6 vagas para Biomédicos em Anápolis/GO

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A Prefeitura de Anápolis/GO publicou edital de concurso público com 6 vagas para Biomédicos. O Concurso é organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB. O Período de inscrições pela Internet vai de 07/12/2015 a 07/01/2016.

Veja abaixo as informações mais importantes para você se preparar.

Classe: Especialista em Saúde.

Cargo: Biomédico.

Requisito: Ensino superior completo em Biomedicina e registro profissional.

Vagas: 5

Vagas para PCD: 1

Carga Horária Semanal: 30h

Salário Base Inicial: R$ 1.977,03


Atribuições do Cargo

Supervisionar a coordenar análises físico-químicas nas áreas de microbiologia, parasitologia, imunologia, hematologia, uranálise e outros, bem como provas de incompatibilidade e pesquisas parasitárias de interesse para o saneamento do meio ambiente, realizando pesquisas científicas e levantamento epidemiológicos e auxiliando no controle de infecções. Planejar e executar pesquisas científicas em Instituições públicas e privadas na área de sua especialidade profissional; Assessorar autoridades de nível hierárquico superior em assuntos de sua competência; Investigar, identificar e procurar resolver os enigmas dos males humanos, através de observações, exames e testes feitos nos organismos; Atuar em equipes de saúde, nas atividades complementares de diagnósticos; Exercer análises clínico-laboratoriais nas diversas áreas do laboratório clínico, analisando seus respectivos laudos; Realizar serviços de hemoterapia (Banco de Sangue) através de análises de tipagem prova de incompatibilidade e pesquisas de parasitas; Participar de pesquisas de infecções hospitalares, como forma de prevenção nos surtos e endemias, no serviço de vigilância sanitária, realizando levantamentos epidemiológicos de vetores e parasitas; Realizar pesquisas sobre as formas de vida efetuando estudos e experiências com espécimes biológicos, para incrementar os conhecimentos científicos e descobrir suas aplicações em vários campos, como medicina e agricultura; Realizar pesquisas na natureza e em laboratório, estudar, evolução, funções, estrutura, distribuição, meio, semelhanças e outros aspectos das diferentes formas de vida, para conhecer todas as características, comportamento e outros dados importantes referentes aos seres vivos; Colecionar diferentes espécimes, conservando-os, identificando-os e classificando-os, para permitir o estudo da evolução e das doenças das espécies e outras questões; Realizar estudos e experiências de laboratório com espécimes biológicos, empregando técnicas como dissecação, microscópica, colaboração pôr substâncias químicas e fotografia, para obter resultados e analisar sua aplicabilidade; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Investigar, identificar e procurar resolver os enigmas dos enigmas dos males humanos através de observações, exames e testes feitos nos organismos e preparar informes sobre suas descobertas e conclusões; Ministrar treinamento, quando necessário, na sua área específica; Preparar relatórios; Desempenhar outras tarefas semelhantes.


Provas

Prova objetivo de caráter classificatório e eliminatório.

Data de Aplicação da Prova objetiva: 24/01/2016

Duração: 3h e 30 min

Disciplinas

– Língua Portuguesa: 15 questões com peso 1.

– Anápolis – aspectos históricos, geográficos e socioeconômicos: 5 questões com peso 1.

– Conhecimentos Básicos de Saúde Pública: 10 questões com peso 2.

– Conhecimentos Específicos: 20 questões com peso 3.

Total: 50 questões


Conteúdo Programático

NÍVEL SUPERIOR:

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

ANÁPOLIS – ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS:

História e povoamento de Anápolis. Base Aérea de Anápolis. Migração e núcleos de povoamento. Relevo, vegetação e hidrografia. DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis. Aspectos históricos e econômicos. Meio ambiente. Porto Seco do Centro-Oeste. Ferrovia Norte-Sul. Ligações Rodoviárias.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE PÚBLICA:

