Cursos

Curso de Vigilância Sanitária

Curso Online
Cursos Online
  • Certificado: 60 horas certificadas .
  • Duração: 60 horas
  • Local: Curso Online
  • Público:

    Estudantes e profissionais dos cursos de Biologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Farmácia, bem como todos os demais interessados.

Detalhes do Curso

Mais de 47 Cursos

Apresentação do Curso

O conceito de Vigilância Sanitária (VISA) advém da Europa, dos séculos XVII e XVIII e no Brasil dos séculos XVIII e XIX, com o surgimento da “polícia sanitária”, que fiscalizava o exercício da profissão médica, combater o charlatanismo e exercer o saneamento da cidade, fiscalizar as embarcações, os cemitérios e o comércio de alimentos, com o objetivo de vigiar a cidade para
evitar a propagação das doenças.

Objetivo

O objetivo do curso de Vigilância Sanitária é fornecer conhecimentos sobre a história as Saúde Pública no Brasil até a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e formação do atual Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, compreendendo seus diversos campos de atuação, bem como nas ações de vigilância em saúde de bens, produtos e serviços relacionados à saúde e gestão administrativa em VISA

Público Alvo

Estudantes e profissionais dos cursos de Biologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Farmácia, bem como todos os demais interessados.

Professor

Profa. Dra. Simone Aquino

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Botucatu) em 1990. Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos e Processos Industriais de Produtos Alimentares e em Física de Radiações Ionizantes, aplicada à Vigilância Sanitária, pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Obteve o grau de mestre e doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN / CNEN-USP), em 2004 e 2007, respectivamente, na área de Tecnologia Nuclear Aplicações (microbiologia), com o uso da radiação gama na descontaminação de fungos e degradação de micotoxinas em alimentos, plantas aromáticas e em plantas medicinais. Atuou como sanitarista no controle de qualidade de empresas do ramo alimentício (1997 a 2000) e trabalhou na área de fiscalização de alimentos em vigilância sanitária e como diretora de vigilância em saúde, nos municípios de Caieiras e Francisco Morato (2001-2005). Atuou como Micologista no Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, de 2006 a 2009 e como Médica Veterinária na Coordenadoria de Defesa Animal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, desenvolvendo pesquisas em microbiologia ambiental em projetos com fungos ambientais e contaminantes de iscas rodenticidas no departamento de Proteção Ambiental e Vegetal do Instituto Biológico de São Paulo de 2009 a 2011. Desde 2011 é Professora Universitária em Tempo Integral (TI) e Dedicação Exclusiva (DE) da Universidade Nove de Julho, ministrando a disciplina de Microbiologia e Micologia Médica para o curso de graduação de Biomedicina e Farmácia. Foi Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde da UNINOVE (PMPA- GSS) e atuou como líder da Linha de Pesquisa 2 (2013-2015) e líder da Linha 1 (2015 - 2016). Também foi Editora Adjunta da Revista de Gestão em Sistemas de Saúde (RGSS) da Universidade Nove de Julho (vigência janeiro de 2015 a agosto de 2016). Atualmente é Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Editora Acadêmica do Journal of Advances in Microbiology. Realiza pesquisas voltadas para a área de vigilância em saúde ambiental e saúde pública nos setores específicos como: vigilância sanitária; microbiologia ambiental, alimentar e clínica; biossegurança laboratorial; gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; vigilância ambiental; biorremediação; tecnologia nuclear aplicada ao controle de microrganismos; processos e serviços de interesse à saúde, farmacovigilância, tecnovigilância, tecnologias aplicadas à saúde. Possui projeto vigente CNPq Chamada Universal Processo n 446122/2014-9 sobre gerenciamento de resíduos de saúde (perfurocortantes gerados em domicílios).

Programa do Curso

Módulo 1 – Aulas

– Uma breve história da Saúde Pública no Brasil
– Lei nº 8080 de 1990 e Criação do Sistema Único de Saúde
– Administração Pública o e Poder de Polícia Sanitária
– Criação da ANVISA e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
– Sistema Estadual de Vigilância Sanitária
– Atuação da VISA Estadual e Municipal

Módulo 2 – Atividades Complementares

Módulo 3 – Questionário Avaliativo

Certificado

60 horas certificadas

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito (pode ser parcelado em até 12x) ou boleto bancário.

IBAP NEWSLETTER

Faça parte da nossa sala VIP e receba
informações sobre os Cursos do IBAP