Biomecânica – Melhora a vida, fornecendo uma visão para a prática médica

Biomecânica – Melhora a vida, fornecendo uma visão para a prática médica

05 abr
Postado por Categoria: Blog

Você já ouviu falar em biomecânica? Será que você, como Biomédico pode trabalhar com isso? Nesse artigo vamos falar um pouquinho sobre esse ramo de atuação.

Biomecânica é um campo crescente da ciência que está em constante crescimento fornecendo conhecimentos em assuntos médicos, dentre eles, a forma como o coração humano bate. Um estudo publicado na Experimental Techniques nos mostra como esses achados estão avançando as práticas médicas e proporcionando inovações.

Para o mundo da saúde, este campo, tradicionalmente usado para estudar como o corpo se move, pode fornecer insights sobre os batimentos cardíacos, o que pode ajudar a compreender doenças cardíacas hereditárias. Ele também pode ser utilizado para medir a força do osso ainda permitindo a compreensão do efeito da idade, e ajudar a evitar lesões espinhais infantis. Além disso, através da biomecânica, esses novos materiais e tratamentos que são descobertos podem ajudar a profissão médica com o desenvolvimento de novas e melhores opções de matérias mais resistentes para implantes cirúrgicos.

A biomecânica desempenha um papel enorme na melhorara da vida humano ao contribuir muito para os avanços práticos de saúde. “Estamos abrindo os olhos dos pesquisadores em ambos os lados do campo, a amplitude dos avanços é excitante, novas ferramentas e técnicas, e grandes desafios que enfrentam suas contrapartes em toda divisão mecânica e biológica”, disse o Dr. Eric Brown, pesquisador-chefe do estudo.

 

– Sobre o pesquisador chefe do estudo:

Eric N. Brown, Ph.D, é o presidente da Society for Experimental Mechanics Biological Materials e membro da equipe técnica na Materials Science and Technology Division no Laboratório Nacional de Los Alamos. Ele também é membro do Painel ARO da Future of Self-Healing Materials e revisor para a Experimental Mechanics.

– Um pouco sobre as técnicas experimentais:

As técnicas experimentais promovem diversos avanços técnicos e práticos nas mecânicas experimentais, apoiando a missão da Sociedade e mantendo o compromisso com a aplicação interdisciplinar, pesquisa e desenvolvimento e educação. Os avanços das técnicas representam melhorias para as pessoas como um todo.

– Um pouco sobre a Society for Experimental Mechanics:

A Society for Experimental Mechanics é composta por membros internacionais da academia, governo e indústria que estão comprometidos com a aplicação interdisciplinar, pesquisa e desenvolvimento, educação e promoção ativa de métodos experimentais para:
(A) aumentar o conhecimento dos fenômenos físicos;
(B) promover a compreensão do comportamento dos materiais, estruturas e sistemas; e
(C) fornecer a base física necessária para a verificação de abordagens analíticas e computacionais para o desenvolvimento de soluções de engenharia.

Fonte: www.eurekalert.org

Biomédico pode trabalhar com biomecânica?

engenharia-biomedica1

Com certeza!  Engana-se quem acha que o biomédico está restrito a um laboratório de análises clínicas. Se você gosta da área, e quer fazer parte de pesquisas como essa, pode se especializar em engenharia biomédica! Trata-se de uma área muito promissora.

Mas, prepare-se: esse curso envolve muitos cálculos. A formação é basicamente para, entre outras coisas, instruir o aluno a produzir equipamentos para auxílio médico e odontológico.

Nenhum comentário ainda

You must be logado em para post a comment.