Concurso público para BIOMÉDICO 2016 – Prefeitura de Tietê/SP

06 fev
Postado por Categoria: Blog

Se você mora em São Paulo e está em busca de um concurso público, pode ter encontrado uma oportunidade!

A Inscrição custa R$15,30. E para realizá-la você precisa ser graduado em Biomedicina e estar inscrito no CRBM.

A carga horária deste concurso é de 30 horas, com um salário de R$ 2.463,10.

As inscrições começaram 30 de janeiro de 2016 e vão até 10 de fevereiro de 2016. Corre que ainda dá tempo!

Descrição do cargo para biomédico no concurso público da prefeitura de Tietê/SP

Atua em equipes de saúde, a nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos; assessora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FUNÇÕES: Realiza análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las; faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos; atua, sob a supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; planeja e executa pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional; utiliza recursos de Informática; e, executa outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Para conseguir essa vaga, você precisa se encaixar nos quesitos:

  • Ter 18 (dezoito) anos completos ou a completar até a data da convocação;
  • Ter bons antecedentes, achando-se em pleno exercício de seus direitos civis, políticos e eleitorais, bem como nada ter que o desabone ou que o torne incompatível com o desempenho de suas funções;
  • Se do sexo masculino, possuir até a data da posse, o Certificado de Dispensa do Serviço Militar ou Certificado de Reservista;
  • Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções que competem ao CARGO;
  • Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;
  • Não exercer qualquer Cargo, Emprego ou Função Pública de acumulação proibida com o exercício do novo Cargo, observado ao disposto no artigo 37 § 10 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, alterada pela EC Nº 20/98 e não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória (75 anos) nos termos do artigo 40 inciso II da Constituição Federal;
  • A comprovação da documentação hábil de que os candidatos possuem os requisitos aqui exigidos para o Concurso, será solicitada por ocasião da nomeação para o CARGO;
  • Possuir os requisitos exigidos para as atividades do CARGO; 3.3.9 Possuir inscrição no órgão de classe competente se aplicável nos termos da legislação pertinente;
  • A não apresentação de qualquer dos documentos implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato em decorrência de sua habilitação no Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

 O que você deve estudar:

concurso-publico-em-são-paulo

BIOMÉDICO LEGISLAÇÃO: BRASIL. Lei Federal nº 8.142/90. BRASIL. Lei Federal nº 8.080/90. BRASIL. MS. GM. Portaria nº 373/02. Norma Operacional de Assistência à Saúde do Sistema Único de Saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS GM 399, 22/02/2006, Diretrizes para o Pacto pela Vida, em defesa do SUS. Portaria Conjunta MS/SAS 370 de 7/5/2014 – Dispõe sobre regulamento técnico-sanitário para o transporte de sangue e componentes. Resolução RDC/ANVISA 20 de 11/4/2014 – Dispõe sobre regulamento sanitário para o transporte de material biológico humano. Portaria CVS 13 de 4/11/2005 – Aprova NORMA TÉCNICA que trata das condições de funcionamento dos Laboratórios de Análises e Pesquisas Clínicas, Patologia Clínica e Congêneres, dos Postos de Coleta Descentralizados aos mesmos vinculados, regulamenta os procedimentos de coleta de material humano realizados nos domicílios dos cidadãos, disciplina o transporte de material humano e dá outras providências. Resolução RDC 302 de 13/10/2005 – Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.

CONHECIMENTOS GERAIS E BÁSICOS DA FUNÇÃO

MICROBIOLOGIA E MICOLOGIA – Bacteriologia Clínica. Biossegurança em laboratório de microbiologia, Estocagem de microrganismos, Rotinas Básicas para identificação: ( Gram positivo , Gram Negativo ) Meios de cultura utilizados na rotina Bacteriológica Bactérias anaeróbias :Identificação Microbiologia Oral. Urinocultura: Rotinas Básicas Coprocultura: Rotinas Básicas Hemocultura: Rotinas Básicas Cultura de Secreções e Espermocultura: Teste de Sensibilidade à Antibióticos. Diagnostico Laboratorial Tuberculose ( Baciloscopia e métodos cultura). Métodos utilizados para identificação dos fungos de interesse médico. Metodologias Auxiliares de Diagnóstico de fungos Dermatofitoses, Criptococose, Blastomicose.

