melhores posições para amamentar o bebê

Quais as melhores posições para amamentar o bebê?

18 jan
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

O fator mais importante para o sucesso da amamentação, está na posição correta para a amamentação. Por isso, a mãe precisa estar confortável e em posição adequada para que o bebê consiga pegar a mama de maneira correta, e claro, não ocasionando nenhum ferimento no mamilo da mãe e assim conseguir beber ainda mais leite.
Para ocorrer a pega correta, o bebê deverá abrir a boca primeiramente, para que consiga abocanhar a mama da mãe, de preferência mais na parte abaixo da aréola do que em cima. Manter o queixo encostado na mama, bochechas cheias e atente-se para que não produza nenhum tipo de som, somente o som de engolir.
Parece ainda um pouco complicado? Fique tranquila, em nosso artigo de hoje, iremos falar sobre quais as melhores posições para amamentar o bebê e você irá entender perfeitamente. Vamos a elas? Acompanhe.

 

Erros comuns nas posições para amamentar o bebê

Muitas vezes o bebê acaba sugando somente o mamilo, pois se mantém com a boca mais fechada. Para que isso não ocorra, é preciso posicioná-lo, para que não machuque os mamilos e causar as indesejáveis rachaduras. Quando isso ocorre o leite não sai, fazendo com que o bebê fique irritado e acabe desistindo de mamar.

 

Melhores posições para amamentar o bebê

posição deitada de lado melhores posições para amamentar o bebê leite materno posição corretaposi

Acompanhe agora quais são as melhores posições para amamentar o bebê e encontre a que melhor se adapta a você neste momento tão importante, confira.

– Posição Transversal

Essa é uma das melhores posições para você que está iniciando a sua jornada de amamentação. A dica é se sentar em uma cadeira ou poltrona bem confortável, apoiando os braços e mantendo sua coluna reta.
O bebê deverá ficar deitado, de frente para o seu corpo, fazendo com que a barriga do bebê toque a sua. Utilize o seu braço direito, enquanto amamenta com o seio esquerdo – e vice-versa – apoiando a cabeça com uma das mãos e com a outra apoie seu seio. Repare que você segurará o bebê em formato de “u”, leve depois a boca suavemente até seu peito, isso irá facilitar a posição correta da cabeça da criança. Apoie o pescoço com a ajuda dos dedos.

– Posição Tradicional

Essa posição é muito parecida com a citada acima, porém, aqui o bebê irá receber apoio do braço que estará do mesmo lado do seio que amamentará. Sente-se em um local confortável, mantendo sua coluna sempre reta e segure o bebê de uma maneira que sua cabeça fique apoiada, de maneira confortável, bem na parte da dobra do seu cotovelo.
Mantenha o rostinho virado para sua mama e se mantenha alerta para que a cabeça esteja sempre alinhada com o restante do seu corpo. Assim a coluna permanecerá reta, evitando que penda para o lado.
Caso deseje que a posição fique ainda mais confortável, a dica é utilizar um travesseiro em seu colo, entre o bebê e suas pernas.

– Posição Invertida

Essa é a melhor posição para amamentar em casos de mulheres que estão se recuperando de cesárias ou para quem possui seios mais avantajados. Com essa posição, será muito mais simples você conseguir amamentar por mais tempo, pois fará com que o peso do bebê fique sobre sua barriga.
Mantenha o cotovelo dobrado, segurando o bebê ao seu lado – embaixo dos braços – segurando a cabecinha com a palma da mão, movimente seu rosto para o seu seio. As costas do bebê devem permanecer sobre o seu antebraço, imagine-se segurando uma bola de futebol americano ou uma bolsa. E com a outra mão, você irá apoiar sua própria mama, formando um “c” com seus dedos.
Essa é uma excelente posição para amamentar prematuros.

– Posição Deitada de Lado

Essa é uma ótima posição para amamentar, para mamães que estão se sentindo muito cansadas depois do parto, ou para quem está cansada do dia a dia com um bebê, que todos sabemos que não é das tarefas mais fáceis.
A única atenção que se faz necessária, é tomar cuidado para não adormecer durante a mamada. Deite-se de lado, de uma maneira que se mantenha bem confortável e posicione o rosto do bebê de uma maneira que fique de frente para o seu seio. Apoie o corpo com o braço, e eleve suavemente sua cabeça. Com a outra mão, você deverá levar o mamilo até a boca do bebê e assim que ele o pegar, utilize o outro braço como apoio para você mesma.

 

Como amamentar gêmeos?

Se você é mamãe de gêmeos, tem a opção de amamentá-los juntos ou separados. Caso queira que a mamada seja feita no mesmo momento, a melhor posição para amamentar gêmeos é a invertida, apoiando cada um dos bebês em cada um dos braços.

 

Posições que devem ser evitadas na amamentação

posição deitada de lado melhores posições para amamentar o bebê

Existem algumas posições para amamentar que precisam ser evitadas, pois são altamente prejudiciais para o bebê, veja quais são:
– Manter seu corpo curvado em cima do bebê;
– Não manter corpo e cabeça do bebê alinhados;
– Segurar o corpo do bebê afastado do peito;
Viu como existem posições simples e fáceis de serem efetuadas durante o momento da amamentação? Basta encontrar qual é a melhor posição para amamentar, a que melhor você se adapta e iniciar os testes aí em sua casa.
Não tenha medo, e lembre-se: cada bebê é único e possui um ritmo pessoal de amamentação. Enquanto uns se satisfazem em 5 minutos, outros podem demorar mais tempo.
O ideal é que os bebês mamem por 20 minutos a cada uma das mamadas, e você irá reparar que com o aumento do crescimento, as mamadas serão cada vez mais curtas.
E para você, qual é a melhor posição para amamentar o seu bebê?

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.