Concurso Público Para Biomédico na Prefeitura Municipal de Uberaba

Concurso Público Para Biomédico na Prefeitura Municipal de Uberaba

31 dez
Postado por Categoria: Blog

Estão abertas as inscrições para o concurso público para a carreira de Especialista de Saúde, no Cargo de Biomédico, da Prefeitura de Uberaba/MG.

Confira abaixo as principais informações para você se preparar.

Carreira: Especialista de Saúde I

Cargo: Biomédico

Formação/Qualificação: Ensino Superior Completo em Biomedicina, reconhecido pelo Ministério da Educação e comprovação de registro no Conselho Regional da Categoria.

Atribuições Específicas

Análises Clínicas e Banco de Sangue: Respeitada as atribuições contidas na Resolução n°.78 de 29/04/02, do Conselho Federal de Biomedicina, o profissional biomédico com habilitação em Análises Clínicas e Banco de Sangue pode assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré–transfusionais, é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades; pode assumir o assessoramento e executar atividades relacionadas ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos, estando capacitado para assumir chefias técnicas e assessorias destas atividades e ainda nas áreas de:

Análise Ambiental: Realizar análises físico-química e micro-biológica para o saneamento do meio ambiente; realizar exames que utilizem como técnica a reação em cadeia da polimerase (PCR), podendo para tanto assumir a Responsabilidade Técnica e firmar os respectivos laudos; realizar exames de Biologia Molecular, Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), podendo para tanto realizar as análises, assumir a responsabilidade técnica, firmar os respectivos laudos e transmitir os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético; realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento a que isso se destine; exercer outras atividades correlatas.

Vaga(s): 1

Carga horária: 30 horas

Vencimento (salário): R$ 2.780,00

Auxílios: R$ 380 (alimentação) + Plano de saúde

Inscrições: Deverão ser efetuadas via internet, das 9 (nove) horas do dia 07 de dezembro de 2015 às 20 (vinte) horas do dia 05 de janeiro de 2016.

Prova Objetiva

Prova objetiva de múltipla escolha (de caráter eliminatório e classificatório) + Prova de títulos (de caráter classificatório).

Número de questões: 40

– Português 10

– Atualidades: 5

– Legislação: 5

– Conhecimentos específicos: 20

Conteúdo Programático

PORTUGUÊS

Estudo e interpretação de texto; emprego das classes de palavras; emprego de tempos e modos verbais; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; uso do sinal indicativo de crase; colocação pronominal; estrutura do período e da oração: aspectos semânticos e sintáticos; coesão e coerência textuais; acentuação gráfica; pontuação; variações linguísticas; gêneros textuais.

ATUALIDADES

Política e economia, sociedade, costumes, artes, música, literatura, arquitetura, entretenimento, rádio e televisão, internet, educação, saúde, esportes, desenvolvimento, tecnologia e meio ambiente nos planos nacional e internacional.

LEGISLAÇÃO

Lei Complementar Nº 392/2008.

Lei Orgânica do Município de Uberaba.

Lei Nº 8.666/93. Capítulo I, Seções I e II. Capítulo II, Seção I.

Lei Complementar Nº 101/2000: Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; Lei Orçamentária Anual – LOA.

Constituição Federal. Capítulo VII – Da Administração Pública – Seções I e II.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Legislação do SUS – Serviço Único de Saúde (Lei Federal Nº 8.080/1990 – Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes – e Lei Federal Nº 8.142/1990 – Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)). Epidemiologia e Bioestatística. Microbiologia: técnicas de diagnóstico, identificação, controle e crescimento de microrganismos. Teste de sensibilidade a antibióticos. Parasitologia: métodos para diagnóstico de protozoários e helmintos intestinais, parasitos do sangue e tecidos. Imunologia: desenvolvimento das imunidades humoral e celular. Imunologia nas doenças hematológicas e nas doenças infecciosas. Métodos para detecção de antígenos e anticorpos: reações de precipitação, aglutinação, hemólise, imunofluorescência, testes imunoenzimáticos, nefelometria e turbidimetria. Hematologia: fundamentos de hematopoiese e hemostasia. Realização e interpretação do hemograma. Diagnóstico laboratorial de anemias, leucemias e hemoglobinopatias. Bioquímica: exames relacionados da avaliação da função renal e hepática. Lipidograma e diagnóstico de dislipidemias. Determinação de proteínas plasmáticas específicas. Bioquímica de fluidos biológicos. Enzimologia clínica. Marcadores bioquímicos no infarto cardíaco. Urinálise: testes químicos, físicos, procedimentos de análise e exame microscópico do sedimento. Genética, Biotecnologia e Biologia Molecular: estrutura e função dos cromossomos e genes. Técnicas de biologia molecular utilizadas no diagnóstico clínico, citogenética e vacinas de DNA recombinante. Noções básicas de biossegurança aplicadas ao laboratório clínico. Ética e legislação profissional.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES (EDITAL)


Como estudar para esse concurso?

Uma das duas melhores técnicas de estudo (e aprendizagem) é realizar testes práticos sobre o assunto que você está estudando. Uma pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas, como grifar o texto, fazer resumo, ou ler e reler o texto.
No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer dezenas (ou centenas) de exercícios de provas anteriores, sobre os assuntos do conteúdo programático.

Para facilitar o seu trabalho, separamos algumas provas da mesma banca desse concurso (FUNDEP) para que você possa conhecer melhor como são as questões das provas elaboradas pela banca.

Seguem abaixo.

Farmaceutico_Bioquimico_Analises_Clinicas_FUNDEP_2009

Farmaceutico_Bioquimico_FUNDEP_2009

Farmaceutico_Bioquimico_FUNDEP_2012

Especialista_em_Saude_Biomedicina_FUNDEP_2011

Bioquimico_FUNDEP_2009

Bioquimico_FUNDEP_2010

Bons estudos!

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.