as leis também ajuda a manter a qualidade no trabalho, bem como a segurança no ambiente.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.