Vagas para Biomédico em São Caetano do Sul

Vagas para Biomédico em São Caetano do Sul

10 jan
Postado por Categoria: Blog

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizará Concurso Público, sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas – CAIPIMES, para preenchimento de 1 vaga de Biomédico. Veja abaixo as principais informações, bem como algumas dicas para você se preparar para o concurso.

Emprego: Biomédico

Atribuições: Executar rotinas e procedimentos na área de biomedicina, conforme orientação superior, para atender as demandas específicas da sua área de atuação; realizar exames de Análises Clínicas; assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos; assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames prétransfussionais; realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos; realizar culturas, preparações citológicas e análises; assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais ou diretamente aos pacientes; executar trabalhos em parceria com químicos, bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos na busca da identificação de agentes causadores de doenças; atuar em bancos de sangue, análises de alimentos, exames citopatológicos, genética, reprodução humana, biologia molecular e exames de diagnóstico por imagem; executar outras atividades correlatas por determinação do superior imediato.

Vagas: 1 + 5 (cadastro de reserva)

Requisitos: Nível Superior completo em Biomedicina com registro no CRBM Ativo

Remuneração: R$2.049,75 + R$800,00 (gratificação SUS)

Carga horária semanal: 44 horas

Inscrição: até 17 de janeiro de 2016.

Prova: Para avaliar os inscritos será aplicada Prova Objetiva, com 5 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Políticas de Saúde e 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS GERAIS: O município de São Caetano do Sul: histórico, aspectos: geográficos, sociais, educacionais, econômicos, culturais e políticos. http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

Atualidades: Fatos políticos, esportivos, culturais, educacionais, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculados nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do edital da prova, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão.

POLÍTICAS DE SAÚDE: Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. Controle social no SUS. Determinantes sociais da saúde. Sistemas de informação em saúde. Diretrizes e bases da implantação do SUS. Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde – Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo. Doenças infectocontagiosas de notificação compulsória no Estado de São Paulo.

Conhecimentos Específicos – Biomédico: Hematologia, Coagulação e Citologia; Bioquímica e Urinálise; Sorologia, Imunologia e Hormônios; Aspectos técnicos de coleta, triagem de amostras, instrumentação de laboratório, fluxograma de execução de exames; Líquidos Biológicos: pleural, peritoneal, pericárdico, cefalorraqueano, sinovial, derrames císticos e cavitários; Diagnóstico Microbiológico das infecções bacterianas, fungicas e virais. Diagnóstico através de métodos moleculares. Gestão Laboratorial: recursos humanos, gerenciamento, abastecimento e planejamento de custos. Gestão da Qualidade e Acreditação: Controle interno e externo e sistematização de garantia da qualidade. Informática Médica: Estatística, sistema de informatização em laboratórios clínicos.

Outros detalhes podem ser conferidos no edital do concurso (clique aqui).

Como estudar para esse concurso?

Uma das duas melhores técnicas de estudo (e aprendizagem) é realizar testes práticos sobre o assunto que você está estudando. Uma pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas, como grifar o texto, fazer resumo, ou ler e reler o texto.

No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer dezenas (ou centenas) de exercícios de provas anteriores, sobre os assuntos do conteúdo programático. Para facilitar o seu trabalho, separamos algumas provas da CAIPIMES nos cargos Bioquímico e Analista de Laboratório para que você possa conhecer melhor como são as questões das provas elaboradas pela banca.

Seguem abaixo.

Bioquimico_CAIPIMES_2012

Analista_de_Laboratorio_Junior_CAIPIMES_2014

Bons Estudos!

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.