Medicina ou Biomedicina – Qual escolher?

09 abr
Postado por Categoria: Blog

Escolher a sua profissão pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente quando você está em dúvida entre dois cursos “aparentemente” parecidos. No artigo de hoje, nós vamos te ajudar a entender as diferenças entre a medicina e a biomedicina, e facilitar o seu processo de escolha.

A transição entre o ensino médio e a faculdade pode ser bem difícil para os adolescentes que ainda não decidiram qual carreira irão seguir. Nessa fase, é normal surgirem dúvidas, como: exatas ou humanas? Medicina ou biomedicina?

Bom, para quem está em dúvida com essa última questão, existem alguns fatores que podem ajudar bastante a escolher entre um ou outro curso. Para isso, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de cada uma dessas profissões.

Medicina ou Biomedicina – Qual escolher?

Medicina x Biomedicina

O biomédico, identifica, estuda e classifica os microorganismos responsáveis por causar diversas enfermidades, e procura vacinas e medicamentos capazes de combatê-los.

Podemos afirmar que o profissional de biomedicina atua como um pesquisador das muitas doenças humanas, identificando suas causas e tratamentos.

Já no caso do médico, a coisa costuma ser um pouco diferente. O profissional de medicina será responsável por investigar a origem e a causa das doenças humanas, procurando a cura e a prevenção delas

O médico trabalha diretamente com os pacientes, procurando tratar suas disfunções e moléstias com os melhores procedimentos e medicamentos possíveis para combatê-las.

Ainda que seja possível identificar algumas semelhanças entre ambos os cursos, inclusive nas disciplinas acadêmicas, a formação de um médico e de um biomédico é bem diferente, e as tarefas que você irá executar como um profissional depois de formado também são.

Procure ler sempre mais sobre as profissões, e se possível, converse com profissionais da área e troque experiências com eles. Diga com o que você pretende trabalhar e ouça o que eles têm a dizer sobre o cotidiano deles e a rotina de trabalho.

Medicina ou Biomedicina – Qual escolher?

Avalie o seu talento para a prática da biomedicina

A medicina é um sonho para muita gente, mas as pessoas costuma idealizar a profissão e colocá-la em um pedestal que é bem diferente do que você terá de enfrentar no dia a dia. A rotina de um médico, seja em uma clínica particular ou em um grande hospital, não tem nada a ver com o que você costuma assistir nos filmes e seriados.

São horas intensas de trabalho sem descanso, e para suportar toda essa carga, é preciso ter muito amor pela medicina, e fazer o curso não só pelo retorno financeiro.

Agora, se você acha que o seu dom está mais voltado para a pesquisa, para descobrir a origem e a cura de várias doenças, a biomedicina pode ser a profissão ideal para você. Estude, se esforce e garanta a sua vaga em um bom  curso de biomedicina.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.