vacina atenuada

Vacina atenuada

14 set
Postado por Categoria: Blog

A vacina atenuada é apenas um dos tipos de vacinas disponíveis para a prevenção e tratamento de doenças. As vacinas foram um passo importantíssimo na evolução da medicina. Anteriormente as pessoas desfrutavam dos valores médicos para tratar uma doença, não evitar. A partir do momento que você pode evitar ficar doente, o nível de problemas causado por infecções, bacterianas ou virais, diminui absurdamente o número de pessoas doentes.

Com sabemos, o nosso organismo é protegido pelo sistema imunológico. É de responsabilidade do sistema imunológico combater corpos estranhos, vírus e bactérias, que infectam o corpo provocando algum tipo de doença. A função da vacina é, por assim dizer, turbinar as capacitações do sistema imunológico.

Para proteger o corpo o sistema imunológico precisa conhecer o que está causando o problema no organismo. Ele analisa um vírus, por exemplo, e forma uma série de glóbulos brancos específicos para o combate do corpo estranho. A função da vacina é garantir que o corpo tenha uma memória genética do corpo estranho antes mesmo da infecção, proporcionando a almejada prevenção da doença.

 

Como funciona uma vacina atenuada?

vacina atenuada

Como bem explicado, a vacina tem uma grande importância para a prevenção de uma doença e para o seu combate mediante uma infecção. A vacina atenuada é assim chamada devido as características do seu preparo, onde o microrganismo opressor, bactéria ou vírus, é atenuado em meios de cultivo celulares até perder o seu efeito de provocar sintomas de uma doença.

Ou seja, o microrganismo é “desgastado” até não ter mais condição de adoecer uma pessoa imunológica mente saudável.

A vacina atenuada é justamente composta por esses microrganismos incapazes de adoecer uma pessoa saudável. Portanto, quando são depositados no corpo humano através da vacina, o sistema imunológico só tem o trabalho de analisar e desenvolver um mecanismo de defesa eficaz sem se preocupar no combate, pois não haverá contrarreação do vírus ou bactéria.

Por ser formada pelo microrganismo ainda ativo, “vivo”, mas incapaz de adoecer uma pessoa saudável, a vacina atenuada costuma garantir uma proteção a longo prazo e para proporcionar um bom efeito só é preciso a aplicação de uma única dose da mesma.

O tempo de incubação da vacina no corpo vária entre os tipos de microrganismos que estão sendo inseridos no corpo. Para algumas é possível aplicar após o contato com um invasor nocivo, e outras, como a vacina da febre amarela, precisa ser tomada um bom tempo antes da pessoa entrar em contato em um ambiente onde há um nível alto de incidentes da doença.

Entretanto, como é perceptível, foi mencionado mais de uma vez que a vacina atenuada é utilizada em pessoas que estão bem de saúde e, principalmente, que estão com o sistema imunológico intacto. Isso é necessário porque o microrganismo que infecta o corpo humano está desgastado, mas não inativo.

Portanto, se uma pessoa de baixa imunidade for vacinada com uma atenuada, é capaz dela desenvolver uma doença devido a incapacidade do seu corpo de se proteger. Por causa disso a vacina atenuada é contraindicada para mulheres grávidas e pessoas que detenha uma doença autoimune, como a AIDS, o câncer, dentre outras doenças.

 

Referências utilizadas

https://www.casadevacinasgsk.com.br/sobre_vacinas/tipo

http://www.imuniza.com.br/Vacinacao/Tipos-de-vacina/

http://www.vacinas.com.pt/vacinas/tipos-de-vacinas

http://www.clinicavacinar.com.br/as_vacinas.php?item=10

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.