BIOQUÍMICA CLÍNICA – Exames Relacionados a: Avaliação da Função Renal e Fígado, Eletrólitos e Balanço Ácido-Básico Avaliação dos gases sanguineios Lipídios e Dislipoproteínemia, Proteínas Específicas, Enzimologia Clínica, Marcadores Bioquímicos no enfarto Cardíaco Avaliação da Função Endócrina, Monitorização de Droga terapêutica e Tóxica, Automação em Laboratório e Controle de Qualidade Bioquímica de Fluidos Biológicos.

CITOLOGIA E HEMATOLOGIA CLÍNICA – Exame básico de sangue (Hb, Ht, Plaq. VHS, Específica e Diferencial, Hemograma Completo, Colheita Alterações e Interpretação Clínica) Anticoagulantes, corantes e métodos de coloração Eletroforese de Hemoglobinas, (Alterações e Interpretação Clínica) Doença dos eritrócitos (Anemia e Policitemia), Doenças Leucocitárias (Doenças Neoplásicas e Não Neoplásicas), Coagulação sanguínea. Células L.E. Citologia urinária (Função e Doença dos Rins, Exame Físico/Químico e Microscópico, Alterações e Interpretação Clínica). Citologia de líquor (Colheita, Exame Físico/Químico e Microscópico, Alterações e Interpretação Clínica). Citologia Vaginal (Colheita, Alterações e Interpretação Clínica). Diagnóstico das Hemoglobinopatias (Estrutura e Função das hemoglobinas, Hemoglobinas anormais, Hemoglobinas S, Talassemias, Genéticas das hemoglobinas). Sistemas automatizados em hematologia.

IMUNOLOGIA CLÍNICA – conceitos gerais Mecanismo básico das Reações antigeno- anticorpo. (Sensibilidade,Especificidade ,Afinidade , Avidez e interferentes ) Células da Resposta Imune: linfócitos e Fagócitos Mononucleares, Imunogenicidade e Especificidade Antigênica Função e Estrutura das Imunoglobulinas, Mecanismo da Inflamação, Conceito de Biossegurança Imunohematologia (grupo sangüíneo,fator Rh, Coombs direto e indireto, Fator Du.). Imunodiagnosticos das Infecções por vírus: (Hepatite A, B e C e HIV) Imunodiagnosticos das Infecções parasitárias (Toxoplasma e doença de Chagas).

PARASITOLOGIA CLÍNICA – Diagnóstico parasitológico pelo exame de fezes (Métodos e Colorações) Diagnóstico parasitológico pelo exame de sangue – direto a fresco e após coloração e outros materiais biológicos. Protozoários Intestinais e Urogenitais, Controle Qualidade em Parasitologia.

Como conseguir passar neste concurso público?

Uma das melhores formas de passar em um concurso público SP, é revisando todo o conteúdo! Você pode estar muito tempo sem estudar, mas uma ideia é assistir vídeo aulas e anotar tudo o que é falado.

Outra forma é fazer cursos online preparatórios e específicos. Além de estudar para o concurso, você ainda adquire conhecimentos necessários para sua área de atuação. O biomédico é um profissional que precisa estar sempre antenado, principalmente com as técnicas de análises clínicas.

Para conseguir passar neste concurso público, você também deve procurar resolver dos anos anteriores, dessa forma terá uma noção de que tipo de questões serão cobradas.

BOA SORTE!

 

Por: Marina Caxias | Texto Aprovado pelo Conselho Científico do Instituto Biomédico – IBAP

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.