Cursos

Curso de Perícia Criminal: Bioquímica Forense

Cursos Presenciais
  • Certificado:

    Os certificados de participação serão entregues ao final do curso (10 horas de ATIVIDADES COMPLEMENTARES). Obs: Para ter direito ao Certificado de Participação, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.

    .
  • Duração: 10 horas
  • Público: Profissionais graduados ou estudantes das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Biotecnologia, Medicina, Direito e áreas afins.

Detalhes do Curso

Apresentação do Curso

A utilização de técnicas laboratoriais para identificação de fluidos biológicos em evidências de crimes e a posterior individualização das mesmas, através do confronto genético, tem se tornado ferramenta muito requisitada para a elucidação de crimes das mais diversas áreas.
Peritos criminais estudam manchas de sangue, sêmen, pelos, entre outros vestígios biológicos, para auxiliar na determinação da autoria e dinâmica dos crimes.

Objetivo

Apresentar conceitos e técnicas de identificação e individualização de fluidos biológicos (sangue, sêmen, pelos, tecidos humanos, entre outros) em vítimas, vestes e local de crime, evidenciando as particularidades da bioquímica e genética no contexto forense brasileiro e internacional.

Público Alvo

Profissionais graduados ou estudantes das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Biotecnologia, Medicina, Direito e áreas afins.

Professor

Luciellen d’Avila Giacomel Kobachuk

Bacharel em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Pública com ênfase em Perícia Criminal pela Facear/PR. Mestre em Genética pelo Programa de Pós Graduação em Genética da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Perita Oficial Químico Legal da Polícia Científica do Paraná, desenvolvendo suas atividades nos Laboratório de Genética Molecular Forense e Bioquímica Forense. Tem experiência em perícias de pesquisa de vestígios biológicos (sangue, sêmen e pelos) e análise de confronto genético.

Programa do Curso

Bioquímica Forense – Introdução

– As Ciências Forenses: conceitos e aplicações
– Cadeia de Custódia de amostras biológicas
– Procedimentos de coleta, armazenamento e transporte de evidências biológicas

 

Bioquímica Forense- Técnicas de identificação de fluídos biológicos em vestígios de crimes

– Pesquisa de sêmen
– Pesquisa de Sangue, Sangue humano e Sangue latente (Luminol);
– Pesquisa de Pelo humano

Genética Forense – Introdução

– Histórico da Genética Forense no contexto internacional
– Aplicações (homicídios, violência sexual e identificação humana

 

Genética Forense – Métodos Laboratoriais

– Técnicas de extração de ácidos nucleicos
– Técnica de quantificação de DNA
– Técnicas de amplificação de STRs de uso forense
– Eletroforese para análise de STRs

 

Genética Forense – Análise de Dados

– Análise Estatística
– Banco de Perfis Genéticos

 

Genética Forense – Aplicações
– Relato de casos reais

Certificado

Os certificados de participação serão entregues ao final do curso (10 horas de ATIVIDADES COMPLEMENTARES). Obs: Para ter direito ao Certificado de Participação, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.

IBAP NEWSLETTER

Faça parte da nossa sala VIP e receba
informações sobre os Cursos do IBAP