Hemoterapia: componentes do sangue, fracionamento, formas e indicações

Na história mundial da medicina, o sangue sempre teve posição de destaque e é usado para fins terapêuticos pelo homem desde muitos séculos atrás. Para Veloso et al. (2013), a história da hemoterapia se desenvolveu em duas etapas: empírica e científica.
História da Hemoterapia – Etapa Empírica
Nesta primeira etapa, a hemoterapia foi disputada entre o universo místico e o científico, onde o sangue de pessoas ou de animais era utilizado para os antigos beberem ou se banharem, a fim de fortalecer o organismo e curar doenças. Nessa fase também, podemos citar os gregos, que, com o objetivo de tratar certas doenças, usavam a retirada do chamado “sangue ruim”. Essas formas de utilização do sangue foram o ponto inicial de investigações e estudos mais aprofundados em relação à transfusão.
História da Hemoterapia – Etapa Científica
Então, no começo do século XX, se desenvolvia a etapa científica da história da hemoterapia, embora com a efetuação ainda empírica de transfusões, sem que fosse examinada a compatibilidade sanguínea. Nesse primeiro momento, a realização da transfusão de sangue era denominada “doação braço a braço”, ou seja, feita de maneira direta do doador para receptor. Os grupos sanguíneos ABO foram descobertos em 1901, por Karl Landsteiner e a primeira transfusão feita com esse conhecimento e possibilidade de exames de compatibilidade ABO, ocorreu em 1907.
Logo após, com o descobrimento do fator Rh, soluções que preservam e que possuem efeito anticoagulante do sangue, a invenção das bolsas de sangue, a medicina transfusional foi reconhecida como especialidade médica.
Hemoterapia – Segurança do Paciente
A hemoterapia se transformou em um método que pode salvar vidas. É um recurso muito utilizado na prática clínica para o tratamento de doenças com morbidade e mortalidade significativas. Entretanto, assim como outros tratamentos mais invasivos, pode causar complicações a curto ou longo prazo, além do risco de contrair doenças transmissíveis pela transfusão, como sífilis, vírus da hepatite, HIV, doença de Chagas e malária.
De acordo com a OMS, uma atenção especial deve ser voltada à segurança, ao sangue que será transfundido e ao próprio ato de transfusão. E para isso, é necessário que o sangue e seus componentes sanguíneos sejam seguros, realizando todos os processos de análise do indivíduo doador até a coleta, manuseio e forma de transporte adequadas, assim como seu uso clínico correto.
Devido a esses fatores, a decisão de se aplicar a hemoterapia ao paciente deve ser cuidadosa, levando em conta a avaliação e as necessidades individuais do paciente, as indicações clínicas e laboratoriais.
Fatores determinantes que podem indicar a necessidade de hemoterapia
– Perda sanguínea, sendo por sangramento externo; sangramento interno não traumático, que engloba gravidez ectópica, varizes, úlcera péptica, ruptura de útero e hemorragia no parto, por exemplo; sangramento interno traumático que envolvem hemorragia em baço, fêmur, pelve e pulmão; e ainda, destruição de hemácias por HIV, sepse ou malária.
– Hemólise, por malária, CIVD ou sepse, por exemplo.
– Estado de oxigenação tecidual e cardiorrespiratório: envolvem a avaliação minuciosa da frequência respiratória, pressão arterial, pulso, pulsos periféricos, preenchimento capilar, dispneia, insuficiência cardíaca, temperatura das extremidades, angina, débito urinário e nível de consciência.
– Avaliação da anemia: De forma clínica, analisar palma das mãos, unhas, olhos e língua; e de modo laboratorial, o hematócrito ou hemoglobina.
– Deve ser avaliada também a tolerância do indivíduo à anemia ou à perda de sangue, de acordo com a idade ou outro estado clínico como insuficiência renal, patologia pulmonar crônica, diabetes mellitus, infecção aguda, toxemia da pré-eclâmpsia, tratamento com beta-bloqueadores, ou distúrbio cardiorrespiratório.
