alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Alimentos termogênicos: descubra aqui mais de 20 alimentos que aceleram o metabolismo [e que você tem na sua casa]

22 jun
Postado por Prof. Dr. Victor Proença Categoria: Blog

Todo tipo de alimento ingerido utiliza energia para que seja feito o processo de digestão, dessa forma, elevando a temperatura corporal, e, de certa maneira, acelerando o metabolismo. No entanto, existe alguns alimentos específicos que demandam maior energia para serem metabolizados pelo organismo do que outros, onde o metabolismo é forçado a trabalhar mais aceleradamente, devida a estímulos que eles efetuam para que a atividade do sistema nervoso simpático seja aumentada, sendo chamados de alimentos termogênicos.

 

Termogênese

Esses alimentos são assim chamados devido à termogênese que eles realizam no corpo. A termogênese é o termo usado para definir o gasto energético aumentado, relacionado aos processos de absorção, digestão, metabolismo, uso e estocagem do alimento. Ou seja, é caracterizada pelo calor em que a energia se transforma ao nível dos tecidos corporais.

alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

O que são alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam maior dificuldade ao organismo de serem digeridos e metabolizados, consumindo maior quantidade de calorias nesse processo. Isso corresponde a valores de 10% a 15% do gasto energético total, nos mostrando a relevância de sua função na manutenção do balanço energético e do peso corporal.

A ação desse tipo de alimento pode variar de acordo com a composição no plano alimentar, onde apresenta maiores efeitos após a ingesta de carboidrato e proteína do que depois do consumo de gorduras. Enquanto o carboidrato possui 25% de perda ao ser convertido em gordura para ser armazenado, a gordura, ao ser metabolizada, apresenta apenas 4% de perda.

 

Ação termogênica

Ao unir esses alimentos com condimentos, essa ação termogênica é prolongada, permitindo que mais calorias sejam perdidas em menos tempo. Nesse contexto, preparações onde a pimenta ou mostarda são acrescentadas elevam, de maneira significativa, a taxa metabólica. Além disso, a cafeína e a temperatura fria intensificam ainda mais a ação termogênica dos alimentos.

 

Alimentos termogênicos e perda de peso

Muito procurados para a perda de peso, os alimentos termogênicos devem ser associados à atividade física e à alimentação balanceada para que seus efeitos sejam potencializados e para que traga resultados satisfatórios. É importante que sejam consumidos de maneira moderada e correta, de acordo com as necessidades individuais e sempre com acompanhamento do profissional nutricionista.

 

Alimentos termogênicos e o sono

Por aumentar a atividade do metabolismo, os alimentos termogênicos não são indicados para consumo no período da noite, pois pode ser prejudicial ao sono. A ingestão em excesso desse tipo de alimento pode trazer sintomas como tontura, vertigem, cefaleia, insônia e distúrbios gastrointestinais. Pessoas com patologias cardíacas, gástricas, hipertensão e disfunções na glândula tireoide devem ter atenção redobrada ao consumir alimentos termogênicos, pois, devido ao seu efeito metabólico, podem trazer consequências a portadores desses tipos de doença.

 

Alimentos termogênicos e o sistema imune

Além de aumentar o metabolismo, esses alimentos também possuem outros benefícios como auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, facilitar a circulação sanguínea, prevenir câncer de ovário e cólon, reduzir gases, auxiliar no emagrecimento, reduzir a gordura corporal e facilitar a digestão.

 

Quais alimentos termogênicos temos em nossa casa?

Os mais conhecidos são: gengibre, mostarda, pimenta vermelha, vinagre de maçã, vegetais fibrosos como acelga, brócolis e couve, por exemplo, aspargos, laranja, kiwi, guaraná, café, chá verde, linhaça, gorduras vegetais como o óleo de coco, derivados de chocolate, alimentos que contém Ômega-3 como salmão, bacalhau, sardinha, anchova, arenque, entre outros e alimentos que contém ácido linoleico conjugado como, por exemplo, carne de peru, carne bovina e certos laticínios.

