As 5 melhores técnicas de estudo (comprovadas cientificamente)

12 jan
Postado por Categoria: Blog

Hoje eu vou te mostrar quais são as 5 melhores técnicas de estudo (comprovadas cientificamente).

Ah, e se você quiser aumentar em pelo menos 20% sua chance de ser aprovado em exames, vestibulares e concursos, fica aqui comigo, porque no final do artigo eu tenho uma surpresa pra você.

É o seguinte, um estudo publicado em janeiro de 2013 em uma revista de Psicologia avaliou as dez técnicas mais comuns de estudo para classificar quais de fato possuem a melhor utilidade para os estudantes.

O resultado desse artigo científico vai contra a ideia de muitos estudantes e professores brasileiros, porque algumas técnicas de estudo que são bastante populares aqui no Brasil, como fazer um resumo, grifar, utilizar palavras-chave mnemônicas, visualizar imagens para apreensão de textos e ficar relendo conteúdos na verdade foram classificadas como as de utilidade mais baixa.

Agora, antes de a gente continuar, é importante lembrar que esse ranking reflete os resultados de uma pesquisa científica, mas cada pessoa tem suas individualidades e consequentemente suas técnicas de estudo preferidas.

Bom, então a partir de agora vamos mostrar o ranking com as cinco melhores técnicas de estudo:

5) Interrogação elaborativa (utilidade: moderada)

A técnica de interrogação elaborativa consiste em criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros.

O estudante devem concentrar-se em perguntas do tipo Por quê? em vez de O quê?.

É importante notar que essa técnica exige um esforço maior do cérebro, pois concentra-se em compreender as causas de determinado fato, investigando suas origens.

Falando especificamente em relação às provas, a técnica de interrogação elaborativa é um grande diferencial na hora de responder redações e questões discursivas.

4) Auto-explicação (utilidade: moderada)

A auto-explicação mostrou-se ser uma técnica útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Na prática, trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.

O estudo mostrou que a técnica é mais efetiva se utilizada durante o aprendizado.

3) Estudo intercalado (utilidade: moderada)

O estudo intercalado é o que chamamos de rotação de matérias.

A pesquisa procurou saber se era mais efetivo estudar tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória.

Os cientistas concluíram que a intercalação tem utilidade maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas (por exemplo ciências exatas).

O principal benefício da intercalação, basicamente, é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.

2) Teste prático (utilidade: alta)

Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.

No caso específico de avaliações, a recomendação é fazer dezenas (ou centenas) de exercícios de provas anteriores, sobre o assunto específico que você está estudando.

1) Prática distribuída (utilidade: alta)

A prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só (como na véspera da prova).

Como exemplo, se você quer lembrar algo por cinco anos, você deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses.

Agora, deixa eu te fazer uma pergunta.

Você, tem aplicado as melhores técnicas de estudo que nós acabamos de falar?

Ou continua sem saber por onde começar a estudar, assim como 95% dos estudantes?

Se você está com dificuldades de estudar, não precisa ficar preocupado, pois há algum tempo eu conheci um curso muito legal de Estudo e Memorização.

Então se você quiser aumentar em pelo menos 20% sua chance de ser aprovado em exames, vestibulares e concursos, é só clicar no link abaixo.

EU QUERO AUMENTAR EM 20% MINHA CHANCE DE SER APROVADO NAS PROVAS 

Ah, não se esqueça de deixar um comentário e de compartilhar essa informação com todos os seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.