Hemoterapia – Formas de terapêutica
A forma de tratamento por meio de transfusão, a hemoterapia, resume-se em utilizar o sangue total, seus componentes e derivados (plaquetas, hemácias, derivados plasmáticos e granulócitos) com o objetivo de recuperar o volume sanguíneo ou componentes sanguíneos específicos, de acordo com a indicação ou necessidade do paciente presente.
Vários componentes hemoterápicos podem ser obtidos pelo fracionamento da bolsa de sangue, que são obtidos a partir da separação em procedimentos laboratoriais diferenciados, e possuem validade e formas de armazenamento distintas.
Componentes do Sangue e Fracionamento
Esse fracionamento permite diversas utilidades diferentes de tratamento, podendo ser administrados em doses fracionadas e mais específicas, além de possibilitar o beneficiamento de um número maior de pacientes. Isso dá origem a uma diversidade de tipos de componentes, como concentrado de granulócitos, concentrado de plaquetas; concentrado de hemácias (lavadas com salina, pobre em leucócitos, congeladas e hiperconcentrado de hemácias); plasma (fresco, congelado e comum); crioprecipitado, fator VIII liofilizado; fator IX liofilizado; fatores II, VII, IX e X liofilizados; albumina; antitrombina III; imunoglobulina sérica e imunoglobulina Rh.
Sangue total
O uso do sangue total, ou seja, sem o fracionamento e divisão de seus componentes, é indicado em situações onde é necessário a elevação da massa de células vermelhas e do volume plasmático. No entanto, atualmente, a transfusão do sangue total é mais restrita, tendo em vista que a terapêutica dos seus componentes e derivados é mais específica e traz a possibilidade de favorecer uma quantidade maior de pacientes.
Concentrado de Hemácias
O concentrado de hemácias é obtido através de centrifugação ou sedimentação em macrocentrífugas refrigeradas. Ele é o resultado da retirada do plasma, onde sobram apenas as células vermelhas que formam o concentrado de hemácias propriamente dito. Essa remoção do plasma diminui o risco de certas reações alérgicas e hemolíticas à transfusão. É indicado no reestabelecimento da anemia grave (elevando a massa eritrocitária), insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática, leucemias, queimados, idosos, anemia crônica, debilitados e caquéticos.
Concentrado de Granulócitos
O concentrado de granulócitos é obtido a partir da aférese ou do sangue total. Ele comporta linfócitos, granulócitos, plaquetas, algumas hemácias e é diluído com 200 a 300 ml de plasma. É recomendado seu uso em desordens malignas e infecções de alta gravidade, em pacientes neutropênicos e em neonatos em sepse.
Componente Crioprecipitado
O componente crioprecipitado é a porção do plasma insolúvel ao frio. É alcançado por meio do rápido congelamento do plasma à -80°C de temperatura, seguido por seu descongelamento lento e completo à 1 a 6 C. Após isso, o produto crioprecipitado é desmembrado do plasma e congelado a – 18°C. Esse componente é composto por fator de Von Willebrand, fatores I, VIII e XIII e fibrinogênio. É indicado no tratamento de hemofilias leves, doença de Von Willebrand, fibrinólise, afibrinogenia, na deficiência de fibrinogênio e dos fatores VIII (hemofilia A) e XIII.
Plasma Fresco e Congelado
O plasma tanto fresco quanto congelado é obtido através da doação de sangue individual. Por possuir anticorpos naturais do sistema ABO, antes da transfusão, deve ser averiguada a compatibilidade do receptor. O plasma fresco congelado não possui plaquetas ou células. Ele é composto por todos os fatores de coagulação e é recomendado na terapêutica de algumas coagulopatias. O plasma comum é obtido após um ano de estocagem do plasma fresco congelado e não possui os fatores de coagulação lábeis, sendo mantidos apenas os fatores estáveis de coagulação.
