Cursos

Curso de Curso de Perícia Criminal: Genética Forense: Da Cena do Crime ao DNA (Heitor)

Cursos Presenciais
  • Certificado: Certificados de participação de 10 horas de ATIVIDADES COMPLEMENTARES.  Nossos cursos e certificados são aceitos e reconhecidos em todo o território nacional! Obs: Para ter direito ao Certificado de Participação, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 75% da carga horária total do curso .
  • Duração: 10 horas
  • Público: Docentes, estudantes e profissionais da área de saúde, bem como todos os demais interessados no tema.

Detalhes do Curso

Apresentação do Curso

A Genética Forense é uma ciência pautada nos conhecimentos e técnicas da genética e da biologia molecular que visa auxiliar na identificação humana na esfera jurídica e na elucidação de crimes. O Curso de Genética Forense, Identificação Humana por DNA na Esfera Cível e Criminal traz aos alunos um aprofundamento dos conhecimentos relacionados ao uso da molécula de DNA aplicados nas Ciências Forenses, desde a sua obtenção através dos protocolos periciais em locais de crime, até os fundamentos das técnicas para análise e laudo pericial. Considerando que a análise do DNA apresenta hoje uma grande importância e confiabilidade na forma identificação humana, o curso visa demonstrar a sua aplicabilidade de forma criteriosa, o cuidado na coleta, armazenamento e manipulação das amostras para garantir a validade da análise.

Objetivo

Integrar o conhecimento adquirido nas disciplinas curriculares com os da área Forense, enfatizando o Laboratório de Genética Molecular Forense. O curso será teórico, contemplando conhecimentos básicos de genética, biologia molecular, ensinamento de todas as etapas de uma perícia em um laboratório de Biologia Molecular, bem como, a discussão de casos reais.

Público Alvo

Docentes, estudantes e profissionais da área de saúde, bem como todos os demais interessados no tema.

Programa do Curso

– Visão geral e história da genética forense

– Bases bioquímicas, moleculares e populacionais da genética forense

– Marcadores genéticos

– Coleta, armazenamento e caracterização de vestígios biológicos

– Extração do DNA

– Quantificação e amplificação do DNA

– Genotipagem, interpretação e análise estatística dos dados

– Bancos de dados de DNA

– Desafios na análise de DNA forense

– Atividade prática

Certificado

Certificados de participação de 10 horas de ATIVIDADES COMPLEMENTARES.  Nossos cursos e certificados são aceitos e reconhecidos em todo o território nacional! Obs: Para ter direito ao Certificado de Participação, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 75% da carga horária total do curso

IBAP NEWSLETTER

Faça parte da nossa sala VIP e receba
informações sobre os Cursos do IBAP