Como escolher a melhor faculdade de Biomedicina: 3 dicas matadoras

08 jun
Postado por Prof. Dr. Victor Proença Categoria: Blog

Para quem está buscando ampliar seus conhecimentos e conseguir oportunidades melhores de trabalho, uma ótima opção é investir em cursos especializados. A dificuldade é escolher a melhor instituição de ensino que está ao seu alcance. E muitos acham difícil identificar a melhor faculdade de Biomedicina entre as opções.

O que você deve levar em conta na hora de fazer a escolha? Na área da Biomedicina as opções vêm crescendo dia a dia.

Em primeiro lugar é necessário ter bastante cuidado ao selecionar uma instituição de ensino. Você deve assegurar que ela é séria e empenhada com o desenvolvimento e a formação acadêmica de profissionais realmente preparados para o mercado de trabalho.

Deve ser avaliada a infraestrutura do curso, principalmente se preenche suas expectativas e se está de acordo com o seu perfil. Selecionamos três dicas para lhe ajudar a escolher a melhor faculdade de biomedicina.

melhor faculdade de biomedicina

 

3 dicas para você escolher a melhor faculdade de Biomedicina

Dica 1: Infraestrutura física e digital

Visite a faculdade e conheça as condições físicas. É o momento de verificar se as informações conferem com a realidade. Faça uma avaliação sobre estado de conservação das salas de aula, dos prédios e equipamentos (se são modernos). Verifique a limpeza, ventilação, iluminação, auditório e espaço de convivência. Avalie também a biblioteca, restaurante universitário, estacionamento, internet wi-fi, laboratório (específico para o curso) etc.

Essa visita também vai servir para você ver a forma de locomoção que você vai precisar, o tempo de deslocamento etc. Se você vai depender de transporte coletivo pergunte se os horários são regulares, se é bem atendido ou se deixa a desejar.

Se você vai usar carro particular, verifique se tem estacionamento dentro do campus, quanto custa (mensal sempre é mais em conta). Se vai usar aplicativo você já pode fazer uma estimativa dos preços de corridas e um orçamento mensal aproximado.

Pode parecer bobagem, mas este planejamento na hora de escolher uma faculdade de Biomedicina pode fazer uma grande diferença na hora da escolha.

Você pode optar por uma universidade com a mensalidade menor, mas que fica bem mais distante. Aí você acaba gastando a diferença (ou até mais) com transporte e ainda perdendo mais tempo no deslocamento.

É muito importante que a estrutura lhe ofereça condições para desenvolver as aulas teóricas. E, principalmente, as aulas práticas do curso que você optou.

No curso de biomedicina é muito importante que sejam vivenciadas o máximo de situações da forma mais real possível, com orientação de um professor treinado.

Depois dessas avaliações de custo benefício mais justo você terá condições de escolher aquela que mais corresponde as suas necessidades e condições.

 

Dica 2: Credenciamento no MEC

Este item é extremamente importante.  A faculdade deve ter a aprovação do Ministério da Educação. Esta aprovação não é um status como alguns pensam. É uma confirmação que a escola cumpre os requisitos para o aluno desempenhar sua aptidão num ambiente acadêmico propício.

É uma questão de segurança não somente para o aluno, mas também para aqueles que serão atendidos no futuro por eles. Então lembre-se de checar esta informação para continuar na sua escolha.

 

Dica 3: Corpo docente

De nada adianta investir numa faculdade com a melhor estrutura física e tecnológica se o seu corpo docente não é preparado para usar todas estas ferramentas.

O alto nível de ensino de uma instituição está diretamente ligado à capacidade dos seus professores. Os profissionais que vão lhe orientar devem ser tão importantes quando os outros itens.

Atualmente, com toda a tecnologia à nossa disposição, você pode fazer isto sem sair de casa. Acesse o site da instituição que oferece o curso de Biomedicina. Procure todas as informações possíveis sobre seus professores (currículo, titulação, premiações, trabalhos publicados etc.).  Busque ainda na internet opiniões sobre estes profissionais, se possível com alunos que tenham se formado nesta instituição.

É importante lembrar que além dos itens acima, você deve levar em conta os valores morais e éticos da instituição que você vai escolher. Verifique se é compatível com os seus valores.

Existem universidades que são mais inclinadas ao mercado de trabalho, outras priorizam as pesquisas acadêmicas. Entender as diferenças vai lhe ajudar a ver o que é melhor e mais importante para o aproveitamento do curso. Assim como para o que você pretende realizar, facilitando a tarefa de escolher a melhor faculdade de biomedicina.

 

Quer se qualificar para o mercado de trabalho na área Biomédica? Então você precisa conhecer o Passaporte IBAPFLIX.  Ela te dá acesso anual a mais de 50 cursos CERTIFICADOS na área para que você possa turbinar sua carreira. Clique aqui para conhecer melhor (ou na imagem abaixo). 

passaporte ibapflix

Você também vai querer ler:

Cursos EAD (à distância): saiba por que eles são seus grandes aliados na busca do primeiro emprego em saúde

Descubra como cursos online podem te ajudar a conquistar as melhores vagas de emprego na área da saúde

Aqui estão as 3 melhores dicas para conseguir um Estágio em Biomedicina em poucos dias

Curso de Biomedicina EAD: por que todo mundo só fala sobre isso? Clique aqui e entenda o motivo!

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.