Grade curricular do curso de Biomedicina

09 abr
Postado por Categoria: Blog

Uma boa forma de facilitar o processo de escolha de uma profissão é analisar a grade curricular do curso pretendido. No artigo de hoje, vamos falar sobre a grade curricular do curso de Biomedicina.

Se identificar com as matérias que serão ministradas no curso é o primeiro passo para garantir que você terá sucesso na profissão que escolher. Muita gente costuma dizer que quer seguir essa ou aquela profissão, mas na realidade, não sabe como funciona o curso.

Chegar em uma universidade sem o mínimo conhecimento possível sobre o curso que você vai fazer e as aulas que você terá, é uma das maiores causas de desistência de cursos. Se você conversar com alguém que já está na faculdade, provavelmente ouvirá relatos como “no primeiro semestre a sala era cheia, agora, o número de alunos caiu pela metade”.

Grade curricular do curso de Biomedicina

Esse tipo de comportamento é provocado exatamente pelo desconhecimento do curso e das matérias. Chegar à sala de aula pensando que vai encontrar uma coisa e se deparar com outra completamente diferente gera frustração entre os estudantes, que acabam desistindo do curso.

A grade curricular do curso de Biomedicina engloba algumas matérias semelhantes ao curso de Medicina, por exemplo. Vamos passar uma lista agora contendo as principais matérias. É importante lembrar que a grade pode variar de acordo com a Instituição de Ensino Superior.

Matérias comuns na Grade Curricular do Curso de Medicina

Anatomia Humana

Citologia e Histologia

Fundamentos de Laboratório

Química Inorgânica

Bioquímica

Genética

Metodologia Científica

Química Orgânica

Virologia

Farmacologia

Fisiologia Humana

Imunologia

Química Analítica

Epidemiologia e Bioestatística

Microbiologia

Parasitologia

Uronanálise e Fluidos Corporais

Biologia Molecular

Citologia Oncótica

Embriologia e Reprodução Humana Assistida

Hematologia e Banco de Sangue

Criminalística

Além dessas, existem os projetos interdisciplinares e as disciplinas típicas de cada instituição que são incluídas ao curso para completar a grade. Como você pode perceber, existem matérias na grade curricular do curso de Biomedicina que você nem poderia imaginar. Como a criminalística, por exemplo.

4-2_00013

De início, entender todas essas nomenclaturas e termos pode ser complicado. O que você pode fazer é pesquisar sobre cada um deles ou conversar com alguém que já esteja fazendo o curso para te explicar melhor.

Entender o que você vai estudar é fundamental para avaliar o tamanho do seu interesse e da sua vocação em relação ao curso. Muitas vezes, é comum as pessoas pensarem que vão chegar à faculdade e já ter aulas práticas no primeiro período, mas não é assim que funciona.

Primeiramente, é preciso estudar parte do conteúdo teórico para depois partir para a prática. Tendo isso em mente, e conversando com os estudantes que já estão matriculados no curso, você tem grandes chances de alcançar o sucesso com a Biomedicina.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.