Cãibras – saiba como se livrar delas

31 mar
Postado por Categoria: Blog

As cãibras são caracterizadas por contrações involuntárias e altamente dolorosas de um único músculo ou de um grupo muscular. As cãibras podem surgir durante a prática de atividades físicas ou até mesmo durante o sono.

As dores provocadas pelas cãibras costumam ser tão intensas que a pessoa não tem forças para continuar o que estava fazendo e precisa parar durante alguns minutos até que a sensação passe.

Causas para as cãibras

As cãibras costumam aparecer quando um músculo é usado excessivamente. Manter a mesma posição física por muito tempo pode resultar em uma cãibra e provocar dores fortes. No entanto, as causas exatas para o aparecimento delas são desconhecidas.

4-2_00027

Em alguns casos, as cãibras podem surgir com maior freqüência, no que é chamado de “grupo de risco”. Estão incluídas no grupo de risco as pessoas que possuem algumas das condições abaixo:

– idade avançada

– gravidez

– desidratação

– alcoolismo

– doenças metabólicas

Diagnóstico, exames e tratamentos para as cãibras

Embora as cãibras desapareçam com a mesma rapidez com que aparecem, em algumas situações elas costumam persistir ou se tornarem frequentes, e nesses casos, é preciso buscar ajuda médica.

Você deve procurar um médico para tratar suas cãibras quando elas causarem um grave desconforto e estiverem diretamente acompanhadas de um inchaço na perna e de uma fraqueza muscular.

Se você notar que as suas cãibras não melhoram com os cuidados que você toma normalmente e que elas continuam a aparecer com frequência, você também deverá procurar um médico.

Durante a consulta, é importante que você tenha uma lista com todos os sintomas que vem sentindo, e se possível com a frequência que eles aparecem. Esse tipo de processo pode facilitar o diagnóstico e ajudar o médico a identificar a presença de outras doenças que podem estar ocasionando a cãibra.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas a respeito dos seus sintomas, e você precisa estar preparado para responder a cada uma delas. Se possível, solicite que uma pessoa da família ou um amigo lhe acompanhe durante a consulta, assim, vocês poderão lembrar juntos dos sintomas que estão lhe acometendo.

Para aliviar as dores provocadas pelas cãibras, você pode realizar alguns cuidados caseiros que ajudam bastante. Aplicar compressas quentes ou frias sob os músculos doloridos ajuda a conter os espasmos e ameniza a dor.

Os medicamentos anti-inflamatórios também ajudam bastante, principalmente quando a dor não desaparece completamente após a aplicação das compressas.

Se for utilizar qualquer medicamento para tratar as cãibras, é importante que você escolha somente os que tiverem sido receitados pelo seu médico. Na hora da consulta, você precisa deixar claro se as suas dores não costumam sumir com a aplicação de compressas, pois assim, o médico irá receitar os medicamentos mais adequados para o tratamento.

4-2_00029

Se você está acostumado a praticar exercícios físicos, alongar e aquecer a musculatura antes de dar início às suas atividades pode reduzir o risco de cãibras. Procure ingerir muito líquido, como bebidas isotônicas.

Uma alimentação equilibrada, feita com legumes, verduras e frutas pode ajudar a prevenir várias doenças e vários problemas, incluindo as cãibras. Por isso, tenha muito cuidado com o que você come, e se preciso, faça uma reeducação alimentar.

As cãibras podem até ser um problema comum e sem importância para algumas pessoas, mas quem sofre com a incidência delas sabe como o problema pode ser prejudicial e doloroso, principalmente para quem pratica esportes ou exercícios físicos diariamente.

Se os sintomas persistirem, não deixe de procurar um médico. Cuide bem de sua saúde e evite que as cãibras apareçam para atrapalhar a sua vida.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.