Cursos na área de estética: vale a pena fazer?

11 maio
Postado por IBAP Cursos Categoria: Blog

Está pensando em entrar no mercado de trabalho, mas ainda não sabe em qual área deseja investir para obter qualificação?

Fazer cursos na área de estética é, definitivamente, uma excelente opção. Vale a pena o investimento já que é um mercado que cresce a pleno vapor mesmo em tempos de crise econômica aqui no Brasil.

Vamos te mostrar agora porque vale a pena investir nesse segmento fazendo diversos tipos de cursos e se especializando cada vez mais.

Fonte: http://lucianahitomi.com.br/wp-content/uploads/2015/07/tratamentos-est–ticos-inverno.jpg

As vantagens em fazer cursos na área de estética

1. Há muito espaço no Brasil

O Brasil é um dos países que mais consome produtos cosméticos, aliás, é um dos países campeões nisso. Os brasileiros gostam muito de cuidar da aparência e não estamos falando apenas das mulheres. Nos últimos anos, os homens se envolveram mais com o mundo da moda e da beleza. Procuram mais tratamentos estéticos como a depilação a laser, por exemplo, algo que era mais comum entre o público feminino.

 

2. Grande leque de nichos

O mercado estético é bastante amplo e é um campo de atuação que oferece inúmeras possibilidades. Vejamos algumas principais:

  • estética capilar;
  • estética facial;
  • pré e pós-operatório de cirurgias da área;
  • maquiagem profissional;
  • drenagem linfática;
  • massoterapia;

Alguns tratamentos invasivos como a criolipólise, que realiza a redução de gordura localizada através do congelamento a vácuo, ou a depilação a laser, exigem nível superior e especialização na área.

 

3. É possível abrir o próprio negócio

Há algum tempo os esteticistas sempre buscavam vagas em clínicas de estética, hotéis, salões de beleza e outros lugares para prestar os serviços como qualquer outro funcionário. Hoje o cenário mudou e graças às mídias sociais é possível criar e divulgar o próprio negócio com muito mais facilidade.

Você pode postar vídeos no Facebook ou Instagram mostrando alguns tratamentos que realiza com pacientes desde que tenha a permissão deles (e do seu Conselho de Classe). É possível também fazer lives nessas redes sociais falando sobre sua forma de trabalho e dicas sobre o assunto. Os blogs também são boas opções para mostrar autoridade no assunto e conseguir mais clientes.

 

4. É um mercado em largo crescimento

Há 20 anos o mercado de estética vem subindo 10% ao ano e foi praticamente o único setor que não sofreu abalo com a crise econômica pela qual o país está passando. Ele movimenta cerca de 38 bilhões de Reais todos os anos no nosso país de acordo com a Abihpec (Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Para o mundo da beleza não tem tempo ruim e não enfrenta sazonalidades. É possível oferecer serviços que sejam adequados para o verão como também para o inverno.

Fonte: http://6iee.com/data/uploads/20/502437.jpg

5. Pode ser aliado com o varejo

Depois de abrir o seu próprio consultório estético ou prestar serviço domiciliar e ganhar a sua clientela, é possível aliar tudo isso ao varejo. Você pode aproveitar a credibilidade que os seus clientes têm no seu trabalho para oferecer produtos relacionados. É possível ganhar dinheiro também dessa forma.

 

6. Muitas opções de curso

Hoje é possível fazer um curso de estética de, praticamente, qualquer lugar do país. Há muitos cursos técnicos que são realizados de forma online, da mesma forma os tecnólogos e até especializações. Assim, fazer um curso e trabalhar na área nunca foi tão fácil. Hoje há diversas opções de cursos de boa qualidade para você se aprimorar sempre que quiser.

Além disso, o investimento financeiro é relativamente baixo comparado ao retorno que você pode ganhar. Como há diversos nichos de atuação quanto mais você se diversificar melhor. Desta forma, quanto mais tratamentos estéticos você estiver habilitado a fazer (ou sua clínica), maiores as chances de ótimas captações de clientes.

 

7. Pode atuar em blogs

Já pensou em criar o seu próprio blog de maquiagem ou mesmo de cuidados com a pele? Esse é um outro nicho de atuação já que com a internet ficou mais fácil ganhar dinheiro dessa forma. Fazer um blog de dicas, fornecendo informações relevantes para que as pessoas cuidem melhor da pele é uma ótima forma de mostrar o seu conhecimento para o mundo.

 

Como atrair clientes?

1. Gostar do que faz

A primeira coisa que você tem que fazer é ter a certeza de que gosta desse tipo de serviço. Você precisa entender que o profissional de estética cuida da beleza de outras pessoas e sente orgulho do resultado. Se você tem interesse no assunto e gosta de lidar com o público, então você está no lugar certo.

 

2. Tenha um pouco de conhecimento em marketing digital

É muito importante, especialmente para o profissional autônomo, saber o básico de marketing digital. No mundo das redes sociais é essencial estar nelas e ser conhecido e reconhecido pelo que faz. Saber alguns sites para montar imagens bacanas e aplicativos de edição de vídeos e fotos. Depois, você terá dinheiro suficiente para contratar profissionais que façam isso por você.

 

3. Invista sempre

Investir no seu próprio negócio é uma das chaves para o sucesso. Fazer mais e mais cursos para oferecer mais serviços é uma excelente estratégia para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Afinal de contas, não há propaganda melhor que o bom e velho boca a boca. Quanto mais clientes satisfeitos você tiver, mais pessoas falarão sobre os seus serviços e indicarão para amigos e conhecidos.

 

4. Tenha a teoria na ponta da língua

Os clientes de hoje não se comportam mais como os de tempos passados. Com um maior acesso à internet, as pessoas conseguem conhecimento de forma mais rápida. Desta forma, é muito importante que você saiba exatamente porque está realizando determinado procedimento e com qual finalidade. Do contrário, o cliente pode sair insatisfeito e não dar boas referências sobre os seus serviços.

 

5. Realize uma avaliação

Qualquer procedimento deve começar com uma avaliação completa do paciente. É muito importante questionar, por exemplo, se ele apresenta alergia a alguma substância. Essa é uma informação de extrema importância e você não deve aplicar nenhum produto antes de saber sobre isso.

Fonte: https://www.mundoestetica.com.br/

 

Além disso, você pode oferecer outros serviços e mostrar o seu poder de convencimento. Ela pode ter procurado o seu espaço para uma limpeza de pele por exemplo. Mas, talvez, ela também possa precisar de massoterapia, aromaterapia, drenagem linfática, dentre outras soluções que você oferece.

Bom, há diversos e bons motivos para investir num curso de estética. Há um grande mercado e, com a ajuda do mundo digital, fica bem mais fácil de mostrar o seu trabalho. Você também pode formar parcerias com outros empreendedores da área ou mesmo com espaços como spas e hotéis. É possível empreender constantemente na área e alçar grandes voos.

Quer saber mais sobre como ingressar nessa área e ter uma carreira de sucesso. Veja os nossos cursos e como eles podem te oferecer muito conhecimento por um excelente custo-benefício.

 

 

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