7 Dicas para entrar na Indústria Farmacêutica

7 Dicas Para Entrar Na Indústria Farmacêutica

29 jun
Postado por Dr. Victor Proença Categoria: Blog

A indústria farmacêutica está em constante crescimento, caso você seja profissional iniciante, vamos te dar dicas para entrar nessa indústria que emprega muitas pessoas.

O que nós devemos fazer para entrar na indústria farmacêutica?

indústria farmacêutica

Para entrar na  indústria farmacêutica o profissional deve buscar constante conhecimento, e ter domínio das leis relativas ao setor de farmácia. Veja a seguir, quais dicas devemos seguir para conseguir uma vaga na indústria farmacêutica.

1- Escolha a área de atuação.

Áreas como de pesquisa clínica costumam ser uma boa opção para aqueles que estão em início de carreira. Devemos sempre lembrar que, cabe ao profissional decidir se ele deseja ter realmente qualidade de vida.

Caso ele queira uma vida com mais convívio com a família, este precisa refletir muito a respeito do cargo que quer conseguir.

2 – Nunca pare de estudar.

Cursos de farmácia bons não são aqueles baratos que vemos na internet. Temos que nos preocupar com o conteúdo do curso e se de fato o professor tem experiência sobre o assunto abordado.

Não adianta adquirir um curso apenas por ser barato, ele deve agregar valor ao seu currículo.

3 – Seja resiliente.

Resiliência quer dizer mudança, na indústria farmacêutica saber mudar de rotina é fundamental. Afinal, as filiais das matrizes também necessitam de mão de obra.

4 – Aprenda outros idiomas.

Esta regra é unânime em todas as profissões, saber uma nova língua abre portas para trabalhar em outros países, ou até mesmo no Brasil atuando como representante de alguma empresa estrangeira.

5 – Estude as normas.

Devido ao fato de que as normas mudam muito, é importante estar sempre atualizado(a). Principalmente com relação às normas da ANVISA, que dizem respeito às organizações e higiene do local onde as fórmulas ficam armazenadas.

6- Decida entrar para indústrias de pequeno e médio porte.

Não se esqueça que, o processo seletivo é mais exigente e os setores são todos segmentados. É necessário traçar um caminho e definir exatamente qual será seu campo de atuação dentro da indústria farmacêutica.

Como vimos, a indústria farmacêutica também exige muito estudo e esforço para que o profissional possa entrar definitivamente nessa área. Uma boa maneira de saber onde pretende chegar, é conhecer profissionais já sucedidos e então buscar entender como eles fizeram para chegar ao cargo atual.

O que não fazer para não ser contratado na indústria farmacêutica?

Aqui iremos exibir o que os profissionais que atuam em farmácia não devem fazer para acabarem não sendo admitidos pelas empresas. Veja  a seguir, alguns fatos que devem ser evitados no momento da entrevista.

1- Não ir com uma bagagem de conhecimento adequada.

Quando for a uma entrevista de emprego, para atuar na indústria de farmácia, é necessário demonstrar que tem bons cursos e conhecimentos das leis, mesmo que já tenha estagiado em outras empresas.

2- Cuidado com os termos da profissão.

Toda profissão tem seus termos técnicos, por isso, antes da entrevista procure revisar os conceitos desses termos, para não errar no momento em que o entrevistador for te perguntar algo específico.

3 – Saiba utilizar uma roupa adequada.

Numa entrevista tudo conta, seja a forma como o candidato fala ou o modo como ele se veste. Por isso, devemos ter bom senso sempre que formos a uma entrevista.

A entrevista de emprego é a parte mais importante para que o profissional seja contratado. E devido a isso, temos que ir a uma entrevista com bom conhecimento e formação, para que o entrevistador já saiba que temos conhecimento relativo ao cargo desejado.

Como aumentar as chances de ser contratado na indústria farmacêutica?

trabalhar na indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica sempre emprega novos funcionários, e para aumentar ainda mais as chances de ser contratado, confira algumas dicas importantes.

1 – Peça uma boa referência.

Pode ser no momento da faculdade, ou mesmo quando estiver estagiando, a pessoa responsável pelo seu setor poderá  entregar o currículo pessoalmente, demonstrando que conhece você tanto como pessoa e também como profissional.

2 – Ter experiência anterior conta.

Para quem já atuou como visitador médico, tudo torna-se mais simples. Já que, ter experiência na função em farmácia conta e muito. Em farmácia é necessário muito conhecimento técnico para poder manipular medicamentos de maneira responsável.

3 – Diversifique as áreas de atuação.

Em farmácia, não adianta se apegar apenas a um cargo, o candidato deve demonstrar domínio em outra áreas também, mesmo que seja por cursos ou por meio de estágio.

4 – Seja persistente.

Se já tiver na faculdade, busque traçar um caminho para que você possa já ir pensando no mercado de trabalho. Faça contatos e peça apoio de professores e da instituição.

Entrar na indústria farmacêutica não é tão complicado como pensamos, mas se tiver referências e boa formação, o candidato certamente já terá boas chances de contratação.

Participe de feiras e congressos.

As feiras e congressos ajudam a incrementar seu currículo, além de ensinar técnicas novas, feiras e congressos são uma boa maneira de manter contato.

Geralmente, nesses congressos vão empresários do ramo farmacêutico, apresentar tendências de gestão e de manipulação de medicamentos. Uma boa sugestão é ir no Congresso Brasileiro de Farmácia, onde o iniciante poderá conhecer muitos profissionais de várias áreas.

Nunca pare de se atualizar, ter formações e cursos extra-curriculares é essencial para demonstrar pelo menos um domínio básico sobre o assunto abordado nas entrevistas.

Quer saber mais sobre as dicas para entrar na indústria farmacêutica?  Entre em contato!

A indústria farmacêutica é importante para o país, se você deseja atuar no setor e quer saber mais informações, ENTRE EM CONTATO, para se informar a respeito de nossos cursos e normas.

Em nosso site, disponibilizamos conteúdos para quem busca estar no setor de farmácia. Informamos a respeito de cursos e das leis que devem ser praticadas no dia a dia.

 

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.