Como os peritos analisam o local do crime?

07 jun
Postado por IBAP Cursos Categoria: Blog

 

A análise do local do crime corresponde a uma das etapas mais importantes para a resolução de crimes. Desde elementos científicos envolvidos nesta análise, até elementos técnicos, juntos, formam um contexto fundamental para a investigação.

 

De que forma, os peritos analisam o local do crime?

Existem diferentes procedimentos. O primeiro ponto para analisar o local do crime, é verificar o corpo de delito e os vestígios.

O corpo de delito é qualquer ente material que esteja, de alguma forma, relacionado com o crime em questão. Neste caso, é fundamental que o material passe por avaliação pericial.

Este é o principal elemento a ser considerado pelo perito no local do crime. Por isso, é de fundamental importância que o local do crime se mantenha intacto, ou com o mínimo de interferência. Qualquer mudança no local, mesmo que pequena (em alguns casos, imperceptível), pode trazer variações na análise do corpo de delito. Com isso, a resolução do crime e todo processo penal podem ser fortemente prejudicados.

 

Os vestígios são qualquer tipo de marca, sinal ou até mesmo resíduo, que possa vir a ter relação com o crime que está sendo investigado. O vestígio é um elemento que pressupõe a existência do que chamamos de agente provocador.

Neste sentido, de forma ampla, é desta forma que os peritos analisam o local do crime. Basicamente, eles fazem exames, análises, fotografias e outros elementos que virão a auxiliar na construção do laudo pericial.

No caso específico de assassinato, um dos tipos de crime mais comuns de análise pericial, há alguns elementos fundamentais!

 

Análise de local do crime, pontos mais importantes

– Verificação de luta corporal

Este não é um ponto que sempre acontece. Em muitos casos, a simples análise de móveis ou do local em geral já mostra se houve ou não luta corporal da vítima com o agressor. Mas este é o ponto de partida que os peritos usam ao analisar o local do crime.

 

– Exame perinecroscópico

O exame perinecroscópico é a análise que o perito criminal faz do corpo assassinado. Basicamente, ele busca fazer a análise externa do cadáver, bem como a disposição de objetos e elementos que se encontram próximos a ele. Além disso, são analisadas as lesões que causaram a morte. O exame perinecroscópico é complementado, no laudo pericial, pela necropsia.

 

– Análise do contexto do crime

Este é o ponto onde o perito criminal e sua equipe (quando houver), buscam detalhes, que podem parecer mínimos, mas que ajudarão na solução do crime. A distribuição dos cômodos, direção do tiro (quando houver), tudo isso, auxilia na análise.

 

– Fotografia e recolhimento de provas

Depois disso tudo, o perito criminal tira fotos de cada detalhe e da cena do crime como um todo. No geral, são muitas fotos, que posteriormente serão analisadas. Além disso, as provas que possam ser úteis são recolhidas após o perito ter tirado todas as fotos necessárias.

A análise do local do crime é uma das partes mais importantes de uma investigação. Quer saber mais sobre ela? Conheça nossa pós-graduação em perícia criminal!

  1. Kassielly disse:

    Quero fazer esse curso, como posso fazer e quando vai ser o proximo?

You must be logado em para post a comment.