Concurso público para biomédico paga 3.600 reais em Minas Gerais

Concurso público para biomédico paga 3.600 reais em Minas Gerais

12 fev
Postado por Categoria: Blog

Está pensando em uma carreira pública como biomédico?

Então, confira esse concurso público para biomédico que será oferecido pela prefeitura de varjão de Minas/MG.

Informações do concurso público:

Inscrições: até 24 de fevereiro de 2016

Salário: R$ 3.600,86

Valor da inscrição: 216,00

Carga horária: 20 horas.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, e para realizá-lo é preciso ter cursado graduação de Biomedicina e estar registrado no CRBM da sua região.

Atribuições do cargo

Planejar, executar, avaliar, orientar e fiscalizar ações e atividades relacionadas à biomedicina. Verificar sistematicamente aparelhos a serem utilizados nas análises de campo, ajustando-os e calibrando-os quando necessário, a fim de garantir a qualidade dos resultados. Controlar a qualidade nos produtos e reagentes utilizados. Coletar amostras de água nas redes de distribuição, poços, minas e Estações de Tratamento. Efetuar registros necessários para controle dos resultados no sistema. Executar programas de controle de qualidade, contribuindo para promoção da saúde pública e prevenção de doenças. Executar outras tarefas correlatas a critério do superior imediato

O que vai cair na prova?

  • Questões de língua portuguesa
  • Conhecimentos gerais
  • Gestão e legislação de saúde pública
  • Questões específica

Conhecimentos específicos para biomédico

Parasitologia: Métodos diagnósticos em parasitologia: Hoffman – sedimentação espontânea. Faust et cols – flutuação de zinco. Willys. Anal swab. Diagnóstico de laboratório dos protozoários parasitas do homem: Flagelados parasitas do sangue e tecidos. Flagelados das vias digestivas e urinárias. Amebas parasitas do homem. Esporozoários e coccidioses. Diagnóstico de laboratório dos platelmintos parasitas do homem. Trematódeos digenéticos parasita do homem. Cestóideos parasitas do homem. Diagnósticos de laboratórios dos Nematelmintos parasitas do homem. Vetores de doenças. Artrópodes. Moluscos. Hematologia. O sangue e sua formação: eritrócitos e leucócitos. Eritrograma: Índices hematimétricos. Anemias carenciais e não carenciais. Policitemias. Plaquetas. Leucograma: Leucometria. Contagem diferencial dos leucócitos. Lecocitose e “desvio à esquerda”. Doenças proliferativas da linhagem mielóide. Doenças proliferativas da linhagem linfóide. Hemostasia. Doenças hemorrágicas. Coagulograma. Púrpuras plaquetárias. Tipagem sanguínea e Fator Rh. Fator Du. Testes de Coombs, direto e indireto. Prova de falcização. Pesquisa de células LE. Hemossedimentação. Bioquímica: Metabolismo das proteínas. Metabolismo dos carboidratos. Metabolismo dos lipídeos. Provas hepáticas e do trato biliar : interpretação de resultados. Bilirrubinas séricas e urinárias. Fosfatase alcalina. Aspartato-aminotransferase sérica (AST). Alanina-aminotransferase sérica (ALT). Gamaglutamil-transferase (GGT). Proteinograma. Lipidograma. Provas da função renal. Dosagem da uréia. Dosagem da creatinina. Clearance (depuração) da uréia. Eletrólitos. Diagnósticos do diabetes. Glicemia. Curva glicêmica clássica. Glicemia pós-carga e pós prandial. Provas de atividade reumática. Ácido úrico. Fator reumatóide. Antiestreptolisina O. Proteína C Reativa. Mucoproteínas. Análise do líquido sinovial. Microbiologia: Uroculturas: Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Interpretação de resultados. Coproculturas. Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Teste de patogenicidade e tipagens sorológicas. Interpretação de resultados. Culturas de secreções em geral. Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Bacterioscopia. Parasitologia. Baciloscopia para BAAR. Preparação de lâminas. Coloração. Leitura e interpretação. Preparação de materiais ( vidrarias). Esterilização: Autoclave. Estufa. Normas de biossegurança. Análise de urina – urina tipo I. Técnicas de coleta de material. Exame físico e interpretação de resultados. Exame químico e interpretação de resultados. Exame microscópico e interpretação de resultados.

Sugestão Bibliográfica:

HARPER, MURRAY, K ROBERT e outros. Bioquímica. FERREIRA, Parada Carlos. Bioquímica Básica. REY. Parasitologia. VERRASTRO, Terezinha. Hematologia e hemoterapia. MILLER, Otto. Laboratório para o clínico. JAWETZ. Microbiologia. HOITT. Imunologia. Outras publicações que abranjam o programa proposto.

Informações retiradas do edital do concurso público para biomédico da prefeitura de varjão de Minas. Para visualizar o edital completo clique aqui.

Como passar neste concurso público?

Você deve tentar estudar pelas bibliografias sugeridas pelo edital do concurso público. Caso não consiga ter acesso a esses livros, procure livros similares, que contenham o conteúdo programado do concurso público.

Procure estudar em sites confiáveis e preferir sempre buscar informações em livros.

Bons Estudos!

estudo e memorização

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.