Cursos

Curso de Perícia Criminal: Toxicologia Forense

Cursos Presenciais
  • Certificado: Os certificados de participação serão entregues ao final do curso (10 horas de ATIVIDADES COMPLEMENTARES). Obs: Para ter direito ao Certificado de Participação, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. .
  • Duração: 10 horas
  • Público: Estudantes e profissionais dos cursos de Biologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina e Química, bem como todos os demais interessados no tema.

Detalhes do Curso

toxicologico


 

Apresentação do Curso

O desenvolvimento da Toxicologia acompanha a evolução da humanidade. A interface entre agentes tóxicos e sistemas biológicos foi alvo de consideração desde a antiguidade. Nesse cenário, a Toxicologia nasce como uma ciência aplicada em um viés forense, uma vez que havia a preocupação não só com a saúde humana mas também com o estabelecimento de nexos de causa em intoxicações intencionais e óbitos. Este curso propõe rever esse contexto, apresentá-lo, discuti-lo e atualizá-lo.

Objetivo

Apresentar e discutir a evolução e aplicabilidade da Toxicologia Forense, assim como demonstrar, através de casos reais, algumas possibilidades de Perícia Criminal no âmbito da Toxicologia.

Público Alvo

Estudantes e profissionais dos cursos de Biologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina e Química, bem como todos os demais interessados no tema.

Professor

Prof. Eduardo Rodrigues Cabrera, Pharm.D, M.Sc.

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (2006) com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2006); Graduando em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (201_); Pós-graduado em Toxicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2006); Pós-graduado em Criminalística e Perícia Criminal pela Universidade de Guarulhos (2011); Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2014) com ênfase forense; Perito Oficial da Polícia Científica do Paraná (2009); Perito Chefe da Seção de Toxicologia Forense da Polícia Científica do Paraná (2015); Membro do TIAFT – The International Association of Forensic Toxicologists (2015).

Programa do Curso

Fundamentos em Toxicologia

– Conceitos Básicos

– Agentes Tóxicos: aspectos qualitativos e quantitativos

– Perigo versus Risco

 

Toxicologia Geral e Clínica

– Intoxicação e suas fases

– Toxicocinética e Toxicodinâmica

 

Drogas de Abuso, Medicamentos, Agrotóxicos e Raticidas:

Aspectos Clínicos e Forenses

– Álcool Etílico

– Barbitúricos e Benzodiazepínicos

– Opiáceos e Opioides

– Solventes ou Inalantes

– Anfetaminas e Derivados

– Cocaína, Crack, Oxi e Merla

– Maconha

– Novas Drogas Sintéticas (legal highs ou designer drugs)

– Agrotóxicos e Raticidas

 

Análises Toxicológicas em Matrizes Biológicas

– Etapa pré-analítica

– Etapas analíticas

– Etapa pós-analítica

– Particularidades postmortem

– Casos Reais

Materiais de Apoio

Certificado

Os certificados de participação serão entregues ao final do curso (10 horas de ATIVIDADES COMPLEMENTARES). Obs: Para ter direito ao Certificado de Participação, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.

IBAP NEWSLETTER

Faça parte da nossa sala VIP e receba
informações sobre os Cursos do IBAP