Concentrado de Plaquetas
Já o concentrado de plaquetas pode ser obtido por meio da doação clássica ou por aférese. É composto por leucócitos, algumas hemácias e plasma, em pequena concentração. É indicado em sangramentos significativos por trombocitopatia ou trombocitopenia, em indivíduos onde as plaquetas se encontram inferiores a 10.000/mm3.
Fatores VIII e IX
Os fatores VIII e IX contém o próprio fator e certa proteínas plasmáticas, e são recomendados em deficiências específicas. A albumina é alcançada com base no plasma e a própria albumina além de algumas globulinas a e b são seus componentes. Recomendada como tratamento na reposição de hipoproteinemias, nas perdas significativas de sangue e plasma e para elevar o volume sanguíneo circulante.
Imunoglobulina Séria
A imunoglobulina sérica é composta por anticorpos Ig G, e é usada na prevenção de certas doenças, na trombocitopenia autoimune e no tratamento de hipo ou agamaglobulinemia. A imunoglobulina Rh é composta por Ig G anti-D e é utilizada na profilaxia da doença hemolítica do recém-nascido. E, por fim, a antitrombina III, é indicada na terapêutica da deficiência de antitrombina III.
Para finalizar, podemos observar que a hemoterapia é um recurso terapêutico muito importante. Porém ele deve ser administrado de maneira cuidadosa, levando em conta a avaliação completa do paciente. Além disso, precisamos checar a procedência dos materiais. Mas ela é uma terapia que auxilia no tratamento de diversas patologias, podendo ser benéfico a vários tipos de pacientes.
Para saber mais sobre Hemoterapia e Banco de Sangue, clique na imagem abaixo e conheça nosso curso online (ou clique aqui).
Referências
OMS. O uso clínico do sangue na medicina, obstetrícia, pediatria e neonatologia, cirurgia e anestesia, traumas e queimaduras. Disponível em: <http://www.who.int/bloodsafety/clinical_use/en/Module_P.pdf?ua=1>. Acesso em: 15 set 2017.
SAMPAIO, Divaldo de Almeida. Cenário Político, Social e Cultural da Hemoterapia no Brasil. Editora MS, Brasília, 2013. Acesso em: 14 set 2017.
SOUZA, Maria Helena L.; ELIAS, Decio Oliveira. Princípios de hematologia e hemoterapia. Perfusion line, Alfa Rio. Rio de Janeiro, ed. 2, 2005. Acesso em: 15 set 2017.
VELOSO, Deise Vicente Oliveira; PINHEIRO, Diná; RODRIGUES, Rosane Suely May; BORGES, Roseli de Lourdes Sandrin. Promoção da Doação Voluntária de Sangue e de Medula Óssea. Editora MS, Brasília, 2013. Acesso em: 14 set 2017.
