Homens têm melhor senso de direção do que mulheres, mas…

10 jan
Postado por Categoria: Blog

Pesquisadores do Instituto Norueguês de Tecnologia (NTNU) recentemente conduziram experimentos para aprender mais sobre a influência do gênero no senso de direção.

Os pesquisadores administraram testosterona para mulheres e testaram como elas desempenharam tarefas de orientação espacial em um ambiente virtual.

Usando imagens por ressonância magnética funcional, uma tecnologia que mensura a atividade cerebral, os pesquisadores observaram que os homens do estudo tomaram vários atalhos, e se orietaram mais usando direções cardinais e usaram uma parte diferente do cérebro quando comparados com as mulheres do estudo.

“O senso de direção dos homens foi mais efetivo”, disse Carl Pintzka, um dos organizadores do estudo. “Eles basicamente chegaram ao destino mais rapidamente”.

homens tem melhor senso de direçãoFigura. As linhas mostram como homens e mulheres navegaram pela rota. As linhas azuis são as rotas das mulheres, e as linhas vermelhas são as dos homens. As linhas mostram que os homens chegaram mais rapidamente e resolveram mais tarefas.

Pintzka também usou a ressonância magnética para estudar se havia diferenças na atividade cerebral entre homens e mulheres quando eles se orientavam. Usando óculos 3D e um joystick, os participantes tiveram que se orientar em um labirinto virtual muito grande enquanto imagens dos seus cérebros foram registradas.

Inicialmente os participantes olhavam por uma hora o layout do labirinto para aprender antes da sessão de escaneamento. Durante a ressonância, os participantes tinham 30 segundos para cada uma das 45 tarefas de navegação. Uma das tarefas, por exemplo, era “encontrar o carro amarelo” a partir de diferentes pontos de início.

Os homens resolveram 50% mais tarefas do que as mulheres, de acordo com a equipe do NTNU. Pintzka relatou que mulheres e homens apresentam diferentes estratégias de navegaçao, sendo que os homens usam mais direções cardinais, o que é mais eficiente, pois oferece uma estratégia mais flexível.

“Na antiguidade, os homens eram caçadores e as mulheres coletoras”, disse Pintzka. “Dessa forma, nossos cérebros evoluíram de maneira diferente. Por exemplo, outros já documentaram que as mulheres são melhores que os homens em encontrar objetos localmente. Em termos mais simples, as mulheres são mais rápidas para encontrar as coisas na casa, e os homens são mais rápidos para encontrar a casa”.

senso-de-direção-feminino

Um fato extremamente interessante, diz respeito ao efeito da testosterona. Quando as mulheres receberam uma gota do hormônio pela via sublingual, várias delas conseguiram se orientar melhor nas quatro direções cardinais, mostrando que seu conhecimento do layout labirinto melhorou, apesar de não serem capazes de resolver mais tarefas.

Outro ponto interessante, foi o uso do hipocampo, uma parte do cérebro que desempenha um papel significativo no direcionamento cardinal. Os pesquisadores observaram que várias mulheres puderam usar mais o hipocampo, “região que tende a ser mais usada pelos homens durante a navegação”, disse Pintzka.

“Quase todas as doenças cerebrais são diferentes em homens e mulheres, seja no número de indivíduos afetados ou na gravidade. Dessa forma, algo provavelmente está protegendo ou lesionando as pessoas de um dos gêneros”, disse Pintzka.

Nesse sentido, esse tipo de estudo é muito importante para ajudar os cientistas a entender o desenvolvimento das patologias, como a Doença de Alzheimer.

Fonte: FoxNews

Artigo original: Changes in spatial cognition and brain activity after a single dose of testosterone in healthy women. Carl W.S. Pintzka et al. Behavioral Brain Research, Vol. 298, Part B, 1 February 2016, Pages 78-90.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.