Sintomas de rinite não alérgica são mais graves do que as alérgicas

21 maio
Postado por Categoria: Blog

A nova pesquisa foi divulgada na maior reunião de ENT* do mundo.

*ENT: Ear, nose e throat (Ouvido, nariz e garganta – Otorrinolaringologia).

Uma comparação dos sintomas em pacientes com rinite alérgica (AR – Sigla em inglês) e rinite não-alérgica (NAR – Sigla em inglês) revelou que os indivíduos diagnosticados com a rinite não-alérgica apresentam sintomas piores, mais graves, do que aqueles que possuem rinite alérgica. A descoberta está de acordo com os resultados apresentados na nova pesquisa em 2009 da American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery Foundation (AAO-HNSF – Academia Americana de Otorrinolaringologia-Cabeça e Pescoço Cirurgia Fundação) exposta na Annual Meeting & OTO EXPO, em San Diego, Califórnia – CA.

rinite-tratamento

O estudo avaliou cerca de 78 pacientes com rinite alérgica e mais 31 pacientes com rinite não-alérgica; a pesquisa mediu a qualidade de vida (QV) em ambos os grupos através de um questionário comum. Para a surpresa dos autores, os pacientes rinite não-alérgica apresentaram uma gravidade dos sintomas significativamente mais elevada do que seus pares diagnosticados com renite alérgica, inclusive com suas atividades regulares e recreativas afetadas, como perturbação do sono, cansaço e olhos lacrimejantes.

Os autores do estudo acreditam que muitos dos pacientes diagnosticados com sintomas do tipo alérgico podem ter outras causas de sintomas ainda não determinadas, o que acaba fazendo necessário uma nova rodada de pesquisas para encontrar justificativas para os resultados.

 

Detalhes sobre a pesquisa apresentada na Annual Meeting & OTO EXPO:

  • Título:

Quality of Life in Allergic and Non-Allergic Rhinitis (Qualidade de Vida na Rinite Alérgica e Rinite Não-Alérgica).

 

  • Autores:

Nick Debnath, MD; Rodney J. Schlosser, MD; Richard J. Harvey; Shaun A. Nguyen, MD, MA; Charley S. Coffey, MD; e Karen M. Drawdy.

 

  • Data de publicação:

Segunda-feira, 5 de outubro, 2009.

 

  • Informações para a mídia:

A apresentação da AAO-HNSF na Annual Meeting & OTO EXPO foi realizada no Centro de Convenções de San Diego, Mezanino, Sala 14A. A apresentação aconteceu no sábado, 3 de outubro, ao meio dia – cinco horas; na segunda e terça-feira dos dias 4-6, às 7h30min – cinco horas; e quarta-feira, no dia 7 de outubro, entre às 7h30min e 14h00 (Os horários estavam de acordo com o tempo da região do pacífico).

 

  • Detalhes e mais informações sobre a American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery:

A American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery (acesse o site: www entnet org), é uma das mais antigas associações médicas dos Estados Unidos da América, representando mais de 12.000 médicos e profissionais de saúde aliados que se especializam no diagnóstico e tratamento de doenças relacionada aos ouvidos, nariz, garganta e estruturas relacionadas da cabeça e pescoço (otorrinolaringologia). A academia tem o trabalho de auxiliar os seus membros, facilitando o avanço da ciência e da arte da medicina relacionada com a otorrinolaringologia, e pelo que representa a especialidade em questões governamentais e socioeconômicas. A academia tem a visão de que eles capacitam profissionais para o melhor atendimento, seguindo pela seguinte frase: “Capacitamos cirurgiões de otorrinolaringologia – cabeça e pescoço – para poder oferecer o melhor atendimento ao paciente.

Fonte:  www.eurekalert.org

 

Por: Marina Caxias | Texto Aprovado pelo Conselho Científico do Instituto Biomédico – IBAP

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.