Tags:a auto hemoterapia cura quais doenças, amigos da cura auto hemoterapia, aplicadores de autohemoterapia, associação brasileira de hematologia e hemoterapia, auto hemoterapia, auto hemoterapia 2015, auto hemoterapia 2016, auto hemoterapia acne, auto hemoterapia acne espinhas, auto hemoterapia acne fotos, auto hemoterapia artigos, auto hemoterapia artigos cientificos, auto hemoterapia aumenta massa muscular, auto hemoterapia beneficios, auto hemoterapia beneficios 2015, auto hemoterapia beneficios e riscos, auto hemoterapia brasilia, auto hemoterapia brasilia df, auto hemoterapia cancer, auto hemoterapia celulas tronco, auto hemoterapia com dr luiz moura, auto hemoterapia com ozonio, auto hemoterapia com sangue, auto hemoterapia como aplicar, auto hemoterapia como fazer, auto hemoterapia como funciona, auto hemoterapia contra indicações, auto hemoterapia cura, auto hemoterapia cura alergia, auto hemoterapia cura cancer, auto hemoterapia cura cancer de mama, auto hemoterapia cura cancer de pulmão, auto hemoterapia cura diabetes, auto hemoterapia cura fibromialgia, auto hemoterapia cura hemorroidas, auto hemoterapia cura hiv, auto hemoterapia cura hpv, auto hemoterapia cura leucemia, auto hemoterapia cura lupus, auto hemoterapia cura psoriase, auto hemoterapia depoimentos, auto hemoterapia depoimentos 2014, auto hemoterapia depoimentos 2015, auto hemoterapia depoimentos 2016, auto hemoterapia depoimentos negativos, auto hemoterapia diabetes, auto hemoterapia do sangue, auto hemoterapia dr luiz moura, auto hemoterapia dr moura, auto hemoterapia e cancer, auto hemoterapia e cancer de mama, auto hemoterapia e hiv, auto hemoterapia efeitos colaterais, auto hemoterapia em animais, auto hemoterapia em brasilia, auto hemoterapia em brasilia df, auto hemoterapia em cães, auto hemoterapia em caes como fazer, auto hemoterapia emagrece, auto hemoterapia fibromialgia, auto hemoterapia funciona, auto hemoterapia geral, auto hemoterapia hiv, auto hemoterapia hpv, auto hemoterapia leucemia, auto hemoterapia luiz moura, auto hemoterapia lupus, auto hemoterapia meu sangue me cura, auto hemoterapia mexicana, auto hemoterapia no brasil, auto hemoterapia no mundo, auto hemoterapia no rosto, auto hemoterapia nos estados unidos, auto hemoterapia o que é, auto hemoterapia onde fazer, auto hemoterapia para acne, auto hemoterapia para cancer, auto hemoterapia para hiv, auto hemoterapia para lupus, auto hemoterapia para psoriase, auto hemoterapia para que serve, auto hemoterapia pode matar, auto hemoterapia preço, auto hemoterapia psoriase, auto hemoterapia relatos, auto hemoterapia riscos, auto hemoterapia riscos e beneficios, auto hemoterapia rj, auto hemoterapia sangue, auto hemoterapia serve para que doenças, auto hemoterapia terapia, auto hemoterapia tratamento, auto hemoterapia veterinaria, auto hemoterapia video, auto imune hemoterapia, auto imuno hemoterapia, autohemoterapia, beneficios auto hemoterapia, beneficios da auto hemoterapia, beneficios da hemoterapia, beneficios da hemoterapia para a pele, beneficios hemoterapia, centro de hematologia e hemoterapia, clinica de auto hemoterapia, clinica de hemoterapia, como aplicar auto hemoterapia em si mesmo, como fazer a auto hemoterapia, como fazer auto hemoterapia, como fazer hemoterapia, como funciona a auto hemoterapia, como funciona a hemoterapia, conceito de hemoterapia, contra indicação auto hemoterapia, curso de hemoterapia, curso de hemoterapia df, curso de hemoterapia gratuito, curso de hemoterapia online, curso de hemoterapia rj, curso de hemoterapia senac df, curso de hemoterapia sp, curso de tecnico em hemoterapia, curso hemoterapia, curso tecnico de hemoterapia, curso tecnico em hemoterapia, curso tecnico hemoterapia, doenças curadas pela auto hemoterapia, dr luiz moura auto hemoterapia, dr luiz moura hemoterapia, dr moura hemoterapia, especialização