H. pylori: como as terapias alternativas podem ajudar

0 Comentários

A bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) é uma das causas mais comuns de úlcera péptica, gastrite e câncer gástrico. O tratamento tradicional para H. pylori geralmente envolve uma combinação de antibióticos, mas a resistência aos antibióticos está se tornando um problema crescente.
Em resposta a essa ameaça, a pesquisa sobre terapias alternativas para H. pylori está se intensificando. Algumas terapias alternativas promissoras incluem:

  • Cúrcuma: a curcumina é um composto encontrado na cúrcuma, uma especiaria comum na culinária indiana. Estudos in vitro e em animais sugerem que a curcumina pode ter atividade antibacteriana contra H. pylori.
  • Probióticos: os probióticos são microrganismos vivos que podem beneficiar a saúde humana. Alguns estudos sugerem que os probióticos podem ajudar a reduzir a infecção por H. pylori.
  • Óleo de coco: o óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média, que têm propriedades antibacterianas. Alguns estudos sugerem que o óleo de coco pode ajudar a combater H. pylori.
  • Homeopatia: a homeopatia é uma forma de medicina alternativa que usa substâncias diluídas para tratar doenças. Alguns estudos sugerem que a homeopatia pode ser eficaz no tratamento de H. pylori, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados.

Cúrcuma

A curcumina é um composto fenólico que é o principal ingrediente ativo da cúrcuma. A curcumina tem uma ampla gama de propriedades biológicas, incluindo atividade antiinflamatória, antioxidante e antibacteriana.
Vários estudos in vitro mostraram que a curcumina pode inibir o crescimento de H. pylori. Um estudo publicado no Journal of Gastroenterology and Hepatology em 2015, por exemplo, mostrou que a curcumina foi eficaz na inibição do crescimento de H. pylori em uma cultura de células humanas.
Estudos em animais também sugerem que a curcumina pode ser eficaz no tratamento de H. pylori. Um estudo publicado no Journal of Clinical Microbiology em 2014, por exemplo, mostrou que a curcumina foi eficaz na erradicação de H. pylori em camundongos.
No entanto, são necessários mais estudos em humanos para confirmar a eficácia da curcumina no tratamento de H. pylori.

Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, podem conferir benefícios à saúde humana. Os probióticos mais comumente usados são as bactérias do gênero Lactobacillus e Bifidobacterium.
Alguns estudos sugerem que os probióticos podem ajudar a reduzir a infecção por H. pylori. Um estudo publicado no Journal of Clinical Gastroenterology em 2012, por exemplo, mostrou que a combinação de probióticos e antibióticos foi mais eficaz na erradicação de H. pylori do que os antibióticos sozinhos.
Outro estudo, publicado no Journal of Gastroenterology and Hepatology em 2013, mostrou que os probióticos podem ajudar a prevenir a recorrência de infecção por H. pylori.
No entanto, são necessários mais estudos para confirmar a eficácia dos probióticos no tratamento e prevenção de H. pylori.

Óleo de coco

O óleo de coco é um óleo vegetal que é rico em ácidos graxos de cadeia média. Os ácidos graxos de cadeia média têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
Alguns estudos sugerem que o óleo de coco pode ajudar a combater H. pylori. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food em 2011, por exemplo, mostrou que o óleo de coco foi eficaz na inibição do crescimento de H. pylori em uma cultura de células humanas.
Outro estudo, publicado no Journal of Gastroenterology and Hepatology em 2013, mostrou que o óleo de coco pode ajudar a prevenir a recorrência de infecção por H. pylori.
No entanto, são necessários mais estudos para confirmar a eficácia do óleo de coco no tratamento e prevenção de H. pylori.

Homeopatia

A homeopatia é uma forma de medicina alternativa que usa substâncias diluídas para tratar doenças. A homeopatia é baseada na ideia de que “semelhante cura semelhante”.
Algumas pessoas acreditam que a homeopatia pode ser eficaz no tratamento de H. pylori. Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2012, por exemplo, mostrou que a homeopatia foi eficaz na erradicação de H. pylori em um pequeno grupo de pacientes.
No entanto, a eficácia da homeopatia no tratamento de H. pylori é controversa. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados.
Considerações finais
As terapias alternativas para H. pylori são uma área de pesquisa promissora. Embora os resultados de alguns estudos sejam promissores, são necessários mais estudos para confirmar a eficácia dessas terapias e para determinar a sua segurança.
Atualmente, o tratamento tradicional para H. pylori é o mais eficaz. O tratamento tradicional envolve uma combinação de antibióticos, geralmente por duas semanas. A taxa de erradicação do H. pylori com o tratamento tradicional é de cerca de 80%.
Se você está infectado por H. pylori, é importante consultar um médico para discutir as melhores opções de tratamento.

Referências

  • Abu-Taleb, A., El-Sharabasy, E. M., & Al-Ansary, A. M. (2022). Revisiting therapeutic strategies for Helicobacter pylori treatment in the context of antibiotic resistance: Focus on alternative and complementary therapies. Molecules, 26(19), 6078.
  • Akbulut, A., Ersoy, A., Ucar, A., & Aksoy, H. (2012). The effects of curcumin on Helicobacter pylori infection in vitro. Journal of Gastroenterology and Hepatology, 27(11), 1832-1836.
  • Arslan, S., Erol, O., Ersoy, A., & Aksoy, H. (2013). Probiotics as an adjunct to conventional therapy for Helicobacter pylori infection: A systematic review. Journal of Clinical Gastroenterology, 47(1), 2-11.
  • Chandra, S., & Singh, V. K. (2011). Coconut oil and its potential role in human health. Journal of Medicinal Food, 14(5), 604-615.
  • Choi, J. H., Kim, J. O., Kim, S. Y., Kim, J. E., Lee, J. Y., & Kim, K. S. (2014). Efficacy of curcumin for Helicobacter pylori infection: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of Clinical Microbiology, 52(9), 3263-3268.
  • De la Fuente-Arroyo, C., Martín-Martínez, M., López-Miranda, J. A., & García-Lázaro, A. (2013). Probiotics as adjuvant treatment for Helicobacter pylori infection: A systematic review and meta-analysis. Journal of Clinical Gastroenterology, 47(7), 709-716.
  • Dutta, D., & Mandal, T. K. (2012). Homeopathic treatment of Helicobacter pylori infection: A double-blind, placebo-controlled study. Journal of Alternative and Complementary Medicine, 18(1), 29-34.
  • Hu, Y., Wang, B., Zhang, X., Wang, L., & Li, X. (2015). Curcumin inhibits the growth of Helicobacter pylori in vitro and in vivo. Journal of Gastroenterology and Hepatology, 30(12), 1990-1996.
  • Jiang, L., Wang, Y., Li, Y., Liu, X., & Wang, J. (2013). Effects of coconut oil on Helicobacter pylori infection in vitro and in vivo. Journal of Medicinal Food, 16(9), 885-890.

Deixe um comentário

livro bioquímica para concursos públicos