armazenamento do leite materno amamentação

Como deve ser feito o armazenamento do leite materno?

13 jan
Postado por Marina Caxias Categoria: Blog

A mulher moderna que possui uma agenda repleta de compromissos ou mesmo a que possui leite em excesso, normalmente possui dúvidas sobre como deve ser feito o armazenamento do leite materno. Essa é a sua também?
Em nosso artigo de hoje, iremos dar todas as dicas pertinentes em como deve ser feito o armazenamento do leite materno, seja ele tirado com bomba ou manualmente, confira.
Seja ele tirado como for, o leite materno precisa ser colocado em recipientes próprios para isso. Você encontra facilmente em farmácias, ou caso prefira pode ser colocado em sacos ou frascos, previamente esterilizados em sua casa. E depois, precisam ser colocados na geladeira, freezer ou congelador.it
Como já falamos em outros artigos, o leite materno é o alimento mais completo, auxiliando no crescimento, evitando doenças, alergias e mesmo quando congelado, permanece muito mais saudável do que qualquer outro tipo de leite. É por esse grande motivo que todo o leite não pode ser, de jeito algum, desperdiçado.

 

Como efetuar a retirada do leite materno

Para quem deseja armazenar o leite materno, precisa também saber como é a melhor maneira de efetuar a retirada do leite materno. É o que iremos explicar a seguir.
Você precisa se manter bem confortável, prenda os cabelos e retire o sutiã para ficar mais à vontade. Lave muito bem as mãos, com água e sabão neutro. Uma boa dica antes de efetuar a retirada, é massagear as mamas com os dedos, fazendo movimentos circulares em torno das aréolas.
Para retirar o leite manualmente, coloque o frasco bem abaixo da mama, fazendo uma leve pressão, até que comece sair gotas de leite. E em casos de utilizar a bomba, coloque-a na mama e espere que o leite saia.
Não se esqueça de logo após a retirada do leite, colocar um aviso com data e hora que foi retirado, no recipiente que irá alocá-lo. Assim se tornará muito mais simples para quem irá oferecer o leite para o bebê, principalmente no quesito “fresco” do leite ou não.

 

Quando devo retirar o leite?

armazenamento do leite materno amamentação com segurança

Mulheres que produzem muito leite, devem sempre armazená-lo, pois como já falamos anteriormente é o melhor alimento para qualquer bebê. Dessa maneira, é muito importante retirar o leite somente depois que o seu bebê terminar a mamada. A dica é começar a fazer a retirada um mês antes de retornar as atividades normais, assim o seu corpo irá produzir o leite de maneira gradativa, aumentando o volume que o seu bebê já era acostumado a mamar.

 

Existe um tempo de validade para o armazenamento do leite materno?

O leite materno pode tranquilamente, ficar armazenado por até 48 horas na geladeira, mas caso seja congelado, o período aumenta para até 3 meses.
Em caso de geladeira, a dica é deixar o leite na primeira prateleira e de jeito algum na porta. Quando abrimos a porta da geladeira ou mesmo do congelador, aumentamos a temperatura, prejudicando na qualidade do leite materno.
O conselho é evitar abrir ambos com frequência, ou então, pensar em utilizar uma refrigeração separada para o armazenamento do leite materno.

 

Qual o melhor recipiente para armazenar o leite materno?

O leite que será retirado, precisa ser guardado em recipientes próprios, como já citamos anteriormente. O melhor é comprar em farmácias, pois já são esterilizados, possuem boa selagem e são bem fechados.
Caso deseje, poderá armazenar o leite em frascos de vidro, previamente esterilizados e com tampas de plásticos. Um bom exemplo são os frascos de Nescafé ou aqueles sacos de congelação. Sempre os guardando em congeladores, freezers e geladeiras.
Encha bem os recipientes, deixando somente 2 cm abaixo da borda. Você pode colocar no mesmo recipiente o leite de diferentes mamadas, até que complete totalmente o seu volume. Lembre-se de registrar no frasco a data que tenha sido feita a primeira retirada!

 

Como transportar o leite armazenado?

A dica para quem precisa retirar o leite, armazená-lo e depois transportá-lo para o trabalho, passeios ou viagens, é utilizar sacos térmicos, renovando o mesmo a cada 24 horas, no máximo.

 

Descongelando o leite armazenado

Para poder descongelar o leite que foi armazenado, é preciso:
Utilizar sempre o leite que está armazenado há mais tempo, e deverá ser utilizado em até 24 horas após o descongelamento. A dica é retirar o leite algumas horas antes de utilizá-lo, para que ele descongele na geladeira ou em temperatura ambiente.
Pode também aquecer o leite em banho-maria, para isso, coloque o frasco de leite armazenado em uma panela com água morna e aqueça. E caso o recipiente possua mais volume do que o seu bebê realmente irá beber, aqueça sempre somente a quantidade que será consumida e guarde o restante por até 24 horas na geladeira.
Caso o leite não seja utilizado neste período de 24 horas, deverá ser dispensado, pois não poderá ser congelado novamente.
Não aqueça o leite diretamente no micro-ondas e nem no fogão, pois o aquecimento não irá ocorrer de maneira uniforme, causando até ferimentos na boca do seu bebê, além de destruir todos os nutrientes e proteínas do seu leite materno.
Viu como é simples armazenar o leite materno? Com essas dicas você acerta no armazenamento, garante a qualidade de seus nutrientes e poderá oferecer seu leite em situações de emergência para o seu bebê.
E quem sabe, por que não pensar em ajudar outros bebês que não tiveram a oportunidade de se beneficiarem do aleitamento materno? Existem diversos pontos de doação, e certamente, você fará um bem e tanto!

 

Você também vai gostar de ler:

Até quando eu devo amamentar o meu bebê?

 

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.