Manipulação de Medicamentos: o que faz um Farmacêutico Magistral

09 ago
Postado por IBAP Cursos Categoria: Blog

 

Pouco conhecida da população em geral, o farmacêutico magistral é um profissional fundamental na indústria farmacêutica e que exige qualificação técnica, profissionalismo e muita dedicação para se manter constantemente atualizado sobre as novas técnicas e tendências do mercado.

Com o crescimento do setor das farmácias de manipulação de medicamentos, esse profissional tem se tornado cada vez mais requisitado. Porém, encontrar manipuladores que agreguem competência técnica e experiência tem sido bastante complicado, o que tem resultado em muitas vagas não preenchidas.

Se você se interessa pelo setor farmacêutico e também de cosméticos, que tal descobrir um pouco mais sobre a profissão?

 

O que faz um farmacêutico magistral?

O farmacêutico Magistral é quem irá transformar as substâncias químicas em medicamentos ou cosméticos, através de um processo quase totalmente artesanal, que visa atender os pacientes, seguindo fielmente à prescrição médica.

É o farmacêutico quem irá realizar a pesagem das fórmulas, a encapsulação e a conferência final das fórmulas. O profissional também poderá atuar no atendimento ao cliente, na área gerencial, na visitação médica e no departamento de compras.

 

Quais as características esperadas de um farmacêutico magistral?

Para começar a atuar nessa área é preciso ter aptidão para química, física e bioquímica. Compreender sobre cálculos, fórmulas farmacêuticas, pesagem das matérias primas, formas de encapsulação e as diferentes formas de manipulação para xaropes, géis, pomadas, xampus, sachês, etc.

Além dos conhecimentos técnicos, o profissional também deve ser atento ao trabalho, ter um bom poder de concentração, ter boa coordenação motora para manusear as ferramentas do laboratório, saber dialogar e compreender as necessidades do paciente, estar atento às normas de higiene e a legislação básica do setor, compreender sobre os cuidados de segurança que envolvem a rotina em um laboratório, ser criativo, dinâmico e gostar de estudar e se aperfeiçoar, já que a área demanda estudos rotineiros e constante atualização.

Como é o mercado para o farmacêutico magistral?

A indústria farmacêutica tem crescido mundialmente, e, com ela, também tem aumentado a demanda pelas farmácias de manipulação de medicamentos. Médicos, dentistas e até médicos veterinários têm indicado aos seus pacientes remédios manipulados e soluções cosméticas para diversos problemas como deficiências de vitamina, problemas capilares e de pele, doenças psíquicas e muito mais.

Além disso, muitas pessoas têm buscado manipular seus medicamentos devido aos preços mais acessíveis – quando comparados aos da indústria farmacêutica tradicional- e também pela possibilidade de utilização de fórmulas personalizadas, que atendam às suas demandas específicas.

Como farmacêutico magistral, você poderá atuar em laboratórios de farmácia de manipulação, no controle de qualidade, em laboratórios de produção e na área de pesquisa e desenvolvimento das indústrias de cosméticos, de produtos saneantes, medicamentos e alimentos.

Já deu para notar que as possibilidades de atuação são muito amplas, não é mesmo? Mas, não é só isso. Muitos profissionais estão sendo atraídos para o setor, devido a possibilidade de crescimento na carreira. Já que, com tempo, dedicação e qualificação, você poderá se tornar comprador de uma farmácia de manipulação, gerente e até empreendedor do ramo.

Mas, para conseguir boas vagas é preciso se qualificar, pois o mercado é exigente e requer do profissional conhecimentos técnicos específicos e atualização constante.

 

Quanto ganha um farmacêutico magistral?

O piso  salarial dos farmacêuticos magistrais podem ser diferentes dependendo do seu local de atuação, jornada de trabalho e benefícios. O salário médio costuma ser de R$ 2.945,00 a R$3.790,00 no estado de São Paulo.

Como é o Curso de Manipulação de Medicamentos do IBAP?

Se você está pensando em investir no setor é preciso estar preparado para se qualificar. Mesmo para quem já atua na área como pequenos e médios empresários, gestores e gerentes de farmácias de manipulação e farmacêuticos, realizar cursos específicos de manipulação de medicamentos e cosméticos é altamente indicado.

Somente através dos cursos, você poderá compreender melhor sobre as especificidades da manipulação de fórmulas farmacêuticas, as boas práticas de manipulação, os cálculos voltados para farmácia de manipulação e a legislação específica para o setor.

Para quem busca entrar nesse ramo, os cursos de capacitação são fundamentais, pois, somente a partir deles você terá noção da técnica aplicada e das características fundamentais da manipulação de medicamentos.

Devo investir na profissão?

Se você gosta do setor de farmácia, ou já atua nele, essa é uma ótima possibilidade de expansão da sua carreira, pois abrirá novas oportunidades de emprego. Além disso, com a ampliação contínua do setor de farmácias de manipulação, novas vagas estão sendo abertas.

A área de manipulação de medicamentos e cosméticos é um setor que carece de profissionais capacitados e que oferece muitas oportunidades de crescimento.

Por isso, se você pensa em iniciar uma carreira nesse setor, que tal começar a investir em uma qualificação? Hoje, você pode encontrar várias formas de se qualificar, até mesmo à distância. Então, comece hoje mesmo a se preparar para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.