É comprovado que massagem pode aliviar o estado psicofisiológico de pacientes com cefaléia crônica

É comprovado que massagem pode aliviar o estado psicofisiológico de pacientes com cefaléia crônica

21 maio
Postado por Categoria: Blog

Pesquisadores da Universidade de Granada – em colaboração com a Clínica Hospitalar de San Cecilio e da Universidade Rey Juan Carlos – provaram que o estado psicológico e fisiológico dos pacientes com cefaléia tensional melhora dentro de 24 horas depois de receber uma massagem de aproximadamente 30 minutos.

Como pesquisadores explicaram, dores de cabeça tensionais têm uma incidência crescente na população. Este tipo de doença é geralmente tratado com analgésicos, que aliviam os sintomas temporariamente. Uma das principais causas de deste tipo de dor de cabeça é a presença de pontos-gatilho. Recentemente, novas estratégias para controlar essas dores incapacitante estão sendo estudadas.

 

  • Sobre a cefaléia crônica: enxaqueca_not1101-1090x613

Ao todo a cefaleia crônica é uma síndrome composta por quatro doenças, todos com frequência alta, na maioria das vezes diária. A síndrome diária é provocada pela combinação da enxaqueca crônica, cefaléia tensional crônica, hemicrania continua e cefaleia nova diária.

De acordo com Dr. Mario Peres, brasileiro, Neurologista, tratamento especializado em enxaqueca, cefaleia em salvas, TDAH, a “enxaqueca crônica evolui geralmente de uma cefaléia do tipo enxaqueca, ocasional, esporádica, e passa a aumentar a frequência até chegar a ser diária, ou vir mais dias com dor do que sem dor. Da mesma forma a cefaléia tensional, porém, como o próprio nome coloca, com características de dor de cabeça tipo tensional.

A hemicrania continua, outro tipo de cefaleia, pode ser tratada com anti-inflamatórios, com estimava de cem por cento de melhora das dores. “A dor de cabeça pode ser forte nas exacerbações, mas tem uma dor de cabeça basal continua de intensidade leve e moderada. O termo hemicrania significa na metade do crânio, a hemicrania continua, portanto, é uma dor de cabeça que ocorre apenas em uma metade da cabeça”, conclui Peres.

 

Melhorias fisiológicas nos pacientes

A pesquisadora Cristina Toro Velasco, líder do estudo, sob orientação do professor Manuel Arroyo Morales – supervisor dos estudos – provou que uma massagem de 30 minutos sobre os pontos-gatilho cervical melhora a regulação do sistema nervoso autônomo nesses pacientes. Além disso, os pacientes apresentam um melhor de estado psicológico e ajuda a “reduzir o stress e ansiedade associada a um distúrbio tão perturbadora”.

Da mesma forma, os pacientes relatam um alívio percepção de sintomas dentro de 24 horas após a massagem. Isso pode significar que as massagens podem reduzir a dor causada por pontos de gatilho, o que implicaria uma melhoria do estado geral dos pacientes como um todo.

 

Detalhes adicionais sobre o estudo

fisiologia

Os resultados deste estudo pioneiro foram publicados na American Journal of Manipulative Physiological and Therapeutics, em 2009.

A pesquisa tem o título de Short-term effects of manual therapy on heart rate variability, mood state, and pressure pain sensitivity in patients with chronic tension-type headache: a pilot study – Em tradução livre, o título fica assim: Os efeitos a curto prazo da terapia manual sobre a variabilidade da frequência cardíaca, estado de humor e sensibilidade à dor de pressão em pacientes com doenças crônicas cefaléia do tipo tensional: um estudo piloto.

 

Fonte: www.eurekalert.org

 

Outras alternativas para amenizar problemas neurais

acupuntura-dor-de-cabeca

Diversas doenças neuronais podem ser tratadas com uma complementação alternativa, desde problemas como ansiedade, depressão stress, medo, enxaquecas, até problemas mais graves, como Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Um método alternativa que pode ser incluso no tratamento dos pacientes é a acupuntura. Essa técnica envolve o estímulo de áreas específicas do corpo. Segundo a medicina tradicional chinesa, existem cerca de .000 pontos de acupuntura no corpo humano, cada ponto é ligado a 20 vias, chamados de meridianos. Cada estímulo em um ponto do corpo tem um efeito diferente.

No final dos anos 70 a Organização Mundial da Saúde reconheceu a acupuntura como forma de tratamento para várias doenças, inclusive as que incluem os neuromusculos esqueléticos; disturbios emocionais (como depressão); doenças circulatórias; e muitas outras doenças.

O biomédico, juntamente com vários outros profissionais da saúde, podem ser habilitados para trabalhar com acupuntura. Nós do IBAP oferecemos um curso de aprimoramento profissional para que você conheça e entenda as técnicas milenares da acupuntura.

Clique aqui e se inscreva no curso de acupuntura do IBAP

Se você se interessou, assista os módulos gratuitos e veja como você pode aprender com eles!

Quer Saber Como é o Curso?

Clique no link abaixo e acesse dois módulos GRATUITAMENTE.

Módulo 2 – Efeito terapêutico da Acupuntura no Acidente vascular encefálico

Módulo 3 – Efeito da Acupuntura na Epilepsia

 

Por: Marina Caxias | Texto Aprovado pelo Conselho Científico do Instituto Biomédico – IBAP

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.