Enchimentos cutâneos – Entenda o que é a terapia de preenchimento dérmico

Enchimentos cutâneos – Entenda o que é a terapia de preenchimento dérmico

17 jun
Postado por Categoria: Blog

Gosta da área de estética? Então, você precisa saber um pouco mais sobre uma das áreas mais famosas dentro da estética: o preenchimento dérmico. E  a boa notícia é que o biomédico pode trabalhar com isso.

Agora vamos ao que interessa…

 

O que é a terapia de preenchimento dérmico?

preenchimento-dérmico-estética

A terapia de preenchimento dérmico tem sido amplamente aceita pelos pacientes na América do Norte, muito mais do que a odontologia estética. Se um médico perguntar para os seus pacientes, ou seja, para as mulheres, se elas já ouviram falar de injeções de preenchimento dérmico, ou se perguntar as pacientes se elas já fizeram botox ou qualquer tipo de preenchimento dérmico, será possível descobrir rapidamente que essa é uma terapia estética muito popular.

 

O que faz um preenchimento dérmico fazer?

preenchimento-dérmico-estética

Simplificando, uma injeção de preenchimento dérmico é um material injetado debaixo da pele na dobra nasolabial, linhas de marionete, e comissuras orais, que engordam essas áreas e suavizam as rugas. O aumento dos lábios também é feito com o preenchimentos dérmicos. Tradicionalmente, escritórios de cirurgião e dermatologistas plásticos fornecem esses serviços. Porém, note que eles apenas “fornecem” esse serviço, ou seja, eles não o aplicam, quem faz isso normalmente são enfermeiras e médicos esteticistas que trabalham no escritório de um cirurgião plástico ou dermatologista cosmético.

Geralmente, quando você olha para o mundo do tratamento injetável estético, botulismo toxina (Botox Cosmético) é, normalmente, utilizado na metade superior do rosto, e preenchimento dérmico é usado na metade inferior. As principais áreas onde o preenchimento dérmico é utilizado são nos sulcos nasolabiais, comissuras orais, e nas linhas de marionete. Essas são as áreas que emolduram os dentes e a boca, e são certamente dentro do reino da odontologia e tratamento dentário. Os enchimentos cutâneos são cuidadosamente colocados nestas áreas através de uma injeção extra-oral feita diretamente sobre essas dobras e vincos para preenche-los.

 

Resultados das injeções de preenchimento dérmico:

Em geral, os resultados da maioria das injeções são temporários; normalmente com duração de alguns meses a cerca de um ano. Isto depende do tipo de material de enchimento facial ou injetável que foi utilizado. Para melhores resultados, é recomendando que seja feita sessões de tratamento adicionais. Um preenchimento dérmico ou tratamento injetável implica uma série de pequenas injeções sob a superfície da pele – em níveis subcutâneos e dérmicos. A quantidade administrada depende da profundidade e do tamanho do defeito da pele ou rugas. Com a evolução dos preenchimentos dérmicos e enchimento injetável, pode-se dizer que esse seria um ótimo recurso para a prática odontológica ou médica.

Como já foi informado, dependendo do preenchimento dérmico utilizado, os efeitos podem durar de seis meses até sempre. Existem preenchimentos dérmicos temporários e preenchimentos dérmicos permanentes. Normalmente, a maioria dos profissionais de saúde não indicam o preenchimento permanente, por que se o enchimento é colocado em uma posição inadequada, sua permanência se torna um enorme problema e responsabilidade para o médico e para o paciente. Em suma, a maioria dos preenchimentos possuem duração de 18 meses.

A escolha do material de enchimento por via dérmica é muito importante em função das áreas que sofrerão a injeção para a correção. É essencial saber qual o material está sendo usado, e como em tudo, o material devido deverá ser usado com a aplicação correta.

O biomédico pode trabalhar com preenchimento dérmico?

preenchimento-dérmico-estética

Segundo o CRBM – Conselho Regional de Biomedicina – o biomédico pode realizar procedimentos voltados a tratamento estético em pacientes saudáveis.

O biomédico esteta está apto a realizar procedimento não-cirúrgicos. O preenchimento dérmico não é um processo cirúrgico, como já foi explicado é realizado através de uma injeção com preenchedores, como: toxina botulínica e botox.

É preciso procurar cursos especializantes que te habilitem a fazer esses procedimentos. Aqui no IBAP você encontra sempre dicas e recomendações para conhecer afundo a profissão de biomédico esteta, que vem crescendo cada vez mais.

Nós oferecemos um curso para quem deseja aprimorar seus conhecimentos. É o curso de Farmacologia em BIOMEDICINA! Clique aqui e conheça os módulos gratuitos.

 

Quer Saber Como é o Curso?

Clique no link abaixo e acesse dois módulos GRATUITAMENTE.

Módulo 1A – Conteúdo e Apostila – Farmacologia Estética
Módulo 1B – Botox – Farmacologia Estética (GRÁTIS)
Módulo 2 – Preenchedores – Farmacologia Estética
Módulo 3 – Intradermoterapia – Farmacologia Estética
Módulo 4 – Prescrição Biomédica – Farmacologia Estética (GRÁTIS)
Módulo 5 – Questionário – Farmacologia Estética
Módulo 6 – Certificado – Farmacologia Estética

 

Por: Marina Caxias | Texto Aprovado pelo Conselho Científico do Instituto Biomédico – IBAP

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.