Como diminuir a febre

A febre é um verdadeiro incômodo para pessoas de qualquer idade, mas principalmente para as crianças. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de como diminuir a febre e se livrar desse mal.
A febre costuma vir acompanhada de um aumento da temperatura corporal seguido de fraqueza, dor de cabeça, dor nas articulações, falta de apetite e desidratação. Grande parte dos especialistas afirmam que a febre nada mais é do que um alerta de que algo não está bem no organismo.
A maioria das pessoas costuma se recuperar da febre naturalmente, na medida em que o sistema imunológico vai se fortalecendo. No entanto, como os sintomas da febre costumam ser bastante incômodos, as pessoas acabam apelando para o uso de medicamentos sem necessidade.
É possível diminuir a febre e reduzir a temperatura corporal sem utilizar medicamentos. Confira as dicas que vamos passar agora e anote-as para não se esquecer da próxima vez que a febre aparecer por aí.
Dicas para diminuir a febre
– Fazer compressas frias nos membros e no tronco utilizando uma toalha úmida ou uma bolsa térmica pode ajudar a diminuir a febre consideravelmente. Se o paciente se queixar de muito frio e não se sentir confortável com a umidade das compressas, não as faça, pois isso pode acabar agravando a situação ainda mais.
– Alimente-se adequadamente enquanto estiver com febre, ainda que haja uma redução significativa de apetite. Procure comer alimentos leves e saudáveis, de fácil digestão, e evite que o organismo gaste muita energia digerindo a comida.
– Manter o repouso e não se exercitar também é importante, já que a febre acelera os batimentos cardíacos e provoca um maior gasto de energia. Não é necessário passar o tempo todo deitado, no entanto, é fundamental reduzir o ritmo habitual de exercícios e procurar dencansar.
– Tomar um bom banho também pode fazer com que a temperatura do corpo abaixe. Essa é uma dica antiga mas que realmente funciona. Só não é indicado tomar banho frio, pois isso pode fazer com que os batimentos cardíacos fiquem ainda mais acelerados. Procure tomar banho em água morna e deixar que a água escorra pelo corpo durante alguns minutos.
– Enquanto estiver sob os sintomas e efeitos da febre, procure se vestir com roupas de algodão. Os tecidos de algodão costumam ser mais leves e facilitar a absorção do suor, fazendo com que as pessoas se sintam mais confortáveis, o que é fundamental para quem está com febre e indisposto.
– Tomar bastante água e manter-se hidratado também é fundamental para diminuir a febre. O calor provocado pela febre faz com que haja mais sudorese, o que demanda a reposição de líquidos. Não é necessário tomar mais água do que o normal, no entanto, você não pode esquecer de ingerir líquidos para evitar o aparecimento de um quadro de desidratação.
Você pode escolher ainda, diminuir a febre utilizando remédios naturais, feitos à base de plantas e hortaliças. O gengibre, por exemplo, pode ser um grande aliado nesses casos.
Aliar o gengibre à flor de sabugueiro e ao hortelã proporciona um chá poderoso, capaz de diminuir a febre em questão de minutos. O chá estimula a transpiração e a circulação, diminuindo a febre de forma segura.
Para fazer o chá, você deve ferver 250 ml de água e misturar com 2 colheres de chá de gengibre, 1 colher de chá de flor de sabugueiro seca e 1 colher de chá de hortelã. Deixe a infusão em uma xícara tampada por cerca de 10 minutos e tome em seguida. Esse chá pode ser tomado várias vezes ao dia para diminuir a febre.
Caso haja o aparecimento de outros sinais e sintomas, procure um médico para efetuar o diagnóstico.
Tags:37 5 é febre, 37 é febre, 37 graus é febre, a partir de quantos graus é febre, amarela, como abaixar a febre, como ficar com febre, como saber se estou com febre, Febre, febre alta, febre amarela, febre amarela sintomas, febre amarela vacina, febre temperatura, febres, o que é febre, o que é febre amarela, qual a temperatura normal do corpo, quantos graus é considerado febre, quantos graus é febre, sintomas de febre, temperatura de febre, temperatura do corpo, temperatura do corpo humano, temperatura febre, temperatura normal do corpo, temperatura normal do corpo humano, vacina febre amarela