em hemoterapia, hematologia e hemoterapia, hematologia e hemoterapia o que é, hematologia hemoterapia, hemoterapia, hemoterapia 2016, hemoterapia acne, hemoterapia acne antes e depois, hemoterapia artigos cientificos, hemoterapia beneficios, hemoterapia beneficios e riscos, hemoterapia beneficios efeitos colaterais, hemoterapia beneficios para pele, hemoterapia cancer, hemoterapia com ozonio, hemoterapia como aplicar, hemoterapia como fazer, hemoterapia como funciona, hemoterapia conceito, hemoterapia contra indicações, hemoterapia cura cancer, hemoterapia cura diabetes, hemoterapia curso tecnico, hemoterapia definição, hemoterapia diabetes, hemoterapia do sangue, hemoterapia dr luiz moura, hemoterapia e banco de sangue, hemoterapia e cancer, hemoterapia e hematologia, hemoterapia e hiv, hemoterapia efeito colateral, hemoterapia efeitos colaterais, hemoterapia emagrece, hemoterapia english, hemoterapia funciona, hemoterapia hiv, hemoterapia indicações, hemoterapia luiz moura, hemoterapia mitos e verdades, hemoterapia no tratamento do cancer, hemoterapia o que, hemoterapia o que é, hemoterapia o que é e para que serve, hemoterapia o que significa, hemoterapia para acne, hemoterapia para cancer, hemoterapia para diabetes, hemoterapia para emagrecer, hemoterapia para psoriase, hemoterapia para que serve, hemoterapia pdf, hemoterapia ppt, hemoterapia psoriase, hemoterapia riscos, hemoterapia riscos e beneficios, hemoterapia rj, hemoterapia serve para quais doenças, hemoterapia significado, hemoterapia tratamento, hemoterapia tratamento com sangue, hemoterapia video, lista de aplicadores de autohemoterapia, livro auto hemoterapia, livro sobre auto hemoterapia, luiz moura auto hemoterapia, luiz moura hemoterapia, medico hemoterapia, o que auto hemoterapia, o que é a auto hemoterapia, o que é a hemoterapia, o que é auto hemoterapia, o que é auto hemoterapia beneficios, o que é auto hemoterapia e para que serve, o que é autohemoterapia, o que é hematologia e hemoterapia, o que é hemoterapia, o que é hemoterapia e hematologia, o que é hemoterapia e para que serve, o que é tecnico em hemoterapia, o que faz hemoterapia, o que faz o tecnico em hemoterapia, o que faz tecnico em hemoterapia, o que faz um tecnico de hemoterapia, o que faz um tecnico em hemoterapia, o que hemoterapia, o que hemoterapia e para que serve, o que significa auto hemoterapia, o que significa hemoterapia, o que um técnico em hemoterapia faz, onde fazer auto hemoterapia, os benefícios da auto hemoterapia, para que serve a auto hemoterapia, para que serve a hemoterapia, para que serve auto hemoterapia, para que serve hemoterapia, perigos da auto hemoterapia, perigos da hemoterapia, pos graduação em hemoterapia, pos graduação hemoterapia, quais os beneficios da auto hemoterapia, quais os benefícios da hemoterapia, quanto custa uma aplicação de autohemoterapia, quanto ganha um tecnico de hemoterapia, quanto ganha um tecnico em hemoterapia, que é hemoterapia, revista brasileira de hematologia e hemoterapia, revista de hematologia e hemoterapia, riscos da auto hemoterapia, riscos da hemoterapia, serviço de hematologia e hemoterapia, serviço de hemoterapia, significado de hemoterapia, sobre auto hemoterapia, sociedade brasileira de hematologia e hemoterapia, tecnica de hemoterapia, tecnico de hemoterapia, tecnico de hemoterapia o que faz, tecnico em hemoterapia, tecnico em hemoterapia faz o que, técnico em hemoterapia o que faz, técnico hemoterapia, tecnico hemoterapia o que faz, terapia auto hemoterapia, terapia hemoterapia, tratamento auto hemoterapia, tratamento com auto hemoterapia, tratamento com hemoterapia, tratamento de autohemoterapia, tratamento de hemoterapia, tratamento hemoterapia, tudo sobre auto hemoterapia, tudo sobre hemoterapia, videos auto hemoterapia, www auto hemoterapia com br, www autohemoterapia