vacina

Vacina conjugada

14 set
Postado por Categoria: Blog

Como existem diversos tipos de microrganismos que podem infectar um organismo, os tipos de vacinas são igualmente diferenciados, a vacina conjugada está entre um desses tipos.

O ciclo de vacinação consiste em um meio de prevenir, resistir e até mesmo tratar uma doença. Porém, em essência, a vacinação tem como função primordial a prevenção de uma doença através do fortalecimento do sistema imunológico, garantindo maior resistência ao corpo.

A vacina conjugada é um tipo específico de vacina desenvolvida especialmente para o combate de bactérias encapsuladas. Esse tipo de bactéria tem uma membrana protetora em torno da sua estrutura celular, por isso o nome “encapsulada”. Essas cápsulas são feitas de polissacarídeos, o que garante maior resistência da bactéria contra o sistema de defesa imunológico humano.

Por causa disso, na hora de produzir uma vacina contra as bactérias encapsuladas, é preciso envolver a capsula protetora com uma proteína para que os anticorpos consigam penetrar na bactéria, a destruindo e garantindo a saúde do indivíduo vacinado.

Esse é um ponto muito importante da vacinação: não é a vacina que combate as bactérias/vírus, mas sim os anticorpos. No caso da vacina conjugada, nós estamos falando especificamente de bactérias. A vacina tem a função de estimular o sistema imunológico a produzir o anticorpo propício a esse tipo de bactéria mais resistente.

Não é responsabilidade da vacina combater a doença, a vacina evita a doença ao garantir que o sistema imunológico seja autômato em suas capacitações defensivas. Mesmo que algumas vacinas possam ser usadas para o combate direto de doenças, o objetivo principal de sua fabricação é a prevenção.

A vacina conjugada e o Hemófilos Tipo B

vacina

A vacina conjugada, como é de ser esperado, atua com diversos tipos de doenças. Só de pneumonia é possível combater até 23 tipos dessa doença. Para explicar a aplicação do ciclo de dosagem da vacina conjugada, o exemplo utilizado será a vacina Hemófilos Tipo B (Haemophilus influenzae do tipo B), que atua contra mais de um tipo de doença provocada por bactérias encapsuladas.

Preparada com o polissacarídeo capsular purificado do Haemophilus influenzae tipo B, essa vacina é indicada para crianças que estão entre 2 meses de idade até 5 anos de vida. Entre 2 e 6 meses de vida, a criança é vacinada com três injeções em um intervalo que pode perdurar dois meses. Posteriormente é realizado mais um ciclo de reforço um ano depois da terceira dose inicial.

Esse ciclo intercalado de quatro doses da vacina ajuda na produção dos anticorpos da criança de uma maneira que a vacina não afete o seu bem estar. Quando mais velhas, as crianças que estão entre 1 ano ou 5 anos recebem apenas uma única dosagem da vacina conjugada de Hemófilos Tipo B.

A vacina conjugada Hemófilos Tipo B atua contra epiglotite, meningite, septicemia e pneumonia. Como as crianças ainda estão desenvolvendo o seu sistema imunológico por completo, essa vacina acaba sendo de suma importância para garantir sua saúde, visto que todas as doenças supracitadas podem afetar os pequenos de maneira bem agressiva.

 

Referências utilizadas

 

https://www.casadevacinasgsk.com.br/sobre_vacinas/tipo

http://www.imuniza.com.br/Vacinacao/Tipos-de-vacina/

http://www.vacinas.org.br/novo/vacinas_contra_bact_rias_e_toxinas/haemophilus_influenzae_tipo_b.htm

http://www.vacinas.com.pt/vacinas/tipos-de-vacinas

http://www.delbonivacinas.com.br/index.php/component/content/article/99-tire-suas-duvidas/174-como-funcionam-as-vacinas-conjugadas

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.