canela alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Canela

A canela é um item muito fácil de acrescentar nas preparações e comidas do dia a dia, consumida frequentemente com banana, mingau, sobremesas, saladas de frutas, bolos, tortas, shakes e em frutas em geral. Além de termogênica, a canela é uma ótima fonte de ferro, cálcio, manganês, fibras e ainda tem ação antioxidante, ou seja, previne as ações prejudiciais dos radicais livres no organismo e o envelhecimento precoce.

gengibre alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Gengibre

O gengibre é uma raiz poderosa que pode ser consumida de várias formas na rotina. Possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de gripes, tosse, rouquidão, dor de garganta, náuseas, enjoos e constipação devido às substâncias que constituem o gengibre como óleo essencial, felandreno, zingerona e zingibereno. Essa raiz também é rica em cobre, vitamina B6, magnésio e potássio.

chá verde alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Chá verde

O chá verde pela sua forma de consumo e pelo seu rápido efeito diurético é um dos alimentos termogênicos mais utilizados. Além disso é antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento e auxilia na redução de gorduras. Por conter catequinas e bioflavonoides, que são elementos que impedem o desenvolvimento de alterações celulares que originam os tumores, também previne o surgimento de câncer.

Outra capacidade do chá verde é reduzir as taxas do colesterol LDL, tornando artérias e veias mais fortalecidas e, consequentemente, evitando doenças no sistema cardíaco e circulatório devido à presença de tanino na composição do chá.

café alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Café

O café é uma bebida conhecida mundialmente pelo sabor e pela capacidade de “acordar” ou despertar, graças à um ingrediente ativo chamado cafeína, que faz parte de um conjunto de substâncias conhecidos como metilxantinas. Esse tipo de substância possibilita a estimulação do sistema nervoso central, que eleva o estado de alerta a curto prazo, daí o efeito de despertar.

Além disso, a cafeína possui várias outras propriedades como melhora no desempenho físico e mobilização das células de gordura armazenadas no nosso corpo para o sistema sanguíneo, onde irá ser utilizada como fonte de energia. A cafeína não está apenas presente no café, mas também em outros tipos de comida e bebida, e no café, também existem outros nutrientes como zinco, ferro, potássio e magnésio.

pimenta vermelha alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Pimenta vermelha

Pimenta vermelha, facilmente adicionada à rotina alimentar, é um condimento de grande valor que traz sabor e textura apimentada que combina com diversos tipos de pratos e alimentos. Além de termogênica, ela possui um mecanismo de ação que se inicia quando colocamos o alimento picante na boca e permanece a sensação de ardência, o cérebro libera endorfina sob a estimulação de “apagar o fogo”, aumentando o nível de bem-estar, reduzindo enxaquecas, dores crônicas de cabeça e até mesmo depressão. Também é antioxidante e rica em vitamina C e flavonoides, o que permite que este alimento previna doenças como Alzheimer, diabetes, cataratas e câncer de próstata.

laranja alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Laranja

A laranja é mais um alimento rico e cheio de propriedades que além de acelerar o metabolismo melhora a formação de dentes e ossos, facilita a cicatrização de feridas, aumenta a resistência do organismo contra gripes e infecções e previne hemorragias.

vinagre de maçã alimentos termogênicos queimar gordura perder peso aumentar metabolismo

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é muito conhecido por ser um suplemento termogênico natural. Possui pectina em sua composição, uma fibra solúvel que favorece a digestão de gorduras e proteínas, atua na regulação da absorção dos açúcares e armazenamento de gorduras, auxiliando no aumento da sensação de saciedade. Além disso, é rico em uma grande variedade de minerais, vitaminas, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes benéficos ao organismo.

Os alimentos termogênicos agem de maneira coadjuvante na perda de peso, no entanto devem ser dosados de acordo com as necessidades individuais e hábitos de vida e alimentares de cada um. Apenas um nutricionista poderá te indicar quais são os melhores alimentos termogênicos para o seu corpo e a quantidade que você poderá consumir.

Quer saber mais sobre nutrição esportiva? Conheça nosso curso sobre o tema (clique aqui). Ou na imagem abaixo.

nutrição esportiva alimentos termogênicos aceleram metabolismo perda de peso

Referências

DIAS, Joelma Alves; FIGUEIRINHA, Maiara Oliveira. Alimentos termogênicos. Revista conexão, 2011. Acesso em: 14 nov. 2017.

passaporte ibapflix

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.