tendencias da saude para 2018

5 Tendências Para Área da Saúde em 2018

19 maio
Postado por Dr. Victor Proença Categoria: Blog

Com o crescimento da tecnologia, o mercado de trabalho precisa se adaptar às novas tendências, na área da saúde não é diferente.  Diante disso, apresentaremos aqui as 5 tendências para área da saúde em 2018, segundo a revista Forbes, estas são as áreas com maiores chances de sucesso nos próximos anos. Confira:

1 – Gerente de saúde, segurança e meio ambiente

Tendências para área da saúde em 2018 - Gerente de Saúde

A cada dia, mais empresas estão preocupadas com a sustentabilidade,  a segurança e a saúde de seus colaboradores. Garantir a segurança e a saúde da equipe, aumenta em até 30% a produtividade e os lucros reais de uma empresa. Profissionais sadios e motivados, tendem a adoecer menos, diminuindo as despesas com tratamentos, licenças de saúde, afastamentos por invalidez, indenizações entre outros.

Formação

O gerente de saúde, não precisa necessariamente  ser formado em engenharia de segurança do trabalho, é ele o responsável por criar e direcionar os recursos certos para projetos de sustentabilidade,  segurança e a saúde dos profissionais de uma empresa.

Esse profissional é cada vez mais essencial não apenas em hospitais e clínicas, mas no mundo corporativo em geral, pois o mesmo se torna um elo de ligação entre a empresa, o sindicato e os trabalhadores, assegurando a imparcialidade e o aumento da credibilidade da empresa.

O Salário médio de um gerente de saúde, segurança e meio ambiente, gira em torno de 15 a 20 mil reais mensais, podendo chegar a 30 mil se o profissional tiver uma especialização. Segundo o Ministério do Trabalho, de todas as tendências para área da saúde, hoje existe uma carência de pelo menos 10 mil profissionais nesta área.

2 – Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva

A cada dia, mais pessoas praticam alguma atividade física, infelizmente só a prática de exercícios não é o suficiente. É necessário também uma boa alimentação, é nessas horas que o Nutricionista esportivo entra em ação. Sem dúvidas está nas tendências para área da saúde em 2018.

Existe uma carência de profissionais em áreas como: nutrição esportiva, fisioterapia, medicina do esporte, psicologia do esporte, entre outras.

A Formação

Para atuar nesta área, é extremamente importante que o profissional tenha o curso de nutrição esportiva , pois irá trabalhar na avaliação do estado nutricional do paciente, além de organizar e desenvolver planos de alimentação e dietas para a recuperação de pessoas em tratamento, para isso deverá possuir conhecimentos sobre a composição nutricional dos alimentos.

O nutricionista esportivo também atua no desenvolvimento de cardápios para alimentação em escolas, empresas, fábricas, etc.

A média salarial de um bom nutricionista esportivo, gira em torno de 10 a 15 mil reais mensais, podendo variar de região ou empresa na qual irá atuar. Um exemplo, alguns nutricionistas esportivos de pessoas famosas, chegam a faturar entre 80 a 100 mil reais por mês. É uma área em expansão e bastante versátil, sem dúvidas uma das tendências para área da saúde mais promissoras.

3 – Enfermagem Obstétrica

Enfermagem Obstétrica

Ao longo dos anos o curso de enfermagem, criou várias especializações, a Enfermagem e Obstetrícia é uma delas.

O Enfermeiro obstetra é o responsável por oferecer assistência integral a mulher durante a gravidez, o parto e a lactância.

Este irá trabalhar em parceria com o médico obstetra, analisando e investigando quaisquer problemas que possam prejudicar a mãe e o seu filho, a partir daí orientar o médico a buscar o melhor método científico.

Parto Humanizado

Um dos grandes diferenciais da Enfermagem Obstetrícia, é a valorização do ser humano. O profissional deve ser capaz de criar soluções que resolvam todos os problemas que possam existir no momento do parto. É função dele oferecer o melhor acompanhamento tanto para a mãe como para o bebê.

No parto humanizado a valorização do ser humano é mais importante do que procedimentos tecnológicos. Desta forma para atuar nesta área, o profissional deverá ter o curso de parto humanizado, que o ajudará, no planejamento da gravidez, desde os primeiros 3 meses até o momento do parto.

O salário médio varia entre 3 a 7 mil reais, podendo passar dos 10 mil mensais.

4 – Conselheiros de células-tronco

4 - Conselheiros de células-tronco

São fantásticos os avanços alcançados pela medicina através das pesquisas realizadas com células-tronco. A prova disso é que a ciência das células-tronco, antes praticada apenas em laboratórios, acabou migrando também para as clínicas. Neste momento centenas de ensaios clínicos estão sendo realizados em busca da cura de diversas doenças incuráveis.

Com esta migração, tem crescido a cada dia a necessidade e profissionais treinados, os conselheiros de células-tronco. Cabe a ele, explicar aos familiares quais os benefícios e os riscos que os tratamentos com células-tronco podem causar.

A formação

O conselheiros de células-tronco ajuda a equipe médica na busca de voluntários. O salário médio varia de 5 a 10 mil reais mensais, podendo ultrapassar os 30 mil. Esta é sem dúvidas uma das tendências para área de saúde mais promissoras.

Nanotecnologia

Nanotecnologo

A química, a física e a biologia já não são mais as mesmas depois da nanotecnologia. Em termos simples, a nanotecnologia é a junção da ciência com a tecnologia a serviço da medicina. Hoje são criadas microscópicas estruturas para combater: o câncer, o mal de Parkinson, e problemas relacionados ao coração.

Estima-se que com a chegada da revolução 4.0, cerca de 30% das profissões no mundo estarão ligadas à nanotecnologia. O profissional desta que é considerada a profissão do futuro, é o nanotecnólogo.

Das tendências para área da saúde em 2018, esta lidera disparada, pois o Nanotecnólogo não atua somente na área de saúde, mas também em outras áreas como a eletrônica, engenharia dos materiais, ciência da computação, entre outras. Como a escala Nano é uma escala atômica, o uso da nanotecnologia é muito comum para fins militares.  

Formação


Para atuar com sucesso nessa área, é necessário que o profissional possua o curso de nanotecnologia, para que possa entender o conceito, a prática e desenvolver as melhores aplicações.

Não existe uma base média para o salário de um Nanotecnólogo. Embora alguns profissionais já iniciam suas carreiras com salários entre 5 a 15 mil reais. Hoje o profissional que trabalha em grandes Laboratórios, fatura entre 40 e 60 mil reais mensais. 

Tendências para área da saúde…

A tecnologia e a área de saúde, avançam em passos largos. Cabe ao profissional analisar as tendências para área da saúde e procurar se especializar.

Lembre-se, o futuro depende da decisão que você toma hoje!

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.