Constituição da República Federativa do Brasil – Saúde. Evolução das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde – SUS: conceitos, fundamentação legal, financiamento, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde (Lei nº 8.080/90 e Lei nº 8.142/90). Decreto nº 7.508 de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde – SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Lei nº 12.401, de 28 de abril de 2011, que altera a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Lei nº 12.466, de 24 de agosto de 2011, que acrescenta arts. 14-A e 14-B à Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, para dispor sobre as comissões intergestores do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e suas respectivas composições. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória. Participação popular e controle social. A organização social e comunitária. Os Conselhos de Saúde. Sistema de Informação em Saúde. Processo de educação permanente em saúde. Noções de planejamento em Saúde e Diagnóstico situacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Imunologia: Resposta imunológica. Enzimo-imuno-ensaio em micropartículas. Enzimoimunoensaio em microplacas. Metodologia de quimioluminescência. Metodologia de eletroquioluminescência. Metodologia de nefelometria. Síndrome da imunodeficiência humana (AIDS). Diagnóstico sorologicos em doenças infecciosas. Diagnósticos sorológicos em doenças autoimunes. Complexo de histocompatibilidade. Imunologia dos tumores. Marcadores sorológicos tumorais. Hematologia: Coleta, esfregaço e coloração em hematologia; Morfologia de hemácias e leucócitos; Contagem manual em câmara de hemácias e leucócitos; Dosagem de hemoglobina e determinação de hematócrito; Índices hematimétricos e contagem diferencial; Dosagem automatizada de hemácias, leucócitos e plaquetas; Coagulação, tempo de coagulação e tempo de sangramento; Coagulação, tempo de protombina e tempo de tromboplastina parcial ativada; Contagem de reticulócitos e velocidade de hemossedimentação. Bioquímica: métodos aplicados à Bioquímica e Imunoensaios. Sistemas analíticos e aplicação. Princípios básicos: fluorometria, fotometria, turbidime-tria, nefelometria, absorção atômica, eletroforese e imunoeletroforese; Carbohidratos, lipídeos, proteínas e aminoácidos; Eletrólitos e equilíbrio ácido básico; Avaliação da função hepática; Avaliação da função renal; Enzimas cardíacas. Microbiologia: Meios de culturas: classificação e utilização dos mais utilizados em Laboratório de Análises Clínicas; Esterilização em Laboratório de Análises Clínicas; Coleta e transporte de amostras clínicas para o exame microbiológico; Classificação morfológica das bactérias; Princípios da coloração de Gram e ZiehiNeelsen; Processamento das amostras para cultura de bactérias aeróbias; Processamento das amostras para cultura de micobactérias; Processamento das amostras para cultura de fungos; Teste de sensibilidade aos antimicrobianos (disco difusão, macro e microdiluição, E test.). Correlação clínico-laboratorial. Gerenciamento da qualidade laboratorial: validação e padronização de técnicas laboratoriais, coleta e preparação de materiais para análises laboratoriais. Processo de trabalho em laboratório. Administração de materiais em laboratório clínico. Controle de qualidade. Interferências sobre resultados dos exames. Biossegurança no trabalho de laboratório. Ética e responsabilidade do profissional de laboratório.

Para mais detalhes, acesse o edital de abertura clicando aqui.


Como estudar para esse concurso?

Uma das duas melhores técnicas de estudo (e aprendizagem) é realizar testes práticos sobre o assunto que você está estudando. Uma pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas, como grifar o texto, fazer resumo, ou ler e reler o texto.

No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer dezenas (ou centenas) de exercícios de provas anteriores, sobre os assuntos do conteúdo programático. Para facilitar o seu trabalho, separamos algumas provas da FUNCAB no cargo de Biomédico para que você possa conhecer melhor como são as questões das provas elaboradas pela banca.

Seguem abaixo.

Biomedico_FUNCAB_2010 (3)

Biomedico_FUNCAB_2010 (2)

Biomedico_FUNCAB_2010 (1)

Biomedico_FUNCAB_2010

Biomedico_FUNCAB_2014

Auditor_de_Saude_Biomedico_FUNCAB_2010

Analista_em_Saude_Biomedico_FUNCAB_2011

Biomedico_FUNCAB_2009

Bons Estudos!

estudo e memorização

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