Estudo afirma que nova terapia proporciona alívio de longo prazo em dores crônicas na lombar e nas pernas

0 Comentários

Pessoas que sofrem com dores crônicas nas costas e nas pernas podem ter uma nova opção de tratamento. De acordo com um estudo, os pacientes que receberam o tratamento terapêutico de estimulação da medula espinhal (SCS – sigla inglesa) de alta frequência, relataram em um formulário uma significativa melhora em suas dores, com longo alívio, em comparativa ao tratamento racional de SCS de baixa frequência.

“Esse é o primeiro estudo de longo prazo para comparar a segurança e a eficácia da alta frequência da terapia tradicional SCS para dores na lombar nas pernas”, disse Leonardo Kapural, MD, principal autor do estudo e professor de anestesiologia da Wake Forest University School of Medicine e diretor clínico no Carolinas Pain Institute at Brookstown in Winston-Salem, em N.C. “Dores crônicas nas costas e nas pernas têm sido consideradas difíceis de tratar e as opções de alívio da dor atuais, como os opióides, têm eficácia e efeitos secundários conhecidos geralmente limitada. Dada a prevalência de dor crônica, de alta frequência, o SCS é um avanço emocionante para os nossos pacientes”.

SCS é uma terapia cada vez mais comum que proporciona impulsos eléctricos para a medula espinhal, por meio de um pequeno dispositivo implantado sob a pele. SCS é reversível e é uma opção importante para quem sofre de dor crônica que de outra forma seria dependente de opióides ou cirurgia para aliviar as dores

O novo tratamento, chamada de terapia HF10 ™, utiliza impulsos de alta frequência de propriedade de 10.000 Hz, em comparação com SCS tradicional, que utiliza frequências de 40 a 60 Hz. A terapia HF10 também proporciona alívio da dor sem parestesia – uma sensação induzida por estimulação comumente percebidos como formigamento ou zumbido, que mascara percepção da dor de um paciente – típico de SCS tradicional. Essas sensações são muitas vezes perturbadoras ou desconfortável para os pacientes. A identificação de uma nova intervenção que não depende de parestesia para mascarar a dor é o romance perfeito para SCS, que tem o potencial de melhorar o alívio da dor e a qualidade de vida dos pacientes.

No estudo, os pesquisadores examinaram 171 pacientes com dores crônicas nas costas nas pernas, que foram implantados em 10 centros de tratamento de dor abrangentes. Destes, 90 pacientes receberam terapia HF10, enquanto que 81 pacientes tiveram SCS tradicional.

Em três meses, 85% de dor nas costas e 83% dos pacientes com dor perna no grupo de terapia HF10 experimentou uma redução de 50% de dor ou superior. Por outro lado, apenas 44% de dor nas costas e 56% dos pacientes com dor perna no grupo tradicional SCS experimentaram uma redução de 50% na dor. Nenhum dos pacientes no grupo de terapia HF10 experimentou a parestesia. A terapia HF10 permaneceu mais eficaz do que a SCS tradicional durante o período de estudo de 12 meses. Mais pacientes no grupo de terapia HF10 relataram estar “muito satisfeitos” com o seu alívio da dor (55% contra 32%).

 

Fonte: www.eurekalert.org

 

Por:  Marina Caxias | Texto Aprovado pelo Conselho Científico do Instituto Biomédico – IBAP

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

PASSAPORTE IBAPFLIX

passaporte ibapflix