Professor de Biomedicina da FSG desenvolve pesquisa sobre doença rara

26 maio
Postado por IBAP Cursos Categoria: Blog

Um possível tratamento para a sarcosinemia é um dos achados do professor Rodrigo Binkowski de Andrade, do Curso de Biomedicina da FSG. A novidade foi descoberta por meio de uma pesquisa, apresentada para a obtenção do título de doutor.

Mas o que é a sarcosinemia? Trata-se de uma doença rara, que acontece devido às altas concentrações de sarcosina no sangue e na urina. A sarcosina é um aminoácido (unidade de proteína) produzido naturalmente no corpo humano, presente nos músculos e em diversos outros tecidos.

“Essa desordem é do grupo dos Erros Inatos do Metabolismo. Investiguei parâmetros de estresse oxidativo e do metabolismo energético em cérebro de ratos Wistar. Os resultados demonstraram que essa doença é grave, pois afeta o sistema nervoso dos animais” – explica Binkowski.

A pesquisa sugere um tratamento novo: a suplementação de creatina mais piruvato. Conforme o professor, esses dois compostos preveniram os efeitos danosos da sarcosina no cérebro dos ratinhos.

Publicação qualificada

Binkoswki levou um ano e meio para concluir o trabalho. A pesquisa foi publicada na revista Molecular Neurobiology, uma publicação considerada qualis A1. Segundo a CAPES, revistas desse tipo possuem o mais alto indicativo de qualidade. Os outros estratos de classificação de periódicos científicos são A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, que tem peso zero.

FONTE